HOJE
Resta um
Por Liga Nacional de Basquete
Com tapinha de Gustavo no último segundo, Franca bate Palmeiras de maneira dramática e se firma como o único invicto do Paulista 2014; Bauru desbanca Limeira

Gustavo foi o autor da cesta que deu a vitória ao Franca (Newton Nogueira/Divulgação)
Somente uma equipe segue invicta no Campeonato Paulista 2014. Na noite desta quinta-feira foi realizada a terceira rodada da competição estadual e apenas o Vivo/Franca manteve os 100% de aproveitamento. De maneira dramática, o time dirigido pelo técnico Lula Ferreira bateu o Palmeiras/Meltex, pelo placar de 79 a 78, e somou a terceira vitória em três partidas disputadas no Grupo B.
Em duelo equilibrado do início ao fim, os francanos só garantiram o triunfo no último segundo, graças a um tapinha salvador do garoto Gustavo Rabelo, de apenas 19 anos. Depois de um arremesso do argentino Figueroa, o jovem jogador, que disputou a última edição da LDB pelo Paschoalotto/Bauru e chegou ao Franca no início do ano, conseguiu aproveitar o rebote ofensivo e garantiu o dramático resultado positivo ao time do interior paulista.
“Foi a melhor emoção que eu já senti na minha vida dentro do basquete. É quase impossível descrever o momento, foi incrível”, disse o herói Gustavo.
Com 25 pontos, o ala Léo Meindl foi cestinha do confronto realizado no Ginásio do Pedrocão e se manteve como o segundo principal pontuador do Paulista até o momento, com média de 20,3 pontos por jogo. Quem também teve boa atuação e ajudou o esquadrão francano a se manter invicto foi o ala/pivô Lucas Mariano. Depois de ficar de fora da última rodada, por conta de uma lesão nas costas, o jogador foi fundamental na reta final da partida e deixou a quadra com 14 pontos.

Com Gui como principal cestinha, Bauru tirou a invencibilidade do Limeira (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Outro invicto até o início da rodada desta quinta-feira, o Winner/Limeira conheceu sua primeira derrota na competição. Também pelo Grupo B, o Ginásio Panela de Pressão, o Paschoalotto/Bauru levou a melhor sobre a equipe dirigida pelo técnico Dedé Barbosa, pelo placar de 96 a 90, e somou sua segunda vitória no campeonato.
O cestinha da noite foi o ala Gui Deodato, com 23 pontos, seguido pelo norte-americano Robert Day, autor de 20 tentos. Com 19 pontos e 11 rebotes, o ala/pivô Jefferson também teve grande atuação, assim como o armador Ricardo Fischer, que também marcou 19 pontos e ainda distribuiu nove assistências.
“É uma vitória importante já que o campeonato é rápido. Hoje tivemos méritos na defesa e no ataque e os jogadores que entraram na partida mantiveram a qualidade do nosso jogo. Limeira é uma equipe muito eficiente, então esta é uma vitória muito importante”, comentou o técnico bauruense Guerrinha.
Ainda pelo Grupo B, o Mogi das Cruzes/Helbor venceu pela primeira vez. Depois de perder seus dois primeiros compromissos, a equipe semifinalista da última edição do NBB superou o Lins Basquete, pelo placar de 77 a 63, em duelo realizado em seus domínios, no Ginásio Hugo Ramos. Para vencer, o time do técnico Paco García contou com grandes atuações dos pivôs Gerson, cestinha do jogo, com 17 pontos, e Daniel Alemão, que somou um duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes.

Cestinha da noite, Gerson construiu praticamente toda sua pontuação durante o segundo quarto (Cleomar Macedo/Divulgação)
Pelo Grupo A, o Pinheiros/SKY conquistou uma elástica vitória sobre o Internacional/Fupes, pelo placar de 94 a 65. Mesmo atuando fora de casa, a equipe da capital do Estado de São Paulo não deu chances aos rivais e somou seu segundo triunfo na competição. Com 20 pontos e sete rebotes, o ala Marcus Toledo foi o principal destaque pinheirense, seguido pelo ala Ted Simões e pelo pivô Douglas Kurtz, que marcaram 15 e 13 pontos, respectivamente.
“Foi uma boa vitória. É sempre bom para dar a confiança ao time. Pudemos aprimorar os nossos pontos fortes e corrigir os pontos fracos. Esse jogo foi importante, também, pela estreia do Jason (Smith), que já está se incorporando ao elenco”, comentou Toledo, ao lembrar da estreia do norte-americano Jason Smith pelo Pinheiros.
Quem também venceu fora de casa pela chave A foi a Liga Sorocabana. No Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, o time dirigido por Rinaldo Rodrigues conquistou um importante resultado positivo ao bater o anfitrião Paulistano/Unimed, pelo placar de 89 a 76, e foi outra equipe a somar a segunda vitória no Paulista 2014.
Reforço da equipe de Sorocaba para esta temporada, o armador norte-americano Jamere Dismukes foi um dos grandes responsáveis pelo triunfo e anotou 19 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Mesmo com a derrota – a segunda da equipe no campeonato – o também norte-americano Desmond Holloway, do Paulistano, foi o cestinha do jogo, com 26 pontos.
“O time está evoluindo a cada jogo e os treinamentos estão sendo importantes para isso. Vínhamos de uma derrota em Santos e tínhamos que nos recuperar, vencendo o Paulistano fora de casa, e conseguimos isso, jogando com muita determinação e união”, comenta o norte-americano Jamere Dismukes, um dos destaques da LSB no confronto.
Na outra partida do Grupo A, o Rio Claro Basquete fez valer o mando de quadra e superou o São José/Unimed, por 71 a 61, em duelo realizado no Ginásio Felipe Karan. Com 16 pontos cada, o armador norte-americano Brandon Brown e o experiente pivô Estevam foram os cestinhas do jogo e comandaram o triunfo dos mandantes. Esta foi a segunda vitória dos atuais campeões da Liga Ouro no Campeonato Paulista 2014, enquanto que os joseenses conheceram a segunda derrota na competição.
Agora, com todas as equipes com três jogos disputados, o Campeonato Paulista terá sua quarta rodada disputada neste sábado e todos os 12 times participantes entrarão em quadra. As seis partidas acontecerão às 18 horas (de Brasília).
Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:
– Terceira rodada
14/08 (quinta-feira)
Mogi das Cruzes/Helbor 77 x 63 Lins Basquete (Grupo B)
Paulistano/Unimed 76 x 89 Liga Sorocabana (Grupo A)
Paschoalotto/Bauru 96 x 90 Winner/Limeira (Grupo B)
Rio Claro Basquete 71 x 61 São José/Unimed (Grupo A)
Internacional/Fupes 65 x 94 Pinheiros/SKY (Grupo A)
Vivo/Franca 79 x 78 Palmeiras/Meltex (Grupo B)
– Quarta rodada
16/08 (sábado)
18h – Ginásio João Santos Meira (Lins) – Lins Basquete x Paschoalotto/Bauru (Grupo B)
18h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo) – Paulistano/Unimed x Internacional/Fupes (Grupo A)
18h – Ginásio Palestra Itália (São Paulo) – Palmeiras/Meltex x Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo B)
18h – Ginásio Henrique Villaboim (São Paulo) – Pinheiros/SKY x São José/Unimed (Grupo A)
18h – Ginásio Vô Lucato (Limeira) – Winner/Limeira x Vivo/Franca (Grupo B)
18h – Ginásio Gualberto Moreira (Sorocaba) – Liga Sorocabana x Rio Claro Basquete (Grupo A)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca