HOJE
Restam 8!
Por Liga Nacional de Basquete
Fase de classificação da LDB 2015 chega ao fim e oito equipes seguem vivas na briga pelo título; competição Sub-22 terá um vencedor inédito

Minas, do ala/armador Danilo Siqueira, ficou com a liderança da 1ª fase (Thiago Parmalat/LNB)
Nesta sexta-feira (30/10), a fase de classificação da LDB 2015 chegou ao fim. Depois de mais de três meses de disputa e um total de 276 jogos realizados, as 24 equipes participantes jogaram entre si em turno único e os oito classificados à segunda fase foram conhecidos.
Agora, as equipes que seguem vivas na briga pelo título serão divididas em duas chaves e os dois melhores de cada lado avançarão às semifinais. No Grupo B estarão Minas Tênis Clube (MG), Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR), Winner/Limeira (SP) e Sport Club do Recife (PE), enquanto que a chave C será composta por Esporte Clube Pinheiros (SP), Franca Basquete (SP), UniCEUB/BRB/Brasília (DF) e Rio Claro Basquete (SP).
Campeões das quatro primeiras edições da LDB, Flamengo (2011 e 2013), Paschoalotto/Bauru (2012) e Solar Cearense (2014) não conseguiram classificação neste ano e, com isso, o maior campeonato de base do basquete nacional terá um vencedor inédito e o quarto diferente em sua quinta temporada.
+Clique aqui e confira a classificação final da fase de classificação da LDB 2015
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Únicos times já classificados antes mesmo do início da quinta e última etapa da fase de classificação, Pinheiros, Minas e Franca estavam na briga para ver com quem ficaria a liderança. E, no final das contas, quem levou a melhor foi o clube de Belo Horizonte.
Com a vitória pinheirense no duelo direto contra os francanos na rodada desta sexta, Minas e Pinheiros terminaram com campanhas idênticas (22 resultados positivos e duas derrotas) e os representantes do Estado de Minas Gerais levaram a melhor no primeiro critério de desempate (confronto direto). Com um triunfo a menos do que seus concorrentes, Franca ficou com o terceiro lugar.

Com o talentoso ala Lucas Dias como um de seus protagonistas, Pinheiros cravou a segunda posição (Luiz Pires/LNB)
Com suas situações bem encaminhadas, Basquete Curitiba e Winner/Limeira confirmaram suas vagas com três rodadas de antecedência. Com 18 vitórias, o time paranaense assegurou a quarta posição e disputará a segunda fase da LDB pela primeira vez na história – a equipe participa pela terceira vez da competição. Dono da medalha de bronze na última temporada, o esquadrão limeirense ficou logo atrás, no quinto lugar, com uma vitória a menos, e segue na briga pelo título da edição 2015 do maior campeonato de basquete do país.
A sexta posição ficou com o Brasília. Com campanha de 16 vitórias e sete derrotas, a equipe candanga garantiu um lugar entre os oito melhores pelo terceiro ano consecutivo. Dono da mesma campanha dos representantes do Distrito Federal, Rio Claro chega à segunda fase logo em sua temporada de estreia na LDB. Com uma derrota mais do que seus dois concorrentes diretos, o Sport fechou o G-8 e tentará levar o título para o Estado do Recife.
Nos mesmos moldes dos anos anteriores – dois grupos e os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four -, a segunda fase da LDB novamente contará com transmissão ao vivo via WEB de todas as suas partidas através do site da LNB (www.lnb.com.br). A sede e as datas dos jogos serão divulgadas nos próximos dias pelo Departamento Técnico da LNB (Liga Nacional de Basquete).

Franca e Sport garantiram um lugar no G-8 e seguem na briga pelo título da edição 2015 da LDB (João Pires/LNB)
Ao todo, nove Estados brasileiros – Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – mais o Distrito Federal – estiveram representados na edição de 2015 do campeonato Sub-22. Maior a cada ano, a LDB vem se consolidando cada vez mais como grande reveladora de atletas e 68 atletas que disputaram a edição anterior da competição de base entraram em quadra no NBB 2014/2015.
Confira os resultados da última rodada da fase de classificação da LDB 2015 (clique nas partidas para conferir as estatísticas):
– Sede São Paulo
Paschoalotto/Bauru 69 x 84 Internacional de Santos
Rio Claro 78 x 73 Paulistano
Franca 72 x 88 Pinheiros
Limeira 75 x 51 Palmeiras
– Sede Curitiba
Macaé 68 x 67 Concórdia
Botafogo 86 x 50 Joinville
Flamengo 82 x 54 Grêmio Náutico União
São José 57 x 70 Basquete Curitiba
– Sede Recife
Campo Mourão 57 x 68 Solar Cearense
Seleção Sub-17 55 x 70 Minas
Praia Clube 60 x 79 Pequeninos Rhema
Brasília 72 x 64 Sport
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca