HOJE
A BOLA SUBIUEM BRASÍLIA
Por Julia Savassi
Praia Clube, Brasília e Unifacisa estreiam com vitória na LDB 2023. Saiba como foram os jogos do primeiro dia da 1ª Etapa da LDB em Brasília
A bola subiu para a primeira rodada da 1ª Etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) em Brasília neste domingo (18/06). A competição que acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) teve três partidas no Ginásio da ASCEB, sede do Cerrado Basquete: Minas Tênis Clube 72 x 92 Praia Clube/Gabarito, Basquete Cearense 67 x 64 Brasília/BRB e Cerrado Basquete 65 x 99 Sport/Unifacisa. Os jogos continuam nesta segunda-feira (19/06) com o Brasília/BRB enfrentando o Minas Tênis Clube às 15h, logo em sequência, às 17h, o Praia Clube/Gabarito encontra o Unifacisa/Sport e na partida das 19h, o Fortaleza BC fecha o dia contra o dono da casa Cerrado Basquete.
Além do Ginásio da ASCEB, em Brasília, os jogos da primeira etapa do torneio também estão sendo sediados no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (sede do Mogi Basquete), Ginásio Sesi, em Caxias do Sul (Sede do Caxias do Sul Basquete) e mini ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (sede do Corinthians). A segunda fase acontecerá em São José do Campos e no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, entre os dias 20 e 26 de julho. O Paulistano será também a casa das finais, que serão disputadas entre 29 de agosto e 03 de setembro.
O Esporte Clube Pinheiros disputa a LDB 2023 defendendo o título conquistado em 2022, quando derrotou o São José Basketball na final por 80 a 77. A equipe pinheirense é a maior vencedora da competição, com cinco títulos, sendo o único time a alcançar quatro finais seguidas no torneio, comprovando sua excelência na formação de jovens atletas. O segundo maior vencedor da LDB é o Flamengo, com duas conquistas, seguido de Paulistano, Franca, Bauru e Fortaleza Basquete Cearense, cada um com um troféu.
Clássico eletrizante!
Com bom público prestigiando a partida, Minas Tênis Clube e Praia Clube/Gabarito protagonizaram um grande clássico mineiro. O duelo foi extremamente equilibrado até os 10 minutos finais, quando a equipe de Uberlândia venceu por uma parcial de 29 a 11 para levar a vitória por 92 a 72.
Com 12 pontos no último quarto, Menca foi o principal destaque do Praia Clube. Ele deixou 22 pontos, 6 assistências, 5 rebotes e 17 de eficiência. Saindo do banco, Ibiapina liderou a equipe em eficiência, com 22, somada a 14 pontos, 6 rebotes e 4 assistências.
Alcançando um duplo-duplo de respeito, Yuri liderou o Minas com 27 pontos, 10 rebotes e 29 de eficiência.
“Foi um jogo muito equilibrado desde o início. A produção da equipe no último quarto, principalmente na defesa, fez com que a gente desse um pouco de tranquilidade ofensiva e abrisse uma vantagem que não condiz com o que foi o jogo. O Minas é um grande adversário e concorrente direto. Estreamos com o pé direito, mas vamos manter os pés no chão e buscar evoluir porque o campeonato é longo”, disse o técnico do Praia Clube, Daniel Wattfy, após o fim da partida.
Vitória extraterrestre
Jogando em sua cidade natal, o Brasília/BRB conseguiu impor seu ritmo desde o começo e foi para o vestiário vencendo por 45 a 30. O time comandado por Raphael Brum viu o Carcará reagir na segunda etapa, mas soube manter a calma para fechar a partida por 67 a 64.
Com 16 pontos, 10 rebotes, 10 roubadas de bola e 21 de eficiência, Gustavo se tornou o sexto jogador da história do LDB a anotar um triplo-duplo. Ao fim da partida, o ala do Brasília falou sobre a emoção de voltar a jogar após recuperação de lesão. “Tive seis meses de luta porque fiz uma cirurgia na clavícula e é muito bom voltar a jogar na minha antiga casa”, revelou bastante emocionado.
O ala/pivô Felipe Motta, do Fortaleza BC, foi o cestinha da partida com 22 pontos, 7 rebotes, 5 assistências e 19 de eficiência, e distribuiu diversos autógrafos e fotos com fãs após o apito final. Com impressionantes 4 pontos, 19 rebotes e 18 de eficiência, Samuel foi mais um que brilhou pelo lado do Carcará.
Arrocha, Unifacisa!
Intensa desde o sobe bola, a Unifacisa começou a partida vencendo o primeiro quarto por impressionantes 32 a 9. Depois disso, a equipe paraibana administrou a vantagem com excelência, levando a vitória por 99 a 65.
Com um duplo-duplo de 16 pontos, 12 rebotes e 26 de eficiência, Flavin foi quem mais se destacou pelo lado da Unifacisa. Fazendo um pouco de tudo, Lucas também teve ótimo desempenho, com 11 pontos, 6 rebotes, 4 assistências, 4 roubadas de bola e 17 de eficiência.
Ao fazer 32 a 9 no quarto inicial, a Unifacisa foi responsável pelo melhor desempenho em um quarto. O clube visitante apresentou um grande basquetebol e chegou a realizar uma linda ponte aérea. O placar ao fim do 2º período foi de 54 a 30 para os pernambucanos.
O melhor jogador da equipe da casa foi Motta, que deixou 19 pontos, 3 rebotes, 3 roubadas de bola e 9 de eficiência na estreia.
“Quero só parabenizar os meninos que jogaram muito bem. A defesa esteve muito firme e bem postada, eles entenderam bem nossas exigências desde os treinamentos. O campeonato é magnífico, olha a dimensão disso aqui, os melhores atletas estão aqui”, analisou Guilherme Negreiros, o comandante da Unifacisa.
LDB terá 100% dos jogos transmitidos
Nesta temporada, mais uma vez a LNB faz uma parceria com criadores de conteúdo para transmitir 100% dos jogos na primeira fase da competição. O projeto visa aproximar ainda mais a comunidade do basquetebol da Liga, ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade para equipes e seus patrocinadores e, em especial, para os jovens talentos da modalidade no Brasil. Confira os jogos, horários, locais e transmissões:
Mogi das Cruzes
19/06 – Segunda-Feira
15h – Botafogo x Flamengo – Youtube do NBB
17h15 – Pinheiros x São José Basketball – Youtube Arquibancada Esporte Clube
19h -Mogi Basquete x Bauru Basket – Youtube do Live Basketball Br
20/06 – Terça-feira
15h – Flamengo x Pinheiros – Youtube do Live Basketball Br
17h15 – Bauru Basket x Botafogo – Youtube do Live Basketball Br
19h -São José x Mogi Basquete – Youtube do NBB
Caxias do Sul
20/06 – Terça-feira
14h30 – União Corinthians x Instituto Viva Vida/CETAF – Youtube do Basquete Pra Vida
16h45 – Pato Basquete x Thalia/Coritiba Monsters – Youtube do Arquibancada Esporte Clube
19h – AABJ Joinville x Caxias do Sul – Youtube do Na Quadra
21/06 – Quarta-feira
14h30 – Thalia/Coritiba Monsters x União Corinthians – Youtube do NBB
16h45 – Instituto Viva Vida/CETAF x AABJ Joinville – Youtube do Live Basketball Br
19h – Caxias do Sul x Pato Basquete – Youtube do Arquibancada Esporte Clube
Corinthians (São Paulo)
19/06 – Segunda-feira
09h – Paulistano/CORPE x Sesi Franca – Youtube do NBB
11h15 – São Paulo x Rio Claro – Youtube do Ligados no SPFC
13h30 – Vasco Tijuca x Corinthians – Youtube do Jean Thomps
20/06 – Terça-feira
09h – Rio Claro x Paulistano/CORPE – Youtube do Duas Saídas
11h15 – Sesi Franca x Vasco da Gama/Tijuca – Youtube do Duas Saídas
13h30 – Corinthians x São Paulo – Youtube do NBB
22/06 – Quinta-feira
09h – Paulistano/CORPE x São Paulo – Youtube do Duas Saídas
11h15 – Vasco da Gama/Tijuca x Rio Claro – Youtube do NBB
13h30 – Sesi Franca x Corinthians – Youtube do Live Basketball Br
23/06 – Sexta-feira
09h – Rio Claro x Sesi Franca – Youtube do Duas Saídas
11h15 – São Paulo x Tijuca – Youtube do Ligados no SPFC
13h30 – Corinthians x Paulistano/CORPE – Youtube do Arquibancada Esporte Clube
Cerrado (Brasília)
19/06 – Segunda-feira
15h – BRB/Brasília x Minas Tênis Clube – Youtube do Swish Tv
17h15 – Praia Clube/Gabarito x Unifacisa/Sport – Youtube do Live Basketball Br
19h30 – Basquete Cearense x Cerrado – Youtube do Arquibancada Esporte Clube
20/06 – Terça-feira
15h – Unifacisa/Sport x BRB/Brasília – Youtube do Jean Thomps
17h15 – Minas Tênis Clube x Basquete Cearense – Youtube do Swish Tv
19h30 – Cerrado x Praia Clube/Gabarito – Youtube do Arquibancada Esporte Clube
22/06 – Quinta-feira
15h – Basquete Cearense x Unifacisa/Sport – Youtube do NBB
17h15 – BRB/Brasília x Praia Clube/Gabarito – Youtube do Na Quadra
19h30 – Minas Tênis Clube x Cerrado – Youtube do Arquibancada Esporte Clube
23/06 – Sexta-feira
15h – Praia Clube/Gabarito x Basquete Cearense – Youtube do Basquete Pra Vida
17h15 – Unifacisa/Sport x Minas Tênis Clube – Youtube do Live Basketball Br
19h30 – Cerrado x BRB/Brasília – Youtube do NBB
DNA de formador
A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.