HOJE
Interligas pegando fogo
Por Liga Nacional de Basquete
Paulistano e Pinheiros vencem em suas estreias no torneio sub-22 internacional
Começou o Interligas LDB de 2022! Na tarde desta sexta-feira (15/7), no Ginásio Henrique Villaboim, os dois últimos finalistas da LDB de 2021 e da Liga de Dessarollo iniciaram a sua jornada no torneio sub-22. Paulistano, atual vice-campeão da LDB, enfrentou o Boca Juniors, atual campeão Argentino, e saiu vitorioso pelo placar de 71 a 63. No segundo jogo do dia, o Pinheiros também garantiu sua vitória, após um grande triunfo sobre o Comunicaciones, por 94 a 60.
Paulistano vence a primeira
Como esperado, o primeiro embate internacional começou com ambas as equipes marcando intensivamente e se entregando dentro de quadra. Logo no inicio, o Paulistano conseguiu acertar a suas ações ofensivas e abriu uma vantagem de 12 a 0 sobre os Argentinos e e assim manteve até o final do primeiro tempo, quando o placar marcava 41 a 31 para a equipe dos Jardins.
A partir da volta dos vestiários, a ideia dos Xeneizes foi de implementar uma marcação na quadra toda, forçando erros da equipe brasileira e dando espaços para as bolas de três pontos. Em especial, no último quarto, os argentinos conseguiram diminuir bem a diferença para os brasileiros, chegando à um pontuação parcial de 23 a 14 para o Boca. Ao final do jogo, porém, Adyel e Gui Abreu, os mais novos contratados pelo Tigre, assumiram a responsabilidade no momento mais decisivo e garantiram a vitória por 71 a 63.
“Me senti muito bem, esse time me acolheu muito bem desde o inicio, jogamos com muita energia, com muita intensidade o tempo inteiro, e assim, não tem muito segredo, é ir pra cima, mostrar nosso basquete!”, disse Gui Abreu, que terminou com 20 pontos, sete rebotes, três assistências e seis roubos de bola.
“O Gui falou tudo, eu estou muito feliz aqui também, é um grupo muito bom, muito jovem e a nossa esperança é melhorar a cada dia mais. Vamos nos entregar, marcar, correr, dar tudo de si”, afirmou Adyel, que conseguiu 7 pontos, três rebotes e 18 de eficiência.
Pelo lado do Boca Juniors, os grandes destaques foram o armador Guerrero, que conseguiu 13 pontos, cinco rebotes e seis assistências, e o ala Rodriguez Ortega, que terminou com 14 pontos, cinco rebotes e três roubos de bola.
“Começamos atrás, então durante toda a partida tivemos que correr atrás do marcador. No último minuto, conseguimos marcar muitos pontos, correr atrás, mas estava muito distante. A expectativa sempre será a mesma, de jogar forte, corrigir os nossos erros. Vamos ver o que nos aguarda, foram apenas os primeiros quarenta minutos”, afirmou Guerrero.
Pinheiros
O segundo embate do dia não deixou nada a desejar e ambas as equipes seguiram a escrita de um campeonato extremamente aguerrido e intenso de ambos os lados. Ao fim do primeiro quarto, a equipe pinheirense tinha uma leve vantagem de sete pontos, muito por conta do ótimo trabalho defensivo que exerceu ao final do segundo quarto.
Na volta para o segundo tempo, porém, a forte rotação do Pinheiros fez diferença contra a já cansada equipe adversária. Na volta dos vestiários, a equipe brasileira aumentou o ritmo nas bolas de três pontos, intensificou o seu jogo defensivo e minimizou os erros, alcançando no mínimo dois pontos a cada posse ofensiva. Ao todo, seis jogadores terminaram com mais de dois dígitos na pontuação (Buffat, Eugeniusz, Moreira e Tico), finalizando a partida em 94 a 60 para o Pinheiros.
“A primeira vez foi muito boa, todo mundo reunido, jogando em jogo coletivo, torcendo junto e assim vamos pra cima, tentar trazer esse título para o Pinheiros”, afirmou Yan Djalo, reforço da equipe paulistana, que anotou nove pontos e cinco rebotes.
“É minha segunda passagem por aqui, também joguei em 2018, mas estou muito feliz de estar aqui novamente, é uma grande equipe, um grande clube. Hoje fizemos um belo jogo, o primeiro tempo foi difícil, mas conseguimos fazer um jogo coletivo e garantir a vitória. Agora vamos descansar e focar no próximo jogo!”, afirmou Eugeniusz, um dos cestinhas da partida, que anotou 16 pontos, nove rebotes, quatro rebotes, quatro roubos de bola e 28 de eficiência.
O grande destaque dos argentinos foi o armador Bejar, cestinha da partida, que anotou 24 pontos, além de seis rebotes, três roubos de bola e 21 de eficiência. O pivô Nally, que conseguiu 4 pontos, 8 rebotes e 12 de eficiência foi outro jogador que chamou a atenção no Comunicaciones.
Próximos jogos
16/07 (Sábado)
16h | Paulistano x Comunicaciones – ao vivo no Live Basketball BR
18h15 | Pinheiros x Boca Juniors – ao vivo no Live Basketball BR
17/07 (Domingo)
16h | Perdedor jogo 1 x Perdedor jogo 2 – ao vivo no Live Basketball BR
18h15 | Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 1 – ao vivo no Youtube do NBB
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca