#JOGAJUNTO

LDB

Foi o dia do Zé!

23-06-2023 | 12:06
Por Liga Nacional de Basquete

José Vitor faz chover e Praia Clube/Gabarito derrota BRB/Brasília; Veja o resumo dos três jogos em Brasília nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (22/06), foi realizado o quarto dia da 1ª Etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) no Ginásio da ASCEB, em Brasília. Com atuação espetacular de José Vitor, o Praia Clube/Gabarito derrotou o BR/Brasília por 88 a 72. O ala deixou 24 pontos, 7 rebotes, 6 assistências, 4 bolas recuperadas e 28 de eficiência, com incríveis 5/5 nas bolas de 3 para contribuir com a terceira vitória do time de Uberlândia na competição, que acontece com o apoio do Comitê Brasileiro de Basquete (CBC). Os outros dois confrontos da sede do Cerrado foram: Fortaleza BC 43 x 65 Unifacisa e Minas 119 x 50 Cerrado.

Na última rodada em Brasília, que será disputada nesta sexta-feira (23/06), o fã de basquete poderá assistir aos seguintes confrontos: Praia Clube/Gabarito x Basquete Cearense, Unifacisa x Minas Tênis Clube e o último jogo será o clássico candango entre Cerrado e BRB/Brasília.

Além do Ginásio da ASCEB, em Brasília, e Caxias do Sul e Mogi das Cruzes, que já receberam partidas, os jogos da primeira etapa do torneio também estão sendo sediados no mini ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (sede do Corinthians). A segunda fase acontecerá em São José do Campos e no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, entre os dias 20 e 26 de julho. O Paulistano será também a casa das finais, que serão disputadas entre 29 de agosto e 03 de setembro.

O Esporte Clube Pinheiros disputa a LDB 2023 defendendo o título conquistado em 2022, quando derrotou o São José Basketball na final por 80 a 77. A equipe pinheirense é a maior vencedora da competição, com cinco títulos, sendo o único time a alcançar quatro finais seguidas no torneio, comprovando sua excelência na formação de jovens atletas. O segundo maior vencedor da LDB  é o Flamengo, com duas conquistas, seguido de Paulistano, Franca, Bauru e Fortaleza Basquete Cearense, cada um com um troféu.

Clássico nordestino

A Unifacisa venceu o Fortaleza BC por 65 a 43 e manteve a invencibilidade na LDB 2023. Durante todo o jogo, o Jacaré ficou à frente com uma vantagem confortável, alcançou seu quarto triunfo e impôs a terceira derrota da equipe cearense.

A única equipe com 100% de aproveitamento em Brasília, a Unifacisa mais uma vez teve vários atletas com brilho individual. Cestinha da partida com 15 pontos, Lucas liderou o time também em assistências com 7, 4rebotes e 16 de eficiência. Em mais uma boa exibição, o pivô Flavin anotou 12 pontos, 9 rebotes, 5 roubadas de bola e 17 de eficiência.

Importante na vitória, o ala De Gauw teve 12 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, com 13 de eficiência. O alagoano falou sobre a vitória e a campanha invicta do Jacaré: “A gente tenta jogar não só pela gente, mas pela região todinha do nordeste. Tem toda uma geração nova de atletas que nos assiste, então a gente trata cada jogo com respeito e como se fosse o último”.

Pelo Caralaion, o jogador com a melhor média de rebotes da LDB (15,9), Samuel, manteve a boa forma conseguindo pegar 17 rebotes, além de 7 pontos, 3 assistências e 21 de eficiência, a melhor da partida.

José Vitor fez chover

O BRB/Brasília ficou à frente durante quase todo primeiro período, mas viu José Vitor liderar o Praia Clube/Gabarito na virada e vitória da equipe por 88 a 62. O ala deixou 24 pontos, 7 rebotes, 6 assistências, 4 bolas recuperadas e 28 de eficiência, com incríveis 5/5 nas bolas de 3.

“Uma vitória bem importante para a gente. Ttivemos um tropeço ontem, mas amanhã temos uma batalha e queremos fechar bem. Sem dúvidas foi minha melhor partida, muito feliz pelos aproveitamentos e pela eficiência”, disse José Vitor, que foi o líder do Praia em todos os fundamentos do jogo.

Com passagens por Sesi Franca, Rio Claro e Campo Mourão, José Vitor está na sua quarta temporada de LDB (Arthur Pereira)

O melhor pontuador da competição, o armador praiano Menca fez mais uma exibição de gala com 23 pontos, 6 rebotes e eficiência de 21. Arthur também teve uma ótima linha de 19 pontos, três rebotes e uma assistência, com eficiência de 20.

Do lado de Brasília, Cadu fez um duplo-duplo de excelência, convertendo 20 pontos, 10 rebotes e 17 de eficiência.

Minas segue! 

O Minas derrotou o Cerrado por 119 a 50 e conquistou a terceira vitória na LDB 2023. O time mineiro foi impecável no primeiro quarto e aplicou 33 a 2, depois foi para o intervalo ganhando por 61 a 24. A equipe mineira alcançou alcançou os três dígitos faltando seis minutos para o fim do jogo e estabeleceu a maior pontuação da sede de Brasília: 119 a 50.

O grande destaque do Minas foi Elvis, que marcou 22 pontos, 2 roubadas de bola, com 22 de eficiência. Prado, Tiago, Breno, Fernando e Yuri também ultrapassaram os 10 pontos. Dos 12 jogadores do Minas, 11 marcaram na partida, mostrando a força coletiva da equipe.

“A partida foi um jogo decidido principalmente na defesa. Acredito que a tática do Renan em nos incentivar na defesa fez total diferença. Meu destaque hoje não foi além do normal porque nossa equipe é assim, cada jogo teve um destaque diferente. Tive destaque, mas foi por causa dos meus companheiros que me acharam” falou o cestinha da partida, Elvis.

Com 14 pontos, cinco rebotes, uma roubada de bola e 11 de eficiência, Pyerri teve boa atuação pelo lado do time da casa.

LDB terá 100% dos jogos transmitidos

Nesta temporada, mais uma vez a LNB faz uma parceria com criadores de conteúdo para transmitir 100% dos jogos na primeira fase da competição. O projeto visa aproximar ainda mais a comunidade do basquetebol da Liga, ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade para equipes e seus patrocinadores e, em especial, para os jovens talentos da modalidade no Brasil.  Confira os jogos, horários, locais e transmissões: 

Corinthians (São Paulo) 

23/06 – Sexta-feira 

09h – Rio Claro x Sesi Franca – Youtube do Duas Saídas

11h15 – São Paulo x Tijuca – Youtube do Ligados no SPFC

13h30 – Corinthians x Paulistano/CORPE – Youtube do Arquibancada Esporte Clube

Cerrado (Brasília) 

23/06 – Sexta-feira

15h – Praia Clube/Gabarito x Basquete Cearense – Youtube do Basquete Pra Vida

17h15 – Unifacisa/Sport x Minas Tênis Clube – Youtube do Live Basketball Br

19h30 – Cerrado x BRB/Brasília – Youtube do NBB

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.