#JOGAJUNTO

LDB

Domínio, recorde e vitória

23-06-2023 | 09:54
Por Liga Nacional de Basquete

Show de "Varejão", quebra de invencibilidade e clássico local: saiba tudo que aconteceu no último dia de disputas da LDB em Brasília

Nesta sexta-feira (23/06), foi disputado o último dia da 1ª Etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), em Brasília. O clássico brasiliense entre Cerrado Basquete e BRB/Brasília fechou a 1ª etapa com chave de ouro com vitória do Brasília por 87 a 77 . Além da disputa, Praia Clube/Gabarito abriu a tarde ganhando do Basquete Cearense por 93 a 75 com um show de Yago Varejão e o Minas Tênis Clube desbancou a até então invicta Unifacisa, por 67 a 63. A maior competição de basquete de base do país acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)

A rodada desta sexta marcou o fim da primeira etapa da LDB 2023. A segunda fase acontecerá em São José do Campos e no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, entre os dias 20 e 26 de julho, com as 24 equipes em ação. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as finais, que acontecerão no Paulistano, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro.

+ Confira como está a briga por uma vaga nas Finais da LDB 2023

O Esporte Clube Pinheiros disputa a LDB 2023 defendendo o título conquistado em 2022, quando derrotou o São José Basketball na final por 80 a 77. A equipe pinheirense é a maior vencedora da competição, com cinco títulos, sendo o único time a alcançar quatro finais seguidas no torneio, comprovando sua excelência na formação de jovens atletas. O segundo maior vencedor da LDB  é o Flamengo, com duas conquistas, seguido de Paulistano, Franca, Bauru e Fortaleza Basquete Cearense, cada um com um troféu.

Show de Yago “Varejão”

O Praia se despediu de Brasília com mais uma vitória na bagagem, desta vez em cima do Fortaleza BC, por 93 a 75, com um duplo-duplo gigante de Yago Varejão. O triunfo fez o time subir para a segunda colocação do Grupo B e o Caralaion permaneceu na nona posição.

O jogo foi bastante equilibrado, mas o Praia teve a vantagem na maior parte do jogo. No entanto, o Basquete Cearense chegou a ficar no comando do placar durante alguns minutos.

O nome da partida foi o pivô Yago, que dominou o garrafão com incríveis 26 pontos, 25 rebotes, 3 tocos e uma marca incrível de 38 de eficiência. O atleta cravou a maior marca de rebotes desta LDB (5ªmaior da história) e ainda igualou o recorde de eficiência, ao lado de Bonatti.

“Eu vim para essa LDB querendo pegar bastante rebote e hoje eu estava bastante ansioso porque tinha machucado as costas.Graças a Deus deu tudo certo, saímos com mais uma vitória e agora é trabalhar para sair com mais uma boa campanha na próxima etapa”, disse Yago “Varejão”, que é como o pivô é apelidado pelos companheiros.

26 pontos e 25 rebotes: sósia de Varejão, pivô Yago teve uma atuação histórica na LDB (Matheus Maranhão)

Líder de pontos e o jogador com melhor aproveitamento em bolas de 2 pontos da LDB, Menca teve mais uma atuação de gala com 31 pontos,5 assistências, 2 rebotes e 28 de eficiência.

O mais eficiente do Fortaleza BC foi Cruz que anotou duplo-duplo com marca de 22 pontos, 12 rebotes, 2 assistências e 26 de eficiência. Com 23 pontos, 7 rebotes, 1 assistência e 22 de eficiência, Motta foi também um dos destaques do Caralaion.

Minas derruba o último invicto

Unifacisa e Minas fizeram um duelo de tirar o fôlego e com uma intensidade de saltar os olhos. O jogo foi parelho do início ao fim e o primeiro tempo terminou igual em 35 a 35. Com os times disputando ponto a ponto, a partida parecia caminhar para a prorrogação, mas o Minas levou a melhor por 67 a 63 e acabou com o 100% da Unifacisa.

O triunfo mineiro faz a equipe se igualar aos rivais pernambucanos na tabela de classificação e as equipes dividem a segunda posição da chave com o Praia e São José.

Com 20 pontos, 9 rebotes e 1 roubada de bola, Yuri Neptune foi o destaque do Minas e teve eficiência de 19. O jogador falou da partida e elogiou o adversário. “Foi um jogão, queria parabenizar a Unifacisa que surpreendeu a todos com essa campanha. Queríamos sair invictos daqui, começamos com pé esquerdo e para esse jogo a gente veio pensando apenas na vitória. Agora é usar todo ritmo de jogo e experiência para usar na 2ª etapa”.

Com 16 pontos, 6 rebotes, 1 assistência e 13 de eficiência, Daniel foi mais um a ir bem pelo time do Minas. A Unifacisa teve o pivô Flavin mais uma vez mantendo sua regularidade com 22 de eficiência, e um duplo-duplo com 16 pontos e 17 rebotes, além de um toco e uma roubada de bola.

Rivalidade candanga

O último confronto da 1ª Etapa da LDB em Brasília foi entre os times da casa, Cerrado Basquete e BRB/Brasília. O clássico pegou fogo com as duas torcidas inflamadas nas arquibancadas. OBrasília foi regular durante toda a partida, e com direito a quatro cravadas, venceu o seu rival por 87 a 77.

Foi a segunda vitória do Brasília, enquanto o Cerrado não conseguiu triunfar como anfitrião e vai buscar se recuperar na 2ª Etapa.

Cadu, do Brasília, teve uma linha completa com 29 pontos, 8 rebotes, 3 assistências, 4 roubos de bola, um toco, uma cravada e 29 de eficiência.“Foi bom para mim, mérito todo a Deus e a minha mãe que estava aqui me assistindo. No fim do jogo eu torci o pé e deu uma caída, mas que bom que vencemos, a vitória não é só minha, é de todo o time”, disse o destaque do “ET” Brasília.

Gustavo também teve uma linha de respeito com 20 pontos, cinco assistências, 9 rebotes, três roubadas de bola e um toco, tendo 25 de eficiência. Pelo Cerrado, Pyerri manteve sua regularidade e anotou 17 pontos, 12 rebotes, três tocos e 25 de eficiência.

LDB terá 100% dos jogos transmitidos

Nesta temporada, mais uma vez a LNB faz uma parceria com criadores de conteúdo para transmitir 100% dos jogos na primeira fase da competição. O projeto visa aproximar ainda mais a comunidade do basquetebol da Liga, ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade para equipes e seus patrocinadores e, em especial, para os jovens talentos da modalidade no Brasil. A tabela de jogos da segunda etapa será divulgada em breve.

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.