HOJE
Domínio, recorde e vitória
Por Liga Nacional de Basquete
Show de "Varejão", quebra de invencibilidade e clássico local: saiba tudo que aconteceu no último dia de disputas da LDB em Brasília
Nesta sexta-feira (23/06), foi disputado o último dia da 1ª Etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), em Brasília. O clássico brasiliense entre Cerrado Basquete e BRB/Brasília fechou a 1ª etapa com chave de ouro com vitória do Brasília por 87 a 77 . Além da disputa, Praia Clube/Gabarito abriu a tarde ganhando do Basquete Cearense por 93 a 75 com um show de Yago Varejão e o Minas Tênis Clube desbancou a até então invicta Unifacisa, por 67 a 63. A maior competição de basquete de base do país acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)
A rodada desta sexta marcou o fim da primeira etapa da LDB 2023. A segunda fase acontecerá em São José do Campos e no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, entre os dias 20 e 26 de julho, com as 24 equipes em ação. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as finais, que acontecerão no Paulistano, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro.
+ Confira como está a briga por uma vaga nas Finais da LDB 2023
O Esporte Clube Pinheiros disputa a LDB 2023 defendendo o título conquistado em 2022, quando derrotou o São José Basketball na final por 80 a 77. A equipe pinheirense é a maior vencedora da competição, com cinco títulos, sendo o único time a alcançar quatro finais seguidas no torneio, comprovando sua excelência na formação de jovens atletas. O segundo maior vencedor da LDB é o Flamengo, com duas conquistas, seguido de Paulistano, Franca, Bauru e Fortaleza Basquete Cearense, cada um com um troféu.
Show de Yago “Varejão”
O Praia se despediu de Brasília com mais uma vitória na bagagem, desta vez em cima do Fortaleza BC, por 93 a 75, com um duplo-duplo gigante de Yago Varejão. O triunfo fez o time subir para a segunda colocação do Grupo B e o Caralaion permaneceu na nona posição.
O jogo foi bastante equilibrado, mas o Praia teve a vantagem na maior parte do jogo. No entanto, o Basquete Cearense chegou a ficar no comando do placar durante alguns minutos.
O nome da partida foi o pivô Yago, que dominou o garrafão com incríveis 26 pontos, 25 rebotes, 3 tocos e uma marca incrível de 38 de eficiência. O atleta cravou a maior marca de rebotes desta LDB (5ªmaior da história) e ainda igualou o recorde de eficiência, ao lado de Bonatti.
“Eu vim para essa LDB querendo pegar bastante rebote e hoje eu estava bastante ansioso porque tinha machucado as costas.Graças a Deus deu tudo certo, saímos com mais uma vitória e agora é trabalhar para sair com mais uma boa campanha na próxima etapa”, disse Yago “Varejão”, que é como o pivô é apelidado pelos companheiros.

26 pontos e 25 rebotes: sósia de Varejão, pivô Yago teve uma atuação histórica na LDB (Matheus Maranhão)
Líder de pontos e o jogador com melhor aproveitamento em bolas de 2 pontos da LDB, Menca teve mais uma atuação de gala com 31 pontos,5 assistências, 2 rebotes e 28 de eficiência.
O mais eficiente do Fortaleza BC foi Cruz que anotou duplo-duplo com marca de 22 pontos, 12 rebotes, 2 assistências e 26 de eficiência. Com 23 pontos, 7 rebotes, 1 assistência e 22 de eficiência, Motta foi também um dos destaques do Caralaion.
Minas derruba o último invicto
Unifacisa e Minas fizeram um duelo de tirar o fôlego e com uma intensidade de saltar os olhos. O jogo foi parelho do início ao fim e o primeiro tempo terminou igual em 35 a 35. Com os times disputando ponto a ponto, a partida parecia caminhar para a prorrogação, mas o Minas levou a melhor por 67 a 63 e acabou com o 100% da Unifacisa.
O triunfo mineiro faz a equipe se igualar aos rivais pernambucanos na tabela de classificação e as equipes dividem a segunda posição da chave com o Praia e São José.
Com 20 pontos, 9 rebotes e 1 roubada de bola, Yuri Neptune foi o destaque do Minas e teve eficiência de 19. O jogador falou da partida e elogiou o adversário. “Foi um jogão, queria parabenizar a Unifacisa que surpreendeu a todos com essa campanha. Queríamos sair invictos daqui, começamos com pé esquerdo e para esse jogo a gente veio pensando apenas na vitória. Agora é usar todo ritmo de jogo e experiência para usar na 2ª etapa”.
Com 16 pontos, 6 rebotes, 1 assistência e 13 de eficiência, Daniel foi mais um a ir bem pelo time do Minas. A Unifacisa teve o pivô Flavin mais uma vez mantendo sua regularidade com 22 de eficiência, e um duplo-duplo com 16 pontos e 17 rebotes, além de um toco e uma roubada de bola.
Rivalidade candanga
O último confronto da 1ª Etapa da LDB em Brasília foi entre os times da casa, Cerrado Basquete e BRB/Brasília. O clássico pegou fogo com as duas torcidas inflamadas nas arquibancadas. OBrasília foi regular durante toda a partida, e com direito a quatro cravadas, venceu o seu rival por 87 a 77.
Foi a segunda vitória do Brasília, enquanto o Cerrado não conseguiu triunfar como anfitrião e vai buscar se recuperar na 2ª Etapa.
Cadu, do Brasília, teve uma linha completa com 29 pontos, 8 rebotes, 3 assistências, 4 roubos de bola, um toco, uma cravada e 29 de eficiência.“Foi bom para mim, mérito todo a Deus e a minha mãe que estava aqui me assistindo. No fim do jogo eu torci o pé e deu uma caída, mas que bom que vencemos, a vitória não é só minha, é de todo o time”, disse o destaque do “ET” Brasília.
Gustavo também teve uma linha de respeito com 20 pontos, cinco assistências, 9 rebotes, três roubadas de bola e um toco, tendo 25 de eficiência. Pelo Cerrado, Pyerri manteve sua regularidade e anotou 17 pontos, 12 rebotes, três tocos e 25 de eficiência.
LDB terá 100% dos jogos transmitidos
Nesta temporada, mais uma vez a LNB faz uma parceria com criadores de conteúdo para transmitir 100% dos jogos na primeira fase da competição. O projeto visa aproximar ainda mais a comunidade do basquetebol da Liga, ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade para equipes e seus patrocinadores e, em especial, para os jovens talentos da modalidade no Brasil. A tabela de jogos da segunda etapa será divulgada em breve.
DNA de formador
A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca