#JOGAJUNTO

Interligas

CAXIAS NA FINAL!

17-09-2023 | 11:15
Por Liga Nacional de Basquete

Caxias do Sul e Olimpico (ARG) irão protagonizar a grande decisão do Interligas Adulto de 2023; Final acontecerá no dia 26/09, em La Banda, na Argentina, às 22h

Ao final do terceiro e último dia da fase de classificação do Interligas Adulto, duas equipes conquistaram a vaga na grande decisão do torneio: Caxias do Sul e Olímpico (ARG). Ambas as equipes alcançaram a classificação após conquistarem grandes vitórias em seus últimos compromissos na competição. A final será disputada em La Banda, na Argentina, no dia 26/09. Confira o resumo de todos os jogos do terceiro dia:

Sede Brasil

Pinheiros x Corinthians

A partida que estreou o domingo (17/09) foi o clássico paulista entre Pinheiros e Corinthians, disputado no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP). Após duas derrotas nas duas primeiras partidas da competição internacional, os dois times buscavam encerrar a competição com resultado positivo – melhor para o Corinthians, que saiu vencedor foi 86 a 67.

Equipe do técnico Silvio Santander deslanchou no 3º quarto com coletividade e eficiência (Deco Pires/LNB)

Pautado pelo equilíbrio durante todo o primeiro tempo, a partida começou a ser definida no 3º quarto, ocasião a qual o Corinthians foi mais eficiente e abriu nove pontos de vantagem para a equipe pinheirense. A história se repetiu no último quarto com o alvinegro paulista liderando por nove pontos, liderados por quatro titulares que atingiram a marca de 10 pontos ou mais: o ala Onwenu (13), os armadores Landeira (12) e Cauê Borges (12) e pelo ala/pivô Léo Demétrio (10).

Criados na Liga de Desenvolvimento de Basquete, Gabi Campos, do Corinthians, com 10 assistências e Adyel, do Pinheiros (19 pontos), também construíram boas atuações.

Para conferir as fotos da partida, CLIQUE AQUI!

Platense (ARG) x Olimpico (ARG)

Após duas vitórias nas duas primeiras partidas, os dois argentinos da sede brasileira duelaram pela vaga na grande final do Interligas no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. Como a maioria das partidas decisivas, os dois times trocaram lideranças todos os quartos, demonstrando extremo equilíbrio e vontade de carimbar a classificação para a final. Com um fim mais eficiente, o Olímpico encaminhou a vaga na final do Interligas após vitória por 77 a 68 e disputará o título do torneio internacional contra o Caxias do Sul, no próximo dia 26/09, em La Banda, na Argentina.

Com três vitórias nas três rodadas do Interligas, Olimpico disputará a finalíssima do torneio (Deco Pires/LNB)

Os destaques do finalista ficaram por conta de Arengo, que somou 21 pontos, enquanto pelo lado do Platense, Vasquez com 16 pontos, foi o melhor.

Para conferir as fotos da partida, CLIQUE AQUI!

Sede Argentina

Caxias do Sul x Pato Basquete

Buscando a classificação para a grande Final, o Caxias do Sul conquistou uma bela vitória sobre o Pato Basquete, pelo placar de 65 a 46. Com um amplo domínio durante o duelo, a equipe gaúcha utilizou muito bem do garrafão para anotar a maior parte dos pontos, além de aproveitar muito bem o perímetro quando necessário (33% de aproveitamento para três pontos. Porém, o grande trunfo para a vitória caxiense veio através da forte defesa imposta desde os primeiros minutos do duelo, forçando diversos erros do adversário e dificultando os arremessos.

Com a vitória, o Caxias empatou na tabela de classificação com Regatas e Riachuelo, mas garantiu a sua classificação através do ótimo saldo de pontos.

O armador Alejandro Konsztadt, reforço do Caxias para a temporada, terminou com 13 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, enquanto Rafa Oliveira foi o maior pontuador da equipe, com 14 pontos e mais quatro rebotes. Já pelo lado do Pato, quem terminou como o grande destaque foi o pivô Gabriel Novaes, com 18 pontos, sete rebotes e 25 de eficiência.

Wesley Sena terminou como o jogador mais eficiente da equipe caxiense (15) (La Liga Argentina/Dilvugação)

Para conferir as fotos da partida, CLIQUE AQUI!

(ARG) Regatas Corrientes x Riachuelo (ARG)

No último duelo do dia, Regatas e Riachuelo se enfrentaram em um confronto argentino de altíssimo nível, com ambos os times buscando a vaga na grande final: Regatas precisava apenas vencer o duelo, enquanto o Riachuelo lutava em busca da vitória, ao mesmo tempo que precisava impor uma diferença de mais de 39 pontos. No final das contas, quem se deu melhor foi a equipe Caxiense, que viu o Riachuelo conquistar uma vitória de “apenas” 14 pontos sobre o adversário e ceder a vaga ao brasileiros.

Mesmo jogando dentro de casa, o Regatas viu o adversário impor um ritmo forte e agressivo durante todo o duelo, o que culminou em uma dominância ao longo de todo o confronto. Além de manter uma apontaria afiada nos tiros de longa distância, o Riachuelo impôs uma forte defesa e segurou bem o forte ímpeto ofensivo da equipe de Corrientes.

Nicolas de Los Santos, com 16 pontos, quatro rebotes e duas assistências, foi o grande destaque do confronto, que ainda teve Victor Fernandez, com 13 pontos, dois rebotes e duas assistências, como outro importante destaque.

Victor Fernandez foi um dos grandes destaques da equipe ao longo do torneio (La Liga Argentina/Divulgação)

Para conferir as fotos da partida, CLIQUE AQUI!

Formato de disputa

As oito equipes participantes, quatro do Brasil e quatro da Argentina, foram divididas em dois grupos na fase inicial. A cidade de Corrientes (ARG) sediou os confrontos entre Regatas Corrientes (ARG), Riachuelo (La Rioja), Pato Basquete (BRA) e Caxias (BRA). Já São Paulo será a casa das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Olímpico (ARG) e Platense (ARG). Na primeira fase, todos jogam contra todos dentro de seus respectivos grupos. O primeiro colocado de cada chave disputa a final em jogo único. A grande decisão do dia 26 está prevista para acontecer na Argentina, mas caso os dois finalistas sejam brasileiros a decisão acontecerá na capital paulista.

Programação – Interligas Adulto

Terça-feira (26/09) 

FINAL – Caxias do Sul x Olímpico (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB