#JOGAJUNTO

LDB

Resumo do último dia da 1° etapa

30-07-2022 | 09:53
Por Liga Nacional de Basquete

Confira o resumão completo do que rolou no último dia da primeira etapa da LDB

Acabou a primeira etapa da LDB 2022. Após finalizar as sedes de Santa Cruz do Sul (RS), São Paulo (SP) e Uberlândia (MG), foi a vez de Mogi das Cruzes se despedir do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento 2022, mas com 3 grandes jogos que marcaram o último dia do maior campeonato de base do país.

A Liga de Desenvolvimento tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e hoje recebeu as partidas entre Pinheiros e Unifacisa, São Paulo e Pato Basquete e Mogi Basquete e São José.

Pinheiros segue 100%

Tico, um dos jogadores que está a mais tempo nesse time do Pinheiros (Juninho Rossetti / One Goal Films)

Quem esperava um jogo mais aberto, com o Pinheiros, invicto na LDB 2022 e atual campeão do campeonato, enfrentando a Unifacisa, que nessa primeira fase ainda não conseguiu conquistar uma vitória, se enganou. Os paulistas e os campinenses se enfrentaram em um jogo extremamente aguerrido, com forte marcação e disputa dos dois lados da quadra, porém, a experiência do time do Pinheiros em conjunto com a qualidade e profundidade do elenco, foram essenciais para que no segundo tempo de jogo a vantagem crescesse a favor dos pinheirenes.

“Sabíamos que o jogo seria mais tranquilo, mas também conversamos e decidimos que para vencer, teríamos que respeitar e respeitar significa jogar duro, ir pra cima. O nosso elenco é muito bom, hoje consegui números bons, mas foi graças aos meus companheiros que me ajudaram o tempo todo. Como somos os atuais campeões, temos uma responsabilidade maior, isso aumenta ainda mais o nosso peso”, afirmou Tico.

Os grandes nomes do Pinheiros foi a dupla de armadores Tico, que conseguiu 16 pontos, nove assistências, quatro roubos de bola e 23 de eficiência, e Capela, que terminou com 17 pontos, três assistências, três roubos de bola e 15 de eficiência, além de diversos highlights, como enterradas e crossovers.

Na Unifacisa, o grande destaque vai para o ala/armador Matheus Ferreira, que conseguiu 20 pontos, sete rebotes e cinco roubos de bola, além de se destacar nos arremessos de fora, com cinco convertidos.

São Paulo x Pato 

Maciel anotou a sua melhor marca na LDB: 31 Pontos (William Oliveira/LNB)

O segundo jogo do dia nos reservou também um grande embate de alto nível. O São Paulo enfrentou o Pato Basquete em um jogo que desde antes do apito inicial, contou com tons dramáticos, e assim que a bola subiu, não foi diferente. A equipe paranaense, apesar de mais nova, fez um jogo duro contra o tricolor, em especial no primeiro tempo, onde apertou na defesa e fez bom uso do garrafão, anotando pontos importantes. Na volta dos vestiários, o São Paulo corrigiu a série de erros que vinha cometendo, parou de forçar ataques e aumentou a sua efetividade, garantindo a vitória.

“A gente só tem uma mentalidade: jogar e ganhar. É um pelo outro, é todo mundo unido, todo mundo com uma energia muito boa, um ótimo coletivo. Minha atuação é fruto de muito treino, eu tenho muita coisa pra melhorar ainda, mas já estou muito feliz”, afirmou Maciel.

O grande destaque não só do São Paulo, mas da partida, vai para Matheus Maciel, que anotou uma das maiores pontuações da LDB 2022: 31 pontos, além de mais 13 rebotes, três  assistências e 33 de eficiência. Colina, ex-jogador do Mogi, se sentiu e casa e anotou 13 pontos, dois rebotes, quatro assistências e mais três roubos de bola, enquanto Matheus Weber, com 11 pontos, oito rebotes, quatro assistências e 18 de eficiência foi outro grande destaque.

O Pato também conseguiu bons destaques individuais na partida, mas entre os principais estão Thales, que anotou 17 pontos e dois rebotes, Raul Caldas com 13  pontos, seis rebotes e quatro assistências, e Caio, com nove pontos e quatro rebotes.

São José x Mogi

Fidelis dominou o garrafão ofensivo e defensivo do São José (William Oliveira/LNB)

A última partida da primeira etapa não poderia ser melhor. O Ginásio Hugo Ramos recebeu o confronto entre os anfitriões Mogi e a ótima equipe do São José, um clássico do NBB, que fez valer o nome desse confronto, agora na LDB. As duas equipes são de cidades que respiram o basquete e fizeram um jogo do nível e tamanho desse embate, com duas grandes defesas, boas escolhas no ataque e diversos highlights.

A volta dos vestiários foi essencial para os joseenses, que após começar a investir mais no jogo interno, com diversas infiltrações e trabalhos no poste baixo com os pivôs Fidelis e Serjão. A parcial do terceiro quarto terminou em 21 a 14 para o time do vale, o que tornou a atuação do mogianos, apesar de extremamente madura e enérgica, incapaz de alcançar o marcador ao final do jogo.

“Desde o principio nós sabíamos o que nós queríamos. Começamos vacilando, com uma defesa ruim, mas a partir do segundo tempo fechamos o grupo, ouvimos o coach e entramos com muito mais vontade. O time percebeu que tínhamos uma boa vantagem comigo e o Serjão dentro do garrafão, além disso, eu tenho um bom footwork, me ajudou muito“, disse Fidelis, o cestinha da partida.

No São José, os grandes destaques foram os pivôs Fidelis, com 27 pontos, quatro rebotes e 28 de eficiência, e Serjão, que conseguiu um duplo-duplo com 24 pontos, 12 rebotes e 25 de eficiência, além de Léo Abreu, que apesar de não ter pontuado, conseguiu sete rebotes e dez assistências.

Os destaques do Mogi vão para Ziggy, o líder de assistências da LDB 2022, que conseguiu 17 pontos e nove assistências, Leandro, com 16 pontos e cinco rebotes, e Andrew, com 14 pontos e cinco bolas de três pontos convertidas.

Próxima etapa  

A próxima etapa da Liga de Desenvolvimento acontece entre os dias 21 e 27 de agosto no Clube Pinheiros, enquanto o Grupo B joga entre os dias 24 e 3o no Paulistano.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.