#JOGAJUNTO

LDB

LDB: Resumão do último dia em Santa Cruz do Sul (RS)

24-07-2022 | 12:13
Por Liga Nacional de Basquete

Confira tudo o que rolou no encerramento dos jogos da sede em Santa Cruz do Sul pela primeira etapa da LDB 2022

Neste sábado (23/7), o Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022 teve seu dia de jogos na sede de Santa Cruz do Sul (RS), casa do União Corinthians. Ao todo, tivemos três partidas no Ginásio Poilesportivo Arnão, que se despediram com muita qualidade do campeonato.

O destaque ficou por conta de Matheusinho, armador vascaíno que conseguiu simplesmente a segunda maior marca de pontos da história da LDB na maior competição de base do país.

Cerrado se despede em grande estilo

Robsinho, um dos principais destaques do Cerrado/Aseel na LDB 2022 (Vinicius Molz Schubert/LNB)

Para se despedir de Santa Cruz do Sul com estilo, o Cerrado/Aseel conseguiu uma ótima vitória contra o Botafogo na primeira partida do dia, por 82 a 60. Mais uma vez a forte defesa da equipe brasiliense, junto a um ótimo trabalho coletivo com todos os jogadores que saem do banco ajudando na pontuação, o Cerrado conseguiu se impor sobre os cariocas e abrir uma grande vantagem logo nos primeiros minutos.

O segundo quarto, com uma parcial de 23 a 10, e o terceiro, com 20 a 13, entregaram à equipe Candanga um conforto dentro da partida para que seus jogadores tivessem mais liberdade para criar jogadas. Apesar da diferença no número de rebotes ser muito pouca (40 a 38),

“A equipe tá com uma vibe muito boa, todo mundo é muito amigo, tanto dentro quanto fora da quadra. Todo mundo zoa, brinca, isso conta muito, Agora, todo mundo tem muita obediência tática, escuta o que é falado, tem o mesmo ritmo, corremos a quadra pra caramba. Nosso time é isso: atleticismo, correr a quadra. Isso tá fazendo a gente ganhar jogos”, disse Augusto, pivô do Cerrado. 

Ao todo, cinco jogadores da equipe brasiliense terminaram com mais de 10 pontos: João Marcos (11), João Camargo (18), Augusto (16), Ruan, que conseguiu 19 pontos, seis rebotes e três assistências, e Robsinho, que terminou com 13 pontos, nove rebotes e cinco assistências.

“Me falavam o tempo todo: ‘O recorde é 51, é 51, vai lá. Acabou não dando certo, mas estou super feliz, antes da conquista individual, o que mais importa é a conquista coletiva, a vitória”, disse Matheusinho.

No Botafogo, Joãozinho, com 13 pontos, nove rebotes e cinco assistências, Léo, com 11 pontos e quatro rebotes, João Cesar com 12 pontos e 11 rebotes, e Geovane, com 12 pontos, foram os principais destaques.

Caxias vence no último segundo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Caxias do Sul/Recreio e Botafogo protagonizaram um dos jogos mais competitivos, disputados e emocionantes dessa etapa na LDB 2022. O primeiro quarto começou favorável ao Caxias, que conseguiu abrir uma parcial de 18 a 13, graças ao seu grande poder de fogo na linha dos três pontos. No segundo quarto, o garrafão do Coxa apertou na defesa e garantiu pontos essências, empatando o jogo antes da ida aos vestiários, por 33 a 33.

O segundo tempo seguiu com a mesma escrita, com o Caxias dominando no primeiro quarto, abrindo uma vantagem de oito pontos, mas com o Coritiba buscando após um tempo. Faltando 20 segundos para o final do jogo, com dois pontos atrás do placar, Matheus, armador do Coxa, sofre falta, vai para a linha do lance livre e converte os arremessos, empatando a partida. Após um pedido de tempo, o Caxias voltou com a jogada perfeita, passando pelos dois armadores, até chegar na zona morta, onde estava Jamison, que infiltrou, passou para Luan que estava embaixo do garrafão e converteu os dois pontos, ainda ganhando a falta de bonificação, faltando dois segundos para o fim de jogo. Assim o Caxias garantiu a sua terceira vitória na fase de classificação da LDB 2021.

“Marcar esse ponto foi uma emoção muito grande. Esse time é muito aguerrido, tem muita parceria, eu sinto que merecíamos levar esse jogo, apesar de tantos erros, foi bem merecido no final. Na hora passou toda a minha história de superação, eu tive uma lesão muito grave, acabei voltando agora a pouco e além de tudo eu tava sem oportunidade. O Caxias do Sul apareceu, me abraçou e eu me sinto muito agradecido. Só tenho a agradecer”, disse Luan Leite, o autor do Game Winner

No Caxias, os grandes destaques foram os armadores Gabrielzinho, com 16 pontos, seis rebotes, quatro assistências e quatro roubos de bola, e Elias, que conseguiu 12 pontos e quatro rebotes, e o ala/pivô Vitor Paixão, com oito pontos e oito rebotes.

No Coritiba Monsters, os pivôs Gabriel com 16 pontos, 10 rebotes e 21 de eficiência, e Lucas Lopes, com 14 pontos, seis rebotes e 19 de eficiência.

Vasco fecha a etapa de Santa Cruz do Sul com chave de ouro

A última partida da primeira etapa da sede de Santa Cruz do Sul tem nome: Matheusinho. O armador vascaíno liderou a sua equipe a vitória no confronto contra os donos da casa, o União Corinthians, anotou 45 pontos e agora tem a segunda maior pontuação na história da LDB. O Vasco começou concentrado no jogo, errando pouco no ataque e defendendo muito bem as investidas adversárias, mas foi no segundo quarto, que terminou com uma parcial de 31 a 9, que o Vasco da Gama/Tijuca abriu uma grande vantagem que o deixou confortável para o restante da partida.

A volta dos vestiários foi positiva para o União Corinthians, que alinhado a animação de sua torcida, conseguiu diminuir bem a vantagem dos cariocas, chegando a certo momento a colocar a partida em apenas 13 pontos de diferença faltando 5 minutos para o fim.

“O coração tá batendo forte, ontem não fiz um bom jogo, então hoje eu botei a cabeça no lugar. Te falei que eu podia mais, estou muito afim de jogo, o time tá me ajudando muito, nas horas decisivas a bola vem pra minha mão, to curtindo muito o jogo, me sentindo em casa com essa parceria do Tijuca e do Vasco, eu tô procurando ao máximo me destacar”, disse Matheusinho.

Matheusinho anotou a segunda maior marca da história da LDB, que antes pertencia a Lucas Dias, que em 2014 anotou 44 pontos. Os 45 pontos ficam apenas atrás da marca também de Lucas Dias em 2015, que conseguiu 51 pontos. Além disso, o armador ainda conseguiu seis rebotes, seis assistências e 37 de eficiência (a segunda partida mais eficiente da temporada).

“Falaram pra mim antes de entrar ‘o recorde é 51, é 51. Acabou não rolando, mas estou muito feliz, antes da conquista individual, me preocupo mais com a conquista coletiva, a vitória”, afirmou Matheusinho.

Entre os destaques do UniCo, estão os armadores Gabriel Camargo, que conseguiu 23 pontos, seis rebotes e seis assistências, e Gabriel, com 16 pontos e seis assistências, e o pivô Rogério, com 10 pontos, 11 rebotes e quatro rebotes.

Confira a programação de transmissões da LDB 2022:

Sede: Corinthians – Ginásio Wlamir Marques (Grupo B)

24/07 (Domingo)

11h – Basquete Cearense x Paulistano – ao vivo no Youtube da Locomotiva Esportiva
13h15 – Rio Claro x Bauru Basket – ao vivo no Youtube da Locomotiva Esportiva
15h30 – Corinthians x Sesi Franca – ao vivo no Youtube do NBB

26/07 (Terça-feira)

14h – Bauru Basket x Basquete Cearense – ao vivo no Youtube do Live Basketball BR
16h15 – Sesi Franca x Paulistano – ao vivo no Youtube do NBB
18h30 – Corinthians x Rio Claro – ao vivo no Youtube do Arquibancada EC

27/07 (Quarta-feira)

14h – Sesi Franca x Bauru Basket – ao vivo no Youtube do Live Basketball BR
16h15 – Basquete Cearense x Rio Claro – ao vivo no Youtube do NBB
18h30 – Paulistano x Corinthians – ao vivo no Youtube do NBB

Sede: Uberlândia (MG) – Ginásio Waltercides Borges (Grupo A)

25/07 (Segunda-feira)

15h – Minas Tênis Clube x Flamengo – ao vivo no Youtube do NBB
17h15 – Praia Clube x Campo Mourão – a definir

26/07 (Terça-feira)

15h – Campo Mourão x Minas Tênis Clube – a definir
17h15 – Brasília x Praia Clube – ao vivo no Youtube do NBB

27/07 (Quarta-feira)

15h – Flamengo x Campo Mourão – ao vivo na Fla TV
17h15 – Minas Tênis Clube x Brasília – ao vivo no Café Belgrado

28/07 (Quinta-feira)

15h – Brasília x Flamengo – ao vivo no Youtube do NBB
17h15 – Praia Clube x Minas Tênis Clube – ao vivo no Arquibancada EC

29/07 (Sexta-feira)

15h – Campo Mourão x Brasília – ao vivo no Youtube do NBB
17h15 – Flamengo x Praia Clube – ao vivo no Youtube do Live Basketball BR

Sede: Mogi das Cruzes – Ginásio Hugo Ramos (Grupo A)

25/07 (Segunda-feira)

15h – Pato Basquete x Unifacisa – ao vivo no Youtube do Live Basketball BR
17h15 – São José Basketball x São Paulo – ao vivo no Youtube do NBB
19h30 – Mogi Basquete x Pinheiros – ao vivo no Youtube do Arquibancada EC

26/07 (Terça-feira)

15h – Unifacisa x São Paulo – ao vivo no Youtube do Arremesso Tricolor
17h15 – Pinheiros x São José Basketball – ao vivo no Youtube do Café Belgrado
19h30 – Pato Basquete x Mogi Basquete – ao vivo no Youtube do NBB

27/07 (Quarta-feira)

15h – São Paulo x Pinheiros – ao vivo no Youtube do NBB
17h15 – São José Basketball x Pato Basquete – ao vivo no Youtube do Arquibancada EC
19h30 – Mogi Basquete x Unifacisa – a definir

29/07 (Sexta-feira)

15h – Pato Basquete x Pinheiros – ao vivo no Youtube do Café Belgrado
17h15 – Unifacisa x São José Basketball – ao vivo no Youtube do Arquibancada EC
19h30 – Mogi Basquete x São Paulo – ao vivo no Youtube do NBB

30/07 (Sábado)

15h – Pinheiros x Unifacisa – ao vivo no Youtube do NBB
17h15 – São Paulo x Pato Basquete – ao vivo no Youtube do Arremesso Tricolor
19h30 – São José Basketball x Mogi Basquete – ao vivo no Youtube do Café Belgrado

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Também conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.