HOJE
Decisões no grupo B!
Por Liga Nacional de Basquete
Mencarini e Arthur brilham para Praia Clube conquistar sua vaga nos últimos segundos; Confira o que rolou no último dia da segunda fase de LDB 2023 em São José
O último dia da 2ª fase no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete foi com emoção até o fim. O Teatrão recebeu nesta quarta-feira (26/7) seis grandes jogos que definiram os classificados do Grupo B para a fase final da LDB 2023. A maior competição de base do basquete brasileiro acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A fase final da LDB 2023 acontece entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro, com sede no Ginásio Antonio Prado Jr, casa do Paulistano.
Finalizando com vitória
Para fechar sua participação na LDB 2023 de maneira honrosa, o Bauru Basket conseguiu uma bela vitória sobre o Basquete Cearense, por 72 a 47. Em um jogo coletivo, como foi a equipe do interior paulista ao longo de todo campeonato, o Dragão levou a vitória para casa sem muitas dificuldades. O Bauru se despede da competição na quinta colocação, enquanto o Basquete Cearense, fica com o décimo primeiro lugar.
O ala/armador Osmar, com 21 pontos, quatro rebotes e cinco bolas de três pontos, e o ala Matheus, com 14 pontos, oito rebotes e quatro assistências, foram os grandes destaques bauruenses. Com 14 pontos e seis rebotes, Cruz foi o principal destaque do time Cearense.
Pinheiros 100%
Atual tetracampeão da LDB, o Pinheiros conseguiu finalizar a primeira fase com 100% de aproveitamento, com 11 vitórias em seus 11 jogos. O time pinheirense jogou de maneira consciente e utilizou muito bem do seu elenco para derrotar o Minas Tênis Clube por 63 a 45 e garantir o seu primeiro lugar no Grupo B. O Minas terminou na terceira posição e também está classificado para a próxima fase.
Entre os destaques individuais do duelo, estão o ala/pivô Yan Djalo, com 22 pontos, oito rebotes e 23 de eficiência, e o pivô Agapy, que finalizou com 10 pontos, 15 rebotes e 25 de eficiência. O pivô Wini Braga, com nove pontos, sete rebotes e 15 de eficiência foi um dos grandes destaques pelo lado mineiro.
Mogi vence!
A equipe mogiana finalizou sua participação na LDB 2023 com uma atuação coletiva e consistente do seu elenco, que venceu o Cerrado, pelo placar de 70 a 60. Com cinco jogadores com dois dígitos de pontuação ajudando no lado ofensivo, a equipe do interior paulista fechou bem sua defesa e garantiu o último triunfo na competição. O Mogi Basquete finalizou a LDB 2023 na sexta posição, enquanto o Cerrado terminou como 12° colocado.
O pivô Gustavo, com 14 pontos, 10 rebotes e 17 de eficiência, e o ala Barry, com 12 pontos, 10 rebotes e 17 de eficiência, foram dois bons destaques do Mogi no duelo. O ala Magno Faria, com 16 pontos e 11 rebotes, foi o grande destaque do Cerrado no duelo.
Facisa neles!
A Unifacisa finalizou sua participação na LDB 2023 com uma vitória importantíssima, que quase rendeu ao time de Campina Grande sua primeira classificação para a fase final. Sabendo que precisava da vitória para garantir a vaga, o elenco campinense fez um jogo maduro e eficiente para derrotar o Botafogo por 90 a 72. Porém, os resultados de times adversários não foram favoráveis ao Jack, que terminou na séetima colocação, enquanto o Botafogo finalizou em nono lugar.
O ala De Gauw, com 17 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, foi um dos destaques da Unifacisa, que ainda teve o pivô Flavinho mais uma vez anotando um duplo duplo, com 14 pontos, 16 rebotes e 29 de eficiência. Pelo lado do Botafogo, destaque para o ala Lucas, que terminou com 16 pontos e seis rebotes.
Mengão Vence!
Oitavo colocado do Grupo B, o Flamengo finalizou sua participação com um belo triunfo sobre a equipe do Brasília, por 80 a 56. O rubro-negro conseguiu um jogo muito forte dentro do garrafão, do lado ofensivo e defensivo, o que garantiu desde o primeiro quarto uma dominância no duelo. Com o resultado, o Brasília terminou como décimo colocado do Grupo B.
O armador Renato foi o grande destaque do Flamengo no duelo, com 21 pontos, seis rebotes e três assistências. Já pelo lado do Brasília, Beller, com 18 pontos e oito rebotes, foi o grande pontuador.
Praia decisivo!
Em um dos duelos mais emocionantes da LDB 2023, o Praia Clube venceu o São Jose, os donos da casa, por 91 a 86. A equipe de Uberlândia precisava vencer para conquistar sua vaga na fase final da competição, e conseguiu isso de maneira madura e consciente. Com um ataque potente, trabalhando ofensivamente no perímetro e dentro do garrafão, o time praiense terminou com o resultado positivo no duelo e classificação no segundo lugar do grupo. São José também está classificado, mas na quarta colocação.
Os dois principais pontuadores do Praia na LDB foram também os maiores pontuadores da equipe no duelo decisivo: O armador Mencarini, cestinha da competição, finalizou com 29 pontos, enquanto o ala Arthur terminou com 31 pontos. O ala/armador Gregate, com 19 pontos, cinco rebotes e oito assistências, foi o principal destaque joseense no duelo.
Decisão chegando
Após duas etapas frenéticas na fase classificatória, a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chega, em sua próxima fase, ao momento decisivo. As oito equipes classificadas serão divididas em dois grupos para a disputa pelo titulo do maior campeonato de base do Brasil. A partir daí, os dois melhores colocados de cada grupo, após três partidas, se classificarão para as semifinais do campeonato, enquanto o restante das equipes disputarão seus lugares entre a 5ª e a 8ª colocação.
A fase final da LDB 2023, será realizada entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP). Entre os classificados estão Paulistano, Pinheiros, Corinthians, Praia Clube, Caxias do Sul, Minas Tênis Clube, Sesi Franca e São José.
Ver essa foto no Instagram
DNA de formador
A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.