#JOGAJUNTO

LDB

FIM DE PAPO NO GRUPO A

26-07-2023 | 11:17
Por Liga Nacional de Basquete

Arthur Costa batendo recorde de pontos na edição (35), além de Corinthians e Sesi Franca carimbando vaga na fase final; Confira o que aconteceu de melhor no último dia da segunda etapa da LDB, em São Paulo

O último dia da segunda fase no Campeonato Brasileior Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete selou o destino das equipes no grupo A do maior torneio de base do país. Com Paulistano e Caxias já garantidos na etapa decisiva, foi a vez do Sesi Franca e do Corinthians carimbarem suas vagas na próxima fase da competição. A maior competição de base do basquete brasileiro acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

A segunda fase da LDB 2023 foi realizada entre os dias 20 e 26 de julho com sedes no Paulistano (Grupo A) e em São José (Grupo B). Os quatro melhores de cada grupo se classificaram para as finais, que acontecerão no Paulistano, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro.

+ Confira como está a briga por uma vaga nas Finais da LDB 2023

São Paulo vence na prorrogação

O primeiro jogo dessa quarta-feira (26/7) foi com direito a prorrogação e equilíbrio entre Joinville e São Paulo. As duas equipes já não tem mais chances de classificação para a fase final da LDB, mas proporcionaram um bom jogo de basquete ao torcedor que compareceu ao Ginásio Antonio Prado Jr. O São Paulo começou o duelo em um ritmo mais acelerado, vencendo o primeiro período, por 19 a 11, mas empatando o segundo, por 17 a 17. A volta do intervalo foi de um Joinville mais ligado no jogo, vencendo o terceiro quarto, por 23 a 12 e tomando a dianteira no placar. O São Paulo deu a resposta no período final – 17 a 14 – empatando o jogo e forçando uma prorrogação na partida. O armador Thiago foi o cestinha do duelo, anotando 17 pontos, mas o destaque do jogo foi para o pivô João César, que anotou um duplo-duplo, com 13 pontos e 16 rebotes. O tricolor paulista sacramentou a vitória na prorrogação, por 81 a 74. São Paulo e Joinville fizeram seus últimos jogos pela LDB 2023.

O São Paulo terminou sua participação na LDB 2023 com três vitórias na conta (João Pires/LNB)

Franca carimbando sua vaga na fase final 

No segundo jogo do dia, Sesi Franca e Pato Basquete entraram em quadra por uma vitória valendo a classificação para a fase final da LDB 2023. Sabendo disso, o Franca colocou o pivô Márcio dentro de quadra, que anotou 15 pontos e fez a diferença no duelo. A equipe do interior paulista mostrou sua força logo no primeiro período, vencendo por 26 a 3, vantagem que faria a diferença durante o restante do jogo. A reação do Pato foi no segundo quarto – 21 a 16 – diminuindo um pouco a diferença para o intervalo. Com a vantagem a seu favor, o Franca administrou o resultado na volta do intervalo, vencendo o terceiro período – 23 a 14 – e perdendo o quarto final por um ponto de diferença – 15 a 14. Vitória francana, por 79 a 53. A equipe comandada por Pablo Costa está garantida na fase final da Liga de Desenvolvimento. Destaque do duelo foi para Edu Marília, que anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 16 rebotes.

Nathan Mariano também terminou o jogo com um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes (João Pires/LNB)

Corinthians também se garante na fase final da LDB 2023

O Corinthians entrou em quadra no terceiro jogo do dia e só o que interessava era a vitória diante do Cetaf-Vila Velha e foi o que aconteceu. O Timão começou em alto ritmo, abrindo grande vantagem no primeiro período – 24 a 10 – e manteve a vantagem para o intervalo após empatar o segundo quarto – 11 a 11. Com o placar a seu favor, o Corinthians manteve o ritmo, vencendo os dois últimos períodos e carimbando a vitória, por 67 a 41. O ala/pivô, Jhonatan foi destaque na partida com um duplo-duplo de 11 pontos e 16 rebotes. Com a 9ª vitória, o Corinthians carimbou sua vaga na fase final da LDB 2023.

Com a 9ª vitória, o Corinthians carimbou sua vaga na fase final da LDB 2023 (João Pires/LNB)

Rio Claro batendo recorde individual de pontos da edição

Rio Claro e União Corinthians entraram em quadra no quarto jogo do dia no confronto entre eliminados na LDB 2023, mas nem por isso deixaram de apresentar um grande basquete dentro de quadra. A equipe do interior paulista abriu vantagem no primeiro período, vencendo por 33 a 20, e manteve o ritmo no quarto seguinte, vencendo por 24 a 18. A volta do intervalo foi de equilíbrio e vitória pela vantagem mínima do Unico – 23 a 22. O União Corinthians seguiu com o bom basquete apresentado e também venceu o período final – 22 a 20 -, mas não foi o suficiente para conquistar a vitória. O Rio Claro conquistou seu quarto triunfo na LDB 2023, por 99 a 33. O maior destaque do duelo foi para o armador Arthur Costa, que teve uma atuação fantástica. O camisa 24 já era detentor do recorde de pontos desta edição da LDB – 34 pontos – e bateu a sua própria marca, anotando 35 pontos no duelo. Além disso, Arthur converteu 10 bolas do perímetro e alcançou a segunda maior marca da história da Liga de Desenvolvimento – o recorde pertence a Von Haydin, com 11 bolas triplas.

“É um sentimento muito gratificante, porque eu estava fora há oito meses, por conta de algo que a gente não pode controlar, que foi a minha lesão no joelho. Ficar de fora tanto tempo, com 21 anos, é complicado para a cabeça, então eu peguei essa LDB realmente pra ajeitar meu psicológico. Na primeira fase eu estava bem, mas meu ombro saiu do lugar, são empecilhos que forçam o caráter, porque a vontade de largar tudo era grande, com uma lesão atrás da outra. Agradeço muito também ao projeto de Rio Claro que abriu as portas pra mim quando eu cheguei da Argentina, ninguém me conhecia e eles me dera uma oportunidade. Jogar com essa molecada é muito gratificante!”, disse o armador do Rio Claro após a partida.

Arthur Costa colecionou grandes atuações nesta edição da LDB (João Pires/LNB)

Paulistano fechando a 2ª fase com chave de ouro

No duelo da parte de cima da tabela, o Paulistano enfrentou o Caxias do Sul e proporcionou um grande jogo de basquete. O time da casa abriu vantagem no primeiro período, vencendo por 21 a 18, e manteve a diferença após empatar o segundo quarto, por 17 a 17. Na volta do intervalo o ritmo do jogo baixou, e o Paulistano venceu os dois últimos períodos, sacramentando a vitória por 70 a 59. A novidade dentro de quadra foi a presença do pivô Ruan no time da capital paulista e o camisa 8 anotou um duplo-duplo de 11 pontos e 10 rebotes. Além dele, o armador Buiú também teve boa atuação com 15 pontos e 4 assistências. As duas equipes estão garantidas na fase final do maior torneio de base do país.

O Paulistano garantiu sua vaga na fase final da LDB com uma campanha invicta (João Pires/LNB)

Vasco consistente na segunda fase

O último jogo do dia foi entre Thalia Coritiba Monsters e Vasco da Gama e a equipe carioca manteve o bom ritmo que vem tendo na segunda fase da LDB. Apesar de perder o primeiro quarto – 21 a 18 para o Thalia -, o cruzmaltino se recuperou no segundo período, vencendo por 17 a 10 e roubando a dianteira no placar. A volta do intervalo foi de um Vasco ainda mais ligado, que venceu os dois últimos períodos e carimbou sua vitória, por 76 a 55. O armador Euler ditou o ritmo do duelo e anotou 27 pontos no jogo e 8 rebotes. Vasco e Coritiba fizeram seu último jogo na Liga de Desenvolvimento de Basquete 2023.

O camisa 14, Vitor Hugo também fez bom jogo, com 14 pontos na conta (João Pires/LNB)

Decisão chegando

Após duas etapas frenéticas na fase classificatória, a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chega, em sua próxima fase, ao momento decisivo. As oito equipes classificadas serão divididas em dois grupos para a disputa pelo titulo do maior campeonato de base do Brasil. A partir daí, os dois melhores colocados de cada grupo, após três partidas, se classificarão para as semifinais do campeonato, enquanto o restante das equipes disputarão seus lugares entre a 5ª e a 8ª colocação.

A fase final da LDB 2023, será realizada entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP). Entre os classificados estão Paulistano, Pinheiros, Corinthians, Praia Clube, Caxias do Sul, Minas Tênis Clube, Sesi Franca e São José.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.