HOJE
Retorno dos mineiros
Por Liga Nacional de Basquete
Uberlândia cresce no terceiro quarto e consegue manter vitória importante diante do Bauru, fora de casa, por 86 a 84
Após perder para a Liga Sorocabana, na quinta-feira, o Unitri/Universo voltou a vencer no NBB. Neste sábado, o time de Uberlândia superou o Itabom/Bauru, por 86 a 84, e quebrou a invencibilidade dos paulistas jogando em seu próprio ginásio. Essa foi a sexta vitória dos mineiros em oito jogos no NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala/pivô Luis Gruber foi o cestinha do Uberlândia na partida, com 21 pontos, seguido pelos alas norte-americanos Robby Collum e Robert Day, que anotaram 18 e 17 pontos respectivamente. O grande destaque individual do jogo, no entanto, foi o pivô do Bauru, Jeff Agba, que marcou um duplo-duplo de 32 pontos e 12 rebotes. O armador Larry Taylor também anotou dois dígitos em dois fundamentos, 16 pontos e 10 rebotes.
O time visitante iniciou o jogo com a mão muito quente. Os norte-americanos Robby Collum e Robert Day, mais o ala/pivô Luís Gruber acertaram cinco arremessos de fora, que puseram o Uberlândia com uma boa vantagem no primeiro quarto, 20 a 11. Pelo lado do Bauru, o pivô Jeff Agba comandava o ataque do time da casa, que aos poucos, foi tirando a vantagem. Após uma ponte aérea de Larry Taylor para Nate Thomas e uma cesta seguida de falta do ala Daniel Gaúcho, os paulistas encostaram no placar (26 a 25).
Na volta para o segundo quarto, o Bauru não conseguiu encaixar o ataque e o Uberlândia aproveitou o momento para abrir no placar. Com uma sequência de 10 a 0, os mineiros abriram 36 a 25 no marcador. Bauru até chegou a reagir no período, mas os visitantes mantiveram o bom ritmo no ataque e foram para o intervalo vencendo por 50 a 38, após uma bola de 3, no último segundo, de Gruber.
Os paulistas ainda tiveram dificuldade na parte ofensiva e durante todo o terceiro quarto, eles tentaram tirar a vantagem, que chegou a ser de 13 pontos (67 a 54). Somente no último período que o Bauru conseguiu encaixar o jogo. Liderados por Agba, o time da casa foi alcançando o adversário no placar. Com menos de três minutos para o final, o ala Daniel Gaúcho fez uma bandeja que deixou seu time apenas um ponto atrás (78 a 77).
A decisão ficou, assim, para os segundos finais. Com 11 segundos no relógio, o armador do Uberlândia, Valtinho, acertou o último dos dois lances livres que teve e pos seu time na liderança por 86 a 84. O técnico do Bauru, Guerrinha alegou que pediu tempo para a mesa de controle, mas esse pedido não foi passado para o trio de arbitragem, que deixou o jogo correr. Os jogadores do Bauru recolocaram a bola em jogo e Douglas Nunes errou o arremesso final. Rapidamente, o treinador bauruense foi reclamar com a mesa.
?O tempo foi pedido, mas a mesa não nos comunicou. Conversamos com o comissário da partida que nos informou que o tempo foi realmente pedido?, afirmou o árbitro do jogo, Cristiano Maranho.
O trio de arbitragem decidiu que o jogo voltaria com os 11 segundos no cronômetro e posse de bola para o Bauru. Após o tempo de Guerrinha, o Bauru tentou seu último lanca, mas novamente, Douglas Nunes errou o arremesso de 3 e a vitória ficou, de vez, com o Uberlândia.
?Foi uma partida muito difícil, nos conseguimos controlar o jogo a maioria do tempo e no final conseguimos segurar o resultado nessa diferença de dois pontos?, comemorou o armador do Uberlândia, Valtinho.
?Nós lutamos, brigamos, mas Uberlândia jogou melhor. Esse campeonato vai ser assim. Em alguns momentos você não vai poder errar e, hoje, Uberlândia foi melhor e venceu a partida?, avaliou o técnico do Bauru, Guerrinha.
Na próxima rodada do NBB, na quinta-feira, o Bauru enfrenta o Winner/Limeira, fora de casa, enquanto o Uberlândia vai a São Paulo jogar contra o São José/Unimed/Vinac.
<strong>Fischer 300</strong>
Um dos grandes atrativos dessa partida entre Bauru e Uberlândia foi a conquista da marca de 300 arremessos de 3 pontos convertidos no NBB do ala da equipe paulista, Fischer. Após duas tentativas erradas no primeiro quarto, o jogador conseguiu acertar seu 300º arremesso com menos de cinco minutos da segunda etapa.
?Fico muito feliz com esse feito. É muito difícil você conseguir dar uma continuidade numa equipe só e eu consegui fazer tudo isso aqui em Bauru. Só seria melhor sair com a marca dos 300 e também com a vitória?, afirmou Fischer.
<strong>Confira os resultados da oitava rodada do NBB:
10/12 (Sábado)</strong>
Vila Velha/Garoto/BMG 78 x 81 Paulistano/Unimed
Itabom/Bauru 84 x 86 Unitri/Universo
Minas 83 x 72 Araraquara
Uniceub/BRB/Brasília 82 x 76 Winner/Limeira
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 74 x 72 Tijuca
São José/Unimed/Vinac 98 x 101 Flamengo
Liga Sorocabana 70 x 80 Vivo/Franca
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca