HOJE
Os parceiros da Liga
Por Liga Nacional de Basquete
Retrospectiva 2023: conheça as marcas e entidades que caminham juntas com a LNB e contribuem para a evolução do principal campeonato de basquete do país, o NBB CAIXA
A Liga Nacional de Basquete tem muito orgulho dos vínculos comerciais que construiu ao longo dos seus 15 anos de história. Parceiros relevantes contribuíram para consolidar o NBB CAIXA como o mais importante campeonato de basquetebol no Brasil. Da mesma forma, transformaram o Jogo das Estrelas no principal evento de entretenimento esportivo no país, fizeram da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) a competição que mais revela jovens talentos no basquete e ajudaram a criar a Copa Super 8, um torneio mata-mata que, a cada temporada, empolga mais os clubes participantes e seus torcedores.
Revivendo o ano de 2023, é motivo para comemoração a chegada de novos patrocinadores, como a EMS Pharma, a renovação da parceria estratégica com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a incorporação de novos parceiros de mídia, o aprofundamento do relacionamento com a Sportsbet.io e Penalty, e a retomada da relação vitoriosa com duas marcas que estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do esporte brasileiro: a Caixa Econômica Federal e as Loterias CAIXA.
Branded content – temporada 2023/24
“O ano de 2023 foi um ano especial porque marcou a retomada completa dos projetos da Liga. Desde 2020, quando explodiu a pandemia, tivemos uma evolução gradual e parcial da reconstrução dos eventos e das parcerias com o mercado. A temporada 2022/23 do NBB, incluindo o Jogo das Estrelas e a Copa Super 8, terminou sem qualquer restrição ou limitação das ações e conseguimos superar as expectativas dos parceiros de mídia e dos patrocinadores. Os bons resultados geraram oportunidades para a temporada 2023/24, trazendo de volta a CAIXA como naming rights do torneio e conquistando novos patrocinadores, como as Loterias CAIXA e a EMS Pharma. As renovações da Sportsbet.io, da UMP e do CBC endossaram a filosofia comercial de atuação da Liga. No cenário das transmissões dos jogos, ficamos muito felizes com as novas parcerias do UOL, do Canal GOAT e da Jumper Brasil, plataformas que levarão o basquete para mais públicos, ampliando o acesso das pessoas ao conteúdo do NBB CAIXA. Acreditamos que 2023 foi o ano da retomada completa e 2024 será o início de uma nova etapa de transformação da LNB, com novos projetos e novos parceiros”.
As palavras são do diretor de Marketing da Liga, Alvaro Cotta, e resumem o que a Liga enfrentou nos últimos anos. A queda dos investimentos, de forma geral, no período da pandemia, foi um obstáculo definitivamente superado e a volta da segurança no campo da saúde permitiu o retorno do público aos ginásios. Com as arenas cheias e o espetáculo do basquete pujante novamente, retornou também o interesse das marcas no mercado esportivo. Atrelado a companhias de peso, o campeonato cresce, passa a ter mais valor e atrai o interesse de veículos que querem transmitir os jogos. Com a promessa de uma grande competição, o NBB CAIXA chamou a atenção de novos parceiros de mídia.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Novos canais de transmissão
Em um mundo em que tudo é on demand e com uma infinidade de opções, o YouTube do NBB CAIXA ganhou companhia de outras plataformas para transmissão de seus jogos em 2023, como o Canal GOAT, plataforma cada vez mais relevante no mercado de competições esportivas ao vivo. Vieram também o UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, e o portal Jumper, canal especializado em basquete. Reafirmando uma parceria já bem-sucedida, o Tik Tok, também transmitiu partidas do NBB CAIXA para o público que está ligado no celular.
Ver essa foto no Instagram
Em 2023, a audiência que acompanha o NBB CAIXA também viu a renovação da parceria da Liga Nacional de Basquete com a TV Cultura, o que garante maior abrangência aos jogos da competição aproveitando a amplitude da emissora na TV aberta.
Ver essa foto no Instagram
Parcerias que seguem firmes com o NBB CAIXA
A consolidação, a renovação e o aprofundamento de parcerias comerciais são de extrema importância para a Liga Nacional de Basquete, que em 2023 comemorou mais um ano do patrocínio da Sportsbet.io. A atual temporada do NBB CAIXA manteve as transmissões especiais de jogos no YouTube, mas com outras ativações ao longo das partidas, oferecendo ainda mais diversão aos fãs de basquete. O programa NBBet, que dá dicas sobre apostas, ganhou uma nova roupagem, com novo cenário, novo apresentador – o influenciador Fernando Hugo – e participação da galera do Aposta 10. A Sportsbet.io também aumentou sua interatividade com o público criando a ação “Craque da Partida”, que permite à audiência escolher o melhor jogador em quadra em diversas partidas do NBB CAIXA.
Ver essa foto no Instagram
O ano de 2023 também foi marcado pela renovação da parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que é estratégica para a LNB. Para o próximo ciclo de quatro anos, o CBC será parceiro do NBB, principal campeonato adulto masculino de basquete, e da LDB, competição nacional de clubes sub-22. O apoio, que será reavaliado anualmente através de um trabalho conjunto das duas entidades (LNB e CBC), contempla todo o suporte de logística dos clubes, árbitros e staff para ambas as competições, com o aporte das viagens aéreas e hospedagem das equipes visitantes que atuam fora de seu próprio estado ou em trechos da mesma região com distâncias acima de 500km.
Outra parceira fundamental aprofundou sua relação com a Liga em 2023. Patrocinadora desde 2017, a Penalty é a fornecedora oficial de bolas das competições organizadas pela LNB. Em 2022, passou a vestir os trios de arbitragem que conduzem os jogos do NBB. E no ano seguinte, trajou os atletas, comissões técnicas e profissionais da Liga que atuaram no Jogo das Estrelas, em Belo Horizonte, evento que também contou com a presença da marca nos naming rights do Torneio de Habilidades. Por fim, 2023 viu a realização de mais uma edição da ação “A Bola do Jogo”.
O contrato de patrocínio da UMP também foi renovado. A associação da marca com o basquete é feita especificamente com os fundamentos de defesa, ou seja, todas as ações que “protegem” os times de levarem cestas. Dentro desse contexto, a parceria com a Liga no NBB CAIXA mantém uma série de iniciativas referentes aos fundamentos defensivos do jogo, como, por exemplo, tocos, recuperações de bola e rebotes.
Ver essa foto no Instagram
No momento mais importante
Outra novidade de 2023 foi a presença da Hellmann’s como patrocinadora das finais do NBB. A empresa de alimentos teve sua marca exposta nas quadras do Morumbi e do Pedrocão, ginásios que sediaram as partidas das finais entre São Paulo e Sesi Franca.
Ver essa foto no Instagram
Outro momento lembrado pelo diretor de marketing da Liga, Alvaro Cotta, aconteceu no Jogo das Estrelas de 2023. Como o evento aconteceu em Belo Horizonte, não há nada mais apropriado que café e pão de queijo: “Cabe ressaltar o sucesso do Jogo das Estrelas, em Belo Horizonte, com lotação máxima do público nos dois dias, o apoio da Melitta e da Forno de Minas, e a realização da exposição sobre a história do NBB e da primeira edição do Seminário do Esporte”.
Ver essa foto no Instagram
Basquete Cidadão: uma parceria para o lado social
A Liga Nacional de Basquete tem se preocupado cada vez mais com as questões ESG, no que diz respeito a atitudes de Governança e Social, principalmente. Neste ano de 2023, a LNB implementou o projeto Basquete Cidadão na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. O Basquete Cidadão é uma iniciativa da Liga em parceria com o Instituto Brazolin – Anjos do Esporte, com a Federação Paulista de Basketball (FPB) e com o Ministério do Esporte. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com o patrocínio da Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil.

O Basquete Cidadão é um espaço importante para incentivar a prática esportiva na região e dar a oportunidade para jovens seguirem carreira no basquete, dentro ou fora das quadras. Os moradores inscritos têm acesso a aulas e cursos profissionalizantes para a formação de árbitros, oficiais de mesa e estatísticas, funções fundamentais na modalidade.
Esta é uma das iniciativas da Liga em prol de justiça social, mas não é a única. Ações de combate ao racismo e LGBTfobia têm conquistado mais espaços nas discussões e reuniões da Liga, com intuito de agir a favor de uma sociedade mais atenta e exemplar para outras esferas, dentro e fora do meio esportivo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca