#JOGAJUNTO

LNB

Os parceiros da Liga

31-12-2023 | 01:15
Por Liga Nacional de Basquete

Retrospectiva 2023: conheça as marcas e entidades que caminham juntas com a LNB e contribuem para a evolução do principal campeonato de basquete do país, o NBB CAIXA

A Liga Nacional de Basquete tem muito orgulho dos vínculos comerciais que construiu ao longo dos seus 15 anos de história. Parceiros relevantes contribuíram para consolidar o NBB CAIXA como o mais importante campeonato de basquetebol no Brasil. Da mesma forma, transformaram o Jogo das Estrelas no principal evento de entretenimento esportivo no país, fizeram da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) a competição que mais revela jovens talentos no basquete e ajudaram a criar a Copa Super 8, um torneio mata-mata que, a cada temporada, empolga mais os clubes participantes e seus torcedores.

Revivendo o ano de 2023, é motivo para comemoração a chegada de novos patrocinadores, como a EMS Pharma, a renovação da parceria estratégica com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a incorporação de novos parceiros de mídia, o aprofundamento do relacionamento com a Sportsbet.io e Penalty, e a retomada da relação vitoriosa com duas marcas que estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do esporte brasileiro: a Caixa Econômica Federal e as Loterias CAIXA.

Branded content – temporada 2023/24

“O ano de 2023 foi um ano especial porque marcou a retomada completa dos projetos da Liga. Desde 2020, quando explodiu a pandemia, tivemos uma evolução gradual e parcial da reconstrução dos eventos e das parcerias com o mercado. A temporada 2022/23 do NBB, incluindo o Jogo das Estrelas e a Copa Super 8, terminou sem qualquer restrição ou limitação das ações e conseguimos superar as expectativas dos parceiros de mídia e dos patrocinadores. Os bons resultados geraram oportunidades para a temporada 2023/24, trazendo de volta a CAIXA como naming rights do torneio e conquistando novos patrocinadores, como as Loterias CAIXA e a EMS Pharma. As renovações da Sportsbet.io, da UMP e do CBC endossaram a filosofia comercial de atuação da Liga. No cenário das transmissões dos jogos, ficamos muito felizes com as novas parcerias do UOL, do Canal GOAT e da Jumper Brasil, plataformas que levarão o basquete para mais públicos, ampliando o acesso das pessoas ao conteúdo do NBB CAIXA. Acreditamos que 2023 foi o ano da retomada completa e 2024 será o início de uma nova etapa de transformação da LNB, com novos projetos e novos parceiros”.

As palavras são do diretor de Marketing da Liga, Alvaro Cotta, e resumem o que a Liga enfrentou nos últimos anos. A queda dos investimentos, de forma geral, no período da pandemia, foi um obstáculo definitivamente superado e a volta da segurança no campo da saúde permitiu o retorno do público aos ginásios. Com as arenas cheias e o espetáculo do basquete pujante novamente, retornou também o interesse das marcas no mercado esportivo. Atrelado a companhias de peso, o campeonato cresce, passa a ter mais valor e atrai o interesse de veículos que querem transmitir os jogos. Com a promessa de uma grande competição, o NBB CAIXA chamou a atenção de novos parceiros de mídia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Novos canais de transmissão

Em um mundo em que tudo é on demand e com uma infinidade de opções, o YouTube do NBB CAIXA ganhou companhia de outras plataformas para transmissão de seus jogos em 2023, como o Canal GOAT, plataforma cada vez mais relevante no mercado de competições esportivas ao vivo. Vieram também o UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, e o portal Jumper, canal especializado em basquete. Reafirmando uma parceria já bem-sucedida, o Tik Tok, também transmitiu partidas do NBB CAIXA  para o público que está ligado no celular.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Em 2023, a audiência que acompanha o NBB CAIXA também viu a renovação da parceria da Liga Nacional de Basquete com a TV Cultura, o que garante maior abrangência aos jogos da competição aproveitando a amplitude da emissora na TV aberta.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Parcerias que seguem firmes com o NBB CAIXA

A consolidação, a renovação e o aprofundamento de parcerias comerciais são de extrema importância para a Liga Nacional de Basquete, que em 2023 comemorou mais um ano do patrocínio da Sportsbet.io. A atual temporada do NBB CAIXA manteve as transmissões especiais de jogos no YouTube, mas com outras ativações ao longo das partidas, oferecendo ainda mais diversão aos fãs de basquete. O programa NBBet, que dá dicas sobre apostas, ganhou uma nova roupagem, com novo cenário, novo apresentador – o influenciador Fernando Hugo – e participação da galera do Aposta 10. A Sportsbet.io também aumentou sua interatividade com o público criando a ação “Craque da Partida”, que permite à audiência escolher o melhor jogador em quadra em diversas partidas do NBB CAIXA.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

O ano de 2023 também foi marcado pela renovação da parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que é estratégica para a LNB. Para o próximo ciclo de quatro anos, o CBC será parceiro do NBB, principal campeonato adulto masculino de basquete, e da LDB, competição nacional de clubes sub-22. O apoio, que será reavaliado anualmente através de um trabalho conjunto das duas entidades (LNB e CBC), contempla todo o suporte de logística dos clubes, árbitros e staff para ambas as competições, com o aporte das viagens aéreas e hospedagem das equipes visitantes que atuam fora de seu próprio estado ou em trechos da mesma região com distâncias acima de 500km.

Outra parceira fundamental aprofundou sua relação com a Liga em 2023. Patrocinadora desde 2017, a Penalty é a fornecedora oficial de bolas das competições organizadas pela LNB. Em 2022, passou a vestir os trios de arbitragem que conduzem os jogos do NBB. E no ano seguinte, trajou os atletas, comissões técnicas e profissionais da Liga que atuaram no Jogo das Estrelas, em Belo Horizonte, evento que também contou com a presença da marca nos naming rights do Torneio de Habilidades. Por fim, 2023 viu a realização de mais uma edição da ação “A Bola do Jogo”.

O contrato de patrocínio da UMP também foi renovado. A associação da marca com o basquete é feita especificamente com os fundamentos de defesa, ou seja, todas as ações que “protegem” os times de levarem cestas. Dentro desse contexto, a parceria com a Liga no NBB CAIXA mantém uma série de iniciativas referentes aos fundamentos defensivos do jogo, como, por exemplo, tocos, recuperações de bola e rebotes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

No momento mais importante

Outra novidade de 2023 foi a presença da Hellmann’s como patrocinadora das finais do NBB. A empresa de alimentos teve sua marca exposta nas quadras do Morumbi e do Pedrocão, ginásios que sediaram as partidas das finais entre São Paulo e Sesi Franca.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Outro momento lembrado pelo diretor de marketing da Liga, Alvaro Cotta, aconteceu no Jogo das Estrelas de 2023. Como o evento aconteceu em Belo Horizonte, não há nada mais apropriado que café e pão de queijo: “Cabe ressaltar o sucesso do Jogo das Estrelas, em Belo Horizonte, com lotação máxima do público nos dois dias, o apoio da Melitta e da Forno de Minas, e a realização da exposição sobre a história do NBB e da primeira edição do Seminário do Esporte”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Basquete Cidadão: uma parceria para o lado social

A Liga Nacional de Basquete tem se preocupado cada vez mais com as questões ESG, no que diz respeito a atitudes de Governança e Social, principalmente. Neste ano de 2023, a LNB implementou o projeto Basquete Cidadão na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. O Basquete Cidadão é uma iniciativa da Liga em parceria com o Instituto Brazolin – Anjos do Esporte, com a Federação Paulista de Basketball (FPB) e com o Ministério do Esporte. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com o patrocínio da Whirlpool, detentora das marcas BrastempConsul KitchenAid no Brasil.

 

O Basquete Cidadão é um espaço importante para incentivar a prática esportiva na região e dar a oportunidade para jovens seguirem carreira no basquete, dentro ou fora das quadras. Os moradores inscritos têm acesso a aulas e cursos profissionalizantes para a formação de árbitros, oficiais de mesa e estatísticas, funções fundamentais na modalidade.

Esta é uma das iniciativas da Liga em prol de justiça social, mas não é a única. Ações de combate ao racismo e LGBTfobia têm conquistado mais espaços nas discussões e reuniões da Liga, com intuito de agir a favor de uma sociedade mais atenta e exemplar para outras esferas, dentro e fora do meio esportivo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.