HOJE
Revanche
Por Liga Nacional de Basquete
Finalista na última temporada jogando por Franca, Dedé chega a mais uma decisão do NBB, mas dessa vez não quer deixar o título escapar

(João Pires/LNB)
Chegar a final de um campeonato nacional é um momento único para qualquer atleta. Mas para o ala Dedé, um dos finalistas do NBB com o São José/Unimed/Vinac, a decisão da temporada 2011/2012 é ainda mais especial. O camisa 8 joseense fez parte do elenco do Franca no último NBB quando ficou com o vice-campeonato, sendo derrotado justamente pelo adversário da final desta edição, o Uniceub/BRB/Brasília.
“Esgasgado”, Dedé não quer deixar escapar novamente a chance de subir no degrau mais alto do pódio e espera ajudar o São José a ficar com o título do NBB pela primeira vez em sua história. A conquista também seria o primeiro título de Dedé na competição.
“Fica um gosto de revanche, sim. O time deles é o time a ser batido, está há quatro anos chegando sempre na final do NBB. Eu tenho uma gana muito grande de vencer essa decisão aqui levar o título para São José”, comentou Dedé.

Junto com Jefferson e Chico, Dedé foi contratado como reforços para a temporada 2011/2012 (João Pires/LNB)
O jogo final, que será realizado às 10h deste sábado, no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), pode coroar a ótima temporada de Dedé com o do Vale do Paraíba. O ala chegou esta temporada à equipe, e chegou à decisão do Campeonato Paulista. No NBB, os joseenses lideraram a fase de classificação e depois eliminaram as tradicionais equipes do Franca e Flamengo nos playoffs.
“Eu estou muito de feliz aqui na equipe e por novamente chegar à final. Viver esse momento de chegar à decisão do campeonato mais importante do país outra vez é muito especial”, comentou.
Na temporada 2011/2012 do NBB, Dedé foi o segundo maior cestinha joseense, com 14,3 pontos por jogo, atrás apenas do pivô Murilo. O camisa 8 também contribuiu com 4,2 rebotes e 1,4 assistências. Ele esteve presente em todos os 36 jogos da equipe no campeonato e em 30 deixou a quadra com ao menos dez pontos anotados.
“Com essa consistência eu consigo atingir uma maturidade e entendimento de jogo cada vez maior. E a afinidade do grupo é muito grande. O Murilo é um pivô excepcional, o Fúlvio é incrível, assim como Jefferson, o Laws, todos que estão aqui”, declarou.
Para Dedé, o segredo para que São José leve a melhor da decisão é manter a tranquilidade em quadra para executar o plano de jogo da mesma maneira que a equipe fez durante todo o campeonato.
“O jogo em si acaba sendo especial por ser um formato novo, em jogo único. Mas o principal é tentar atingir a calma, não deixar a euforia tomar conta. Se fizermos o que fizemos o ano inteiro, temos grandes chances de sair com a vitória”, finalizou Dedé.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Nethsoes.

(Luiz Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca