HOJE
Revanche
Por Liga Nacional de Basquete
Com sete vitórias para cada lado na história do confronto no NBB, Franca e São José duelam nesta quinta-feira por desempate

Uma das atrações da partida será a disputa entre os armadores Fúlvio e Figueroa (Montagem/LNB)
São José/Unimed e Vivo/Franca são donos de um dos duelos mais equilibrados da história do NBB. São sete vitórias para cada lado no histórico do confronto e as equipes entrarão em quadra nesta quinta-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), em partida válida pela 15ª rodada da atual edição da competição, para desempatarem o embate.
O equilíbrio é tanto, que as equipes se enfrentaram nos playoffs de quartas de final das duas últimas temporadas e cada equipe levou a melhor em uma oportunidade. Na edição 2010/2011, os francanos saíram vencedores, enquanto que em 2011/2012 foi a vez de os joseenses eliminarem os rivais e avançarem às semifinais.
Agora, nesta temporada, São José e Franca entrarão em quadra para o tira-teima em situações bem parecidas na tabela de classificação. O time comandado por Lula Ferreira se encontra na quinta colocação da competição, com dez vitórias em 14 jogos (71,4% de aproveitamento). Duas posições abaixo, se encontra a equipe do Vale do Paraíba, que soma oito triunfos e cinco derrotas (66,7% de aproveitamento).
“Este foi justamente o raciocínio que eu passei para os jogadores. Se ganharmos, vamos deixar São José com seis derrotas e permaneceremos com quatro, ficando a duas derrotas deles na classificação. Além disso, sairemos em vantagem no confronto direto, sendo que o jogo do segundo turno será em Franca. Do mesmo jeito que se perdermos, ficaremos empatados com eles no número de derrotas. No NBB todos jogos são fundamentais, mas este é um daqueles mais importantes ainda”, disse Lula.
Para o confronto, o técnico joseense Régis Marrelli seguirá sem poder contar com o ala Dedé e com o pivô Murilo, ambos machucados. Enquanto isso, pelo lado de Franca, que possui a melhor defesa do campeonato, já que sofre apenas 70,5 pontos por jogo, Lula terá todos seus jogadores à disposição.
“Eles têm a melhor defesa e nós já conversamos muito sobre isso. Eles vão querer nos obrigar a fazer o menor número de pontos possível, e temos que ter inteligência para jogar. Temos que fazer a bola rodar, e além disso, temos que exercer uma defesa forte para podermos contra-atacar. Não existe defesa que marque contra-ataque, então temos que estar atentos a estes detalhes”, explicou Marrelli.
Dono de cinco vitórias em sete jogos disputados como mandante nesta temporada, o esquadrão de São José dos Campos terá pela frente um visitante indigesto. Em cinco jogos longe de seus domínios, os francanos conquistaram três resultados positivos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca