HOJE
Revanche
Por Liga Nacional de Basquete
Uberlândia recebe a Liga Sorocabana em busca de devolver a inesperada derrota do primeiro turno e se firmar na terceira colocação
Visando se manter no topo da tabela de classificação, o terceiro colocado Unitri/Universo receberá a Liga Sorocabana, também nesta quinta-feira, no Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG), às 21h (de Brasília). O confronto será transmitido ao vivo pelo SporTV.
No primeiro turno, Uberlândia foi surpreendido pelos paulistas, que lotaram o Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), e conquistaram uma boa vitória, em casa. Desta vez, a equipe do técnico Hélio Rubens quer evitar as surpresas para continuar no G-4.
“Estamos melhores do que no primeiro turno, continuamos em processo de crescimento, temos uma grande esperança de vitória. Respeitamos o time de Sorocaba, já que eles conseguiram vitórias importantes. Mas a força da nossa equipe é na defesa”, explicou o treinador uberlandense.
A equipe do Triângulo Mineiro vem de vitória contra seu adversário direto na briga pelas primeiras posições, o Paschoalotto/Bauru, em casa, por 94 a 83. Um dos trunfos da equipe, com certeza, é o jogo coletivo. O Uberlândia é o time que mais dá assistências na temporada, com média de 17,15 passes perfeitos por jogo. Um de seus principais garçons é Helinho, que é o quinto jogador que mais serve na competição, média de cinco por jogo.
“Estamos conseguindo cada vez mais o entrosamento. O Valtinho está voltando, mesmo que ainda não esteja na forma física ideal, mas a presença dele já é muito importante. A dele e a do Helinho também, pois em muitas oportunidades os dois estão juntos na quadra, possibilitando o grande número de assistências que temos nas partidas”, disse Hélio Rubens.
Falando em assistências, ninguém melhor a ser citado que Valtinho. O armador de 36 anos que ficou parado por oito meses devido a uma grave contusão, aos poucos está voltando a sua forma ideal. Na partida contra os bauruenses, o experiente atleta deu nove assistências, essenciais para o trinfo uberlandense.
“Ele é um ótimo jogador, tem um talento que poucos têm. Domina todos os fundamentos, ótima visão, ele além de jogar, ele faz os outros jogadorem. Tem liderança, analisa bem o momento da partida, e eu dou a liberdade pra ele pois eu confio muito em seu jogo”, comentou o treinador mineiro, que ainda não pode contar com o norte-americano Robby Collum.
Uma curiosidade sobre o camisa 9 é que se ele der duas assistências, atingirá 700 no NBB. Valtinho é o quarto maior garçom da história da torneio, atrás apenas de Larry, Fúlvio e Nezinho, todos com mais de 800.
Do outro lado, a Liga Sorocabana está em uma crescente no NBB. Apesar da derrota na última partida para o Vivo/Franca, o time do interior paulista está com dez vitórias em 20 jogos (50% de aproveitamento), sendo que oito delas vieram em 2013.
“Eu acho que não tem clima de revanche não. Cada um briga por sua posição na tabela, eles estão em outra situação que nós, tem um objetivo diferente do nosso. No primeiro jogo, em que vencemos em casa, o Dawkins não estava em quadra, assim como o Valtinho também não, portanto será um jogo muito bom. Dependemos dos nossos primeiros dez minutos para definir como será o jogo. Assim como aqui em Sorocaba, a torcida lá é muito forte. Vamos em busca de mais uma vitória contra Uberlândia”, disse Rinaldo Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana.
Boa parte da crescente da equipe se deve ao retorno de Kenny Dawkins, que voltou às quadra em 2013, após uma contusão. Além disso, o norte-americano conta com a ajuda de seu compatriota Holloway, cestinha da equipe e quarto maior pontuador do NBB, com média de 19,60 pontos por jogo.
“O Dawkins é o jogador mais antigo no grupo, o capitão da equipe, o organizador do time. Quando ele está bem, o time está bem e conseguimos fazer boas partidas. Ele controla bem as ações da equipe, é um excelente jogador”, falou Rinaldo.