HOJE
Reviravolta
Por Liga Nacional de Basquete
Da desconfiança à esperança: Basquete Cearense cresce na hora decisiva e fica a um passo de vencer sua primeira série de playoff na história

Basquete Cearense sofreu com a irregularidade na fase de classificação e agora está próximo de vencer seu primeiro playoff na história (João Pires/LNB)
O Solar Cearense, de fato, não teve uma temporada fácil. O mesmo elenco que foi direto ao G-4 no último NBB CAIXA sofreu com a irregularidade na atual edição e fechou a fase de classificação somente na 11ª colocação. No entanto, as desconfianças se transformaram em esperança, e o Carcará levantou voo nos playoffs com destino certo.
Diante da jovem e promissora equipe do Paulistano/Corpore, o representante do Ceará ganhou moral ao vencer o emocionante Jogo 1 em Fortaleza, na prorrogação (87 a 74). Depois, perdeu um duro duelo em São Paulo no Jogo 2 (83 a 75), mas tornou a mostrar força na terceira partida, na qual tirou uma desvantagem de 15 pontos no segundo tempo e venceu em plena capital paulista (85 a 81).
E a virada resultante em vitória no Jogo 3 simbolizou um pouco do que foi a temporada do Basquete Cearense, que depois desta reviravolta está próximo de conseguir algo histórico: vencer sua primeira série de playoffs na história do NBB CAIXA. O feito pode ser alcançado neste sábado (15/04), no Ginásio da CFO, em Fortaleza (CE), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band.
“Estamos muito confiantes, algo que nos faltou durante toda a temporada, essa alegria de estar em quadra, nos divertindo enquanto jogamos. Essa foi uma característica muito forte na temporada passada e ainda não havíamos encontrado isso. Agora é controlar para que isso não exceda. Temos que estar apegados àquilo que deu certo durante a série e muito concentrados para as alternativas que o Paulistano certamente vai trazer para este quarto jogo”, comentou o capitão Davi Rossetto.

Basquete Cearense foi eliminado pelo Mogi nas quartas da temporada passada mesmo vindo do G-4 (João Pires/LNB)
A equipe do técnico Alberto Bial já foi três vezes ao mata-mata da competição. A primeira delas foi justamente para o Paulistano, nas oitavas de final de 2012/2013, com derrota no Jogo 5 em pleno Paulo Sarasate lotado. Depois, acumulou eliminações para Gocil/Bauru nas oitavas de 2013/2014, por 3 a 0, e para o Mogi das Cruzes/Helbor nas quartas de final da temporada passada, mesmo com mando de quadra, por 3 a 1.
“Isso tudo é passado. Cada jogo é uma história. Nunca havíamos ganhado dentro do Paulistano e provamos que esses tabus estão aí para serem quebrados. O que ficou de episódios passados foi o aprendizado, de controlarmos a ansiedade que antecede essas decisões e jogarmos cada minuto dessas partidas como se fosse o último de nossas vidas. Ninguém quer mais aquele sentimento que experimentamos em outras ocasiões”, completou Davi.
Davi Rossetto, por sua vez, foi um dos reflexos da reviravolta que viveu a equipe cearense. Eleito Melhor Armador do último NBB CAIXA, o atleta fez uma temporada de alguns altos e baixos, assim como o próprio Carcará. Nos dois primeiros jogos da série contra o Paulistano, Davi não se saiu bem e registrou respectivos seis e sete pontos.
Mas o ressurgimento do armador veio justamente no Jogo 3, que deu a vantagem na série ao Carcará. Determinado, agressivo e decisivo, Davi foi autor de lances incríveis em momentos cruciais da partida e totalizou 22 pontos, em sua melhor atuação dos últimos meses. O jogador admitiu a queda de rendimento anterior, agradeceu a confiança de todos ao seu redor e afirmou que espera marcação cerrada do Paulistano no Jogo 4.

“O Jogo 3 ficou para trás, com certeza o Paulistano vai preparar algo diferente para me inibir”, disse Davi Rossetto (João Pires/LNB)
“Realmente não vinha ajudando minha equipe como gostaria. Não fiz uma boa reta final da fase de classificação e permiti que isso abalasse minha confiança. Mas sou abençoado de ter ao meu redor, tanto dentro da equipe, quanto família e torcedores, pessoas que continuaram me encorajando, me dando ânimos para que eu retomasse minha confiança, minha agressividade, e acredito ser disso que minha equipe precisa. Mas da mesma forma, o Jogo 3 já ficou para trás, com certeza a equipe do Paulistano vai preparar algo diferente para me inibir, e eu tenho que estar preparado para ajudar minha equipe da maneira que for”, finalizou Davi.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca