#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Reviravolta

13-04-2017 | 04:01
Por Liga Nacional de Basquete

Da desconfiança à esperança: Basquete Cearense cresce na hora decisiva e fica a um passo de vencer sua primeira série de playoff na história

Basquete Cearense sofreu com a irregularidade na fase de classificação e agora está próximo de vencer seu primeiro playoff na história (João Pires/LNB)

O Solar Cearense, de fato, não teve uma temporada fácil. O mesmo elenco que foi direto ao G-4 no último NBB CAIXA sofreu com a irregularidade na atual edição e fechou a fase de classificação somente na 11ª colocação. No entanto, as desconfianças se transformaram em esperança, e o Carcará levantou voo nos playoffs com destino certo.

Diante da jovem e promissora equipe do Paulistano/Corpore, o representante do Ceará ganhou moral ao vencer o emocionante Jogo 1 em Fortaleza, na prorrogação (87 a 74). Depois, perdeu um duro duelo em São Paulo no Jogo 2 (83 a 75), mas tornou a mostrar força na terceira partida, na qual tirou uma desvantagem de 15 pontos no segundo tempo e venceu em plena capital paulista (85 a 81).

E a virada resultante em vitória no Jogo 3 simbolizou um pouco do que foi a temporada do Basquete Cearense, que depois desta reviravolta está próximo de conseguir algo histórico: vencer sua primeira série de playoffs na história do NBB CAIXA. O feito pode ser alcançado neste sábado (15/04), no Ginásio da CFO, em Fortaleza (CE), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band.

“Estamos muito confiantes, algo que nos faltou durante toda a temporada, essa alegria de estar em quadra, nos divertindo enquanto jogamos. Essa foi uma característica muito forte na temporada passada e ainda não havíamos encontrado isso. Agora é controlar para que isso não exceda. Temos que estar apegados àquilo que deu certo durante a série e muito concentrados para as alternativas que o Paulistano certamente vai trazer para este quarto jogo”, comentou o capitão Davi Rossetto.

Basquete Cearense foi eliminado pelo Mogi nas quartas da temporada passada mesmo vindo do G-4 (João Pires/LNB)

A equipe do técnico Alberto Bial já foi três vezes ao mata-mata da competição. A primeira delas foi justamente para o Paulistano, nas oitavas de final de 2012/2013, com derrota no Jogo 5 em pleno Paulo Sarasate lotado. Depois, acumulou eliminações para Gocil/Bauru nas oitavas de 2013/2014, por 3 a 0, e para o Mogi das Cruzes/Helbor nas quartas de final da temporada passada, mesmo com mando de quadra, por 3 a 1.

“Isso tudo é passado. Cada jogo é uma história. Nunca havíamos ganhado dentro do Paulistano e provamos que esses tabus estão aí para serem quebrados. O que ficou de episódios passados foi o aprendizado, de controlarmos a ansiedade que antecede essas decisões e jogarmos cada minuto dessas partidas como se fosse o último de nossas vidas. Ninguém quer mais aquele sentimento que experimentamos em outras ocasiões”, completou Davi.

Davi Rossetto, por sua vez, foi um dos reflexos da reviravolta que viveu a equipe cearense. Eleito Melhor Armador do último NBB CAIXA, o atleta fez uma temporada de alguns altos e baixos, assim como o próprio Carcará. Nos dois primeiros jogos da série contra o Paulistano, Davi não se saiu bem e registrou respectivos seis e sete pontos.

Mas o ressurgimento do armador veio justamente no Jogo 3, que deu a vantagem na série ao Carcará. Determinado, agressivo e decisivo, Davi foi autor de lances incríveis em momentos cruciais da partida e totalizou 22 pontos, em sua melhor atuação dos últimos meses. O jogador admitiu a queda de rendimento anterior, agradeceu a confiança de todos ao seu redor e afirmou que espera marcação cerrada do Paulistano no Jogo 4.

“O Jogo 3 ficou para trás, com certeza o Paulistano vai preparar algo diferente para me inibir”, disse Davi Rossetto (João Pires/LNB)

“Realmente não vinha ajudando minha equipe como gostaria. Não fiz uma boa reta final da fase de classificação e permiti que isso abalasse minha confiança. Mas sou abençoado de ter ao meu redor, tanto dentro da equipe, quanto família e torcedores, pessoas que continuaram me encorajando, me dando ânimos para que eu retomasse minha confiança, minha agressividade, e acredito ser disso que minha equipe precisa. Mas da mesma forma, o Jogo 3 já ficou para trás, com certeza a equipe do Paulistano vai preparar algo diferente para me inibir, e eu tenho que estar preparado para ajudar minha equipe da maneira que for”, finalizou Davi.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.