HOJE
Reviravolta
Por Douglas Carraretto
Defesa forte, precisão e muita intensidade: Franca mata Jogo 4 no primeiro quarto e ganha moral para decidir série quartas de final no Pedrocão
O Franca Basquete entrou em quadra na noite desta terça-feira com apenas um só objetivo: a vitória. Desde o início da partida, o time do técnico Helinho Garcia mostrou determinação total em igualar a série novamente e levar a decisão da vaga na semifinal para o Jogo 5. E assim fez.
Com espírito guerreiro e ritmo alucinante durante os 40 minutos do duelo, os francanos não deram chances ao Paulistano/Corpore, venceram por sonoros 105 a 87 e ganharam muita moral para a quinta e decisiva partida, que será no sábado (06/05), no Ginásio Pedrocão, com horário a definir.
“Hoje nosso time jogou da maneira que jogamos o campeonato inteiro. Merecemos muito a vitória. Defendemos bem, no começo marcamos demais e fizemos vários contra-ataques. Mas não tem nada ganho, não adianta ficar feliz, avança quem ganha três jogos, não dois. Temos que ir lá e fazer mais do que fizemos aqui para conquistar a tão sonhada vaga na semifinal”, comentou Pedro, cestinha do Franca, com 18 pontos.
+Confira mais detalhes, estatísticas e fotos da expressiva vitória do Franca em SP
O Franca precisou de apenas dez minutos para decretar seu resultado positivo em solo paulistano. Com ritmo avalassador, a equipe da Capital do Basquete não tomou conhecimento do clube da casa e venceu o primeiro quarto por incríveis 33 a 9 (24 pontos de diferença).
Para construir essa larga vantagem, os francanos mostraram precisão incrível nos arremessos e anularam o Paulistano na defesa. Nas bolas de 3, foram cinco acertos em sete tentativas (71,4% de aproveitamento) contra nenhuma conversão em nove tiros do Paulistano. Nada deu certo para a equipe do técnico Gustavo De Conti, que registrou a menor pontuação de uma equipe na série.

“As coisas aconteceriam de acordo com a nossa pegada”, disse Coelho, um dos líderes da equipe do Franca (Luiz Pires/LNB)
“Quando entrei em quadra antes do jogo, falei para os outros quatro que entraram comigo que as coisas aconteceriam de acordo com a nossa pegada. E do jeito que entramos conseguimos contagiar a todos e fizemos esse grande jogo. Fomos intensos em todos os quartos, coisa que nos outros jogos não estava acontecendo, isso fez total diferença”, disse o armador Henrique Coelho, do Franca.
Depois de “sobreviver” na série em grande estilo, a vaga nas semifinais será decidia no Pedrocão, que teve seu recorde de público na temporada no Jogo 3, com 5.414 pessoas. Apesar de saber do apoio da torcida francana, o técnico Helinho prefere manter o foco somente no que será feito dentro de quadra.
“A série é equilibrada, mas com certeza se recuperar da quebra de mando deles e levar a série de volta para o Pedrocão foi importantíssimo. Temos que estar ainda mais preparados, até porque o Paulistano é uma equipe aguerrida e está preparada, assim como a nossa. Precisamos manter o foco e entrar humildemente para jogar ao lado da torcida, mas principalmente sabendo o que temos que fazer dentro da quadra”, finalizou o técnico do Franca.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
