HOJE
Abram alas pro Rey!
Por Arthur Salazar
Um dos destaques mais promissores do nosso basquete, o ala-armador Reynan já vem se provando no cenário nacional há algum tempo e ainda promete mostrar muito mais
Artigo escrito por Arthur Salazar via Collab NBBxPosterizamos
O nome é Reynan Gabriel e chegando em agosto de 2022 já dá pra dizer que todo mundo sabe de quem eu tô falando. Em oito meses, Reynan virou mais Rey do que nunca e vive uma das temporadas mais brilhantes que um jovem de 18 anos pode sonhar em ter no basquete nacional. Vestindo o verde e amarelo do Sub-18, Reynan liderou na conquista brasileira do Sul-Americano de forma invicta e foi coroado como o MVP do torneio internacional que nos deu espaço na Copa América Sub-18. Chegando no México, o ala-armador quebrou mais uma vez as expectativas e foi o grande nome do vice-campeonato histórico e a vaga para o Mundial da categoria depois de nove anos de ausência no maior torneio de base do mundo. Obviamente, Reynan fez parte do quinteto ideal do campeonato continental e colocou seu nome de vez no cenário gringo da bola laranja. Ah, e além disso, o ano do menino de ouro da base francana seguiu em ascensão após o convite para representar a Seleção no Globl Jam Sub-23. Pela equipe comandada por Tiago Splitter, Rey foi o sexto que mais jogou e peça crucial no título que veio sobre os EUA, Canadá e Itália, e tudo isso sendo o brasileiro mais jovem inscrito no torneio.

Na LDB 2022, Rey chegou como um dos destaques do time francano que é formado por vários jovens que já dividem a quadra desde o Sub-15 com o ala-armador e portanto, fazem parte da trajetória de Reynan. Para ele: “É muito da hora ver a nossa evolução! É muito bom ver esses meninos que treinam comigo, e que não estavam tão ‘efetivos’ na LDB, terem um papel diferente na equipe que é uma das mais jovens do campeonato. Mesmo que em meio a dificuldade, tentamos sempre estar presentes e ativos com o time, o que é muito importante.”
Ao fim da primeira etapa, Rey se consolidou como o principal jogador de Franca e terminou a bateria de jogos com: 18.0 PPJ; 4.3 RPJ; 2.0 APJ e 15.0EF em quase 34 minutos jogados por partida (maior média da equipe). Sobre esse novo momento na sua jovem carreira, o ala-armador mostrou confiança no seu potencial: “Eu entendi esse meu papel e estou sempre tentando me preparar! Não me deixa nervoso ou algo do tipo, pelo contrário, eu sinto que tenho uma liderança forte, então sempre estou tentando ajudar a equipe com essa atitude dentro de quadra. No fim das contas, é sempre bom poder ajudar o time!”
Em “meio-ano”, Reynan já roubou 2022 para si, e pensando nisso o jovem de 18 anos falou um pouco sobre suas metas para o restante da temporada: “A expectativa é a melhor possível! Eu tenho um foco em mente: continuar evoluindo, não importa onde quer que esteja… Seja em Franca; na seleção ou em qualquer outro lugar, o que importa é manter esse objetivo de continuar evoluindo até o Mundial (Sub-19), porque tem muita coisa pra acontecer até lá. E não só eu, como todo mundo tem que manter esse foco… Então esse é o meu preparo mental, para continuar evoluindo dentro de quadra, porque as coisas vão começar a acontecer e não vai ser fácil, é preciso estar preparado!”

A guinada na carreira de Reynan e a possibilidade de exposição no Mundial Sub-19, criou expectativas reais de que ele siga os passos de Gui Santos e Didi em busca de um espaço na NBA. Aos 18 anos, o ala-armador admite que pensa bastante sobre esse sonho, que é a cada momento mais palpável: “Todo dia! Todo dia antes de dormir eu me vejo na NBA e fé em Deus que eu estarei lá daqui algum tempo!”
Para as próximas fases da LDB, o ala-armador de ainda 18 anos vai ter a oportunidade de usar o maior campeonato de base do país como plataforma para se expor mais ainda no papel de “Rey da Base”. Para quem acompanha a trajetória do Rey, fica bem evidente que são nesses momentos de exposição máxima que o seu talento e ferocidade crescem e abrem caminho para atuações de gala, que, já recheiam o currículo da maior promessa do basquete brasileiro rumo a voos que só o próprio Reynan pode rotular.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca