#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jovem cestinha

13-11-2024 | 12:37
Por Gustavo Marinheiro

Com 18,6 pontos por jogo na temporada 2024/25, Reynan lidera o ranking histórico de pontos entre os jogadores sub-20 do NBB CAIXA

Segundo maior cestinha da temporada 2024/25, atrás apenas de Dontrell Brite, do Bauru Basket, Reynan Gabriel, do Pinheiros, assumiu o topo de um ranking histórico no NBB CAIXA: o ala-armador é o jogador sub-20 com a maior média de pontos da história da competição. Além disso, o o jovem conta com um aproveitamento de 39,5% (15/38) nas bolas do perímetro para atingir o topo dessa lista.

“Estou muito feliz com a minha atual temporada. É muito bom ver que o meu trabalho e esforço está sendo recompensado. Estou com uma confiança muito grande em mim mesmo e estou recebendo uma confiança da equipe para que eu possa pontuar, para que eu possa ter essa liderança em quadra também”, afirmou Reynan Gabriel, que coincidentemente enfrenta Dontrell Brite, nesta quinta-feira (14/11), quando Pinheiros e Bauru Basket se enfrentam no Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo.

Reynan Gabriel tem feito uma grande temporada pelo Pinheiros. Foto: Miguel Schincariol / São Paulo FC

Confira os seis primeiros nomes do ranking:

1 – Reynan Gabriel (2024/25): 18,6 PPJ

2 – Yago Mateus (2019/20): 16 PPJ

3 – Lucas Dias (2015/16): 15,9 PPJ

4 – Vitor Benite (2010/11): 14,7 PPJ

5 – Lucas Mariano (2013/14): 12,8 PPJ

6 – Ruan Miranda (2021/22): 12 PPJ

Reynan Gabriel tem colecionado boas atuações. Contra o São Paulo, por exemplo, o jovem brilhou com uma atuação histórica: 30 pontos, estabelecendo sua melhor marca pessoal na competição, e além do recorde individual, o ala-armador conseguiu oito bolas de três pontos, quebrando o recorde de perímetro da temporada, com um brilhante aproveitamento de 88%. A partida foi essencial para que o jogador aumentasse ainda mais os seus números na temporada e atingisse uma média de 18,6 pontos por jogo.

“A partida contra o São Paulo foi muito boa, mostrou o trabalho sendo recompensado, o que eu posso fazer dentro da Liga, o que eu almejo, o que eu busco, então é continuar trabalhando, continuar focado, determinado para que mais momentos como esse possa chegar e que eu possa aproveitar. Eu treino para que esses momentos cheguem e eu abrace a oportunidade”, afirmou Reynan Gabriel, que, no jogo seguinte, anotou mais 15 pontos na vitória do Pinheiros sobre o Sesi Franca.

Presentes no ranking, estão outros jogadores históricos da competição: Yago Mateus conseguiu 16 pontos por jogo no ano posterior ao seu título no Paulistano/CORPe e um ano antes de se juntar o Flamengo, onde conquistou mais um título. Na temporada em questão em que o armador brilhou, o NBB CAIXA foi encerrado precocemente e o jovem não chegou a disputar os playoffs, terminando a temporada na 11° colocação.

Lucas Dias contou com um ano brilhante em 2015, além de conquistar o título da LDB e anotar a maior marca de pontos da história da competição (51 pontos), assumiu a titularidade no Pinheiros, chegou até as quartas de finais e foi eleito o Destaque Jovem da edição. Vitor Benite conseguiu a sua marca no mesmo ano em que conquistou o prêmio de Destaque Jovem e Sexto Homem da competição, quando ainda defendia a camisa do Sesi Franca.

Outro detalhe importante sobre o posto de Reynan é que ele conta com a terceira menor média de minutos do top 6 do ranking, com 28,3 minutos por jogo. Além disso, os 39,5% do perímetro e os 49,2% nos arremessos de quadra mostram a efetividade do ala-armador, que produz muito, mas continua com uma boa efetividade. Na temporada atual, o jogador já conquistou uma vaga no quinteto ideal dos jovens de outubro e figura na oitava colocação com o Pinheiros.

“É muito gratificante estar liderando o ranking com jogadores que são muito talentosos, jogadores que eu sou fã. Estar com o meu nome ali no meio desses jogadores me deixa muito feliz, é o que eu sempre almejei. Claro que o trabalho não termina por aqui, mas estar sendo recompensado dessa forma aos 20 anos, é muito gratificante. Não pretendo parar aqui, eu estou apenas começando e quero colocar o meu nome no mais alto possível”, finalizou Reynan Gabriel.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.