HOJE
Nome forte
Por Liga Nacional de Basquete
Com ala/pivô portorriquenho draftado pela NBA, Universo/Brasília anuncia mais três reforços para próxima temporada do NBB CAIXA

Sánchez é presença constante na seleção de Porto Rico; novo reforço do Brasília vem atuando nas Eliminatórias (FIBA/Divulgação)
Depois de anunciar os primeiros nomes para a temporada 2018/2019 do NBB CAIXA, incluindo a dupla vitoriosa Arthur e Nezinho, o Universo/Brasília anunciou, nesta terça-feira, mais três reforços para o elenco da equipe. Os caras da vez são: o ala Rafa Moreira e os pivôs Rod Gonçalves e Ricky Sánchez.
Do trio contratado, o grande nome é o porto-riquenho Ricky Sánchez. Draftado em 2005, na NBA, pelo Portland Trail Blazers, o pivô não chegou a atuar pela principal liga norte-americana, mas teve passagens pelo Idaho Stampede, time da D-League. Além da experiência pelos Estados Unidos, o atleta também jogou nas ligas argentina, mexicana e porto-riquenha.
O jogador de 2,11m e 31 anos esteve no Brasil na campanha do bronze de Porto Rico no Pan do Rio-2007. Ainda pela seleção, Sánchez fez parte dos vice-campeonatos nas Copas Américas de 2009 (vencida pela Seleção Brasileira) e 2013. Ele será o segundo porto-riquenho a atuar no NBB CAIXA; o primeiro foi Isaac Sosa, que jogou pelo Minas na temporada 2015/2016.
“Estou muito empolgado com essa oportunidade de jogar no Brasil. É uma liga que eu sempre quis competir e espero que eu possa jogar no mais alto nível e ajudar nosso time a vencer jogos”, disse Ricky Sánchez, que atuou no Capitanes de Arecibo, de Porto Rico, na última temporada.
Outro reforço, o ala Rafa Moreira vem de uma temporada bem positiva no São José, com médias de 10,5 pontos e 9,4 de eficiência na campanha da última Liga Ouro, que rendeu o acesso de sua equipe para o NBB CAIXA.
“Brasília é uma cidade que não merecia ter saído do circuito do basquete. É magnífico poder fazer parte desse time que marca o retorno da cidade ao NBB e o povo brasiliense merece ter as alegrias que o time pode trazer. Espero poder contribuir”, afirmou o jogador de 1,90m.

Rafa foi um dos destaques da campanha de São José na última Liga Ouro
Já o pivô Rod Gonçalves, de 31 anos, teve passagem pelo Palmeiros e mais recentemente pelo basquete uruguaio. Após quase cinco anos fora do Brasil, ele celebra o retorno ao país: “As expectativas para a temporada são as melhores possíveis. Já são muitos anos jogando longe do Brasil e voltar ao basquete brasileiro em um time consagrado no cenário nacional é uma oportunidade única”.
A preparação do Brasília já começou. Os jogadores estão em fase de exames médicos e avaliações físicas; o início dos treinos está marcado para 1° de setembro. A equipe estreia no NBB CAIXA dia 15/10, contra o Flamengo, em Brasília.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Açúcar Guarani.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca