HOJE
Rivais por posições
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanhas bem próximas, Paulistano e Mogi fazem do clássico paulista desta sexta-feira um confronto direto por posições no NBB CAIXA 16/17
Ficar na parte de cima da tabela para seguir sonhando com G-4 é o objetivo em comum de Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor. Duas das grandes forças do NBB CAIXA, alvirrubros e mogianos estarão frente a frente nesta sexta-feira (27/01), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30, na luta para ficar ainda mais próximo do G-4.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Os dois times parecem distantes na classificação (o Mogi dividindo a quarta colocação com outras duas equipes e o Paulistano aparecendo em nono), mas tudo pode mudar com uma vitória alvirrubra. Se o time de Gustavo De Conti ganhar poderá colar no G-4, inclusive com possibilidade de quádruplo empate com Mogi, Pinheiros e Vasco da Gama.
Vindo de derrota em casa para o Campo Mourão, o Paulistano caiu para o nono lugar, com campanha de oito vitórias em 15 jogos (53,3% de aproveitamento), mesma campanha do próprio time paranaense, que perde no desempate pelo critério de confronto direto.
Do outro lado, os mogianos passaram pela mesma situação que o Paulistano e chegou a estar em oitavo, mas duas vitórias seguidas, sobre Universo/Vitória e LSB/Uniso, colocaram a equipe do técnico Guerrinha colada no G-4 novamente, com campanha de nove triunfos em 15 partidas (60% de aproveitamento), a mesma de Vasco e EC Pinheiros.
“Teremos um jogo muito duro, mas esperamos fazer uma boa partida e sair com a vitória. Retrospecto não garante nada. Podemos ter perdido de uma equipe e ganhar. É o jogo do dia que vai determinar. Lógico que queremos levar a evolução que tivemos contra LSB. Esse é um trabalho constante, que a gente tenta tirar as coisas que não aconteceram e melhorar”, declarou o técnico do Mogi, Guerrinha.
Paulistano e Mogi abriram suas participações na atual edição do NBB CAIXA se enfrentando, no Ginásio Hugo Ramos, e o resultado foi atípico: vitória acachapante do time mogiano, por 31 pontos de diferença, placar de 86 a 55. Com 22 pontos, oito assistências e seis rebotes, o ala/pivô norte-americano Tyrone foi o destaque.
Os dois times ainda detêm uma série de confrontos diretos importantíssimos recentemente. No Campeonato Paulista de 2016, os mogianos bateram a equipe da capital paulista na série semifinal, por 2 a 0, com vitórias em São Paulo (SP), por 93 a 82, e em Mogi das Cruzes (SP), por 76 a 69. Mais recentemente, os times se enfrentaram na fase semifinal da Liga Sul-Americana 2016, novamente com vitória do Mogi, por 80 a 59.
“Paulistano e Mogi sempre fazem grandes jogos. Será mais uma partida duríssima, mas temos que fazer valer nosso ginásio e buscar essa vitória para nos mantermos firmes na briga pelo G4”, comentou o ala Eddy, do Paulistano.