#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rivais definidos

16-08-2013 | 01:12
Por Liga Nacional de Basquete

ABASU divulga grupos, e brasileiros conhecem seus adversários Liga Sul-Americana 2013; Bauru e Brasília sediarão quadrangulares, e São José jogará no Equador

São José, do armador Fúlvio, disputará a Liga Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo (Samuel Vélez/FIBA Americas)

Na manhã desta sexta-feira, Paschoalotto/Bauru, São José/Unimed e Uniceub/BRB/Brasília conheceram seus rivais na primeira fase da Liga Sul-Americana. A ABASU (Associação de Basquete da América do Sul), entidade responsável pelo torneio, anunciou os grupos da etapa inicial e todo o calendário da competição.

Dentre os três representantes brasileiros no campeonato continental, apenas o time joseense, que jogará no Equador, não atuará em casa na fase de classificação. Bauruenses e candangos sediarão seus respectivos quadrangulares e terão a oportunidade de atuarem ao lado de suas torcidas no início da Liga Sul-Americana.

Terceiro, quarto e quinto colocados no NBB 2012/2013, Bauru, São José e Brasília garantiram o direito de disputar a Liga Sul-Americana 2013. Enquanto isso, o campeão Flamengo e o vice Unitri/Universo disputarão a Liga das Américas 2014, principal torneio interclubes do continente, que também contará com a presença do Pinheiros/SKY, atual campeão da competição.

Com 16 equipes participantes, oriundas de nove países diferentes, a Liga Sul-Americana 2013 tem um formato de disputa simples. Os times foram divididos em quatro grupos e jogarão entre si em turno único dentro de suas chaves. Os dois melhores classificados de cada grupo avançarão à fase de semifinal.

Os oito clubes classificados serão alinhados em duas chaves, que serão disputadas no mesmo formato da fase anterior. Então, os dois melhores colocados de cada lado avançarão ao Final Four, que por sua vez será realizada em jogos de eliminatória simples (semifinal e final), nos dias 27 e 29 de novembro.

A grande novidade da Liga Sul-Americana 2013 fica por conta do fato de o campeão da competição assegurar vaga na Liga das Américas 2014. Com a criação da Copa Intercontinental, que estreará este ano com o confronto entre o Pinheiros/SKY, atual campeão da Liga das Américas, e Olympiacos (Grécia), atual campeão da Euroliga, uma vaga no principal torneio do continente se tornou algo atraente e isso deixou o campeonato da América do Sul ainda mais visado.

“Nós criamos, conforme o anúncio realizado nas últimas semanas, a Copa Intercontinental, que se trata de uma estrutura sólida para a internacionalização de nossos clubes do continente. Agora, o campeão da Liga Sul-Americana entrará na Liga das Américas, que por sua colocará seu campeão para enfrentar o campeão da Euroliga. Não há melhor recompensa do que um clube poder expor seu valor para todo o mundo e isso é o que temos procurado ao longo dos últimos anos. Este ano a Liga Sul-Americana 2013 é o início desse ciclo”, disse Alberto Garcia, secretário-geral da FIBA Américas.

Confira os grupos e as datas da Liga Sul-Americana 2013:

– Grupo A (01, 02 e 03 de outubro)
Sede: Brasília
Uniceub/BRB/Brasília (BRA)
Boca Juniors (ARG)
Club Atletico Nacional (BOL)
Representante Equador

– Grupo B (08, 09 e 10 de outubro)
Sede: Bauru
Paschoalotto/Bauru (BRA)
Defensor Sporting (URU)
Caquetios Falcon (VEN)
Universidad de Concepción (CHI)

– Grupo C (15, 16 e 17 de outubro)
Sede: Ambato (Equador)
São José/Unimed (BRA)
Club Importadora Alavrado (ECU)
Peñarol de Mar del Plata (ARG)
Bambuqueros de Neiva (COL)

– Grupo D (22, 23 e 24 de outubro)
Sede: Maturin (Venezuela)
Guacharos de Matrin (VEN)
Club Argentino de Junin (ARG)
Aguada (URU)
El Bosque (PER)

Semifinal 1  (5 a 7 de novembro)
Sede: A definir

Semifinal 2  (12 a 14 de novembro)
Sede: A definir

Final Four  (27 e 29 de novembro)
Sede: A definir