HOJE
Rivais em conflito
Por Liga Nacional de Basquete
Finalistas das últimas duas edições do NBB CAIXA, Flamengo e Bauru fazem clássico com transmissão ao vivo do SporTV nesta terça-feira

Os dois times se enfrentaram na abertura do NBB CAIXA 16/17, e depois de duas prorrogações e muita emoção, o Flamengo levou a melhor (João Pires/LNB)
Acumulando encontros decisivos nos últimos anos, Flamengo e Gocil/Bauru Basket farão mais um confronto de fundamental importância nesta terça-feira (24/01). Vindo de derrota amarga em sua última partida, o rubro-negro carioca tentará manter a ponta da tabela de classificação contra os rivais do interior paulista, a partir das 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
“Temos sempre a certeza de um grande jogo entre Bauru e Flamengo. São duas grandes equipes com ótimos jogadores e todo querem vencer um jogo desse. Estamos focados para ter uma boa atuação e conquistar uma vitória lá dentro”, afirmou Jefferson, ala/pivô do Bauru.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
O histórico recente de confronto entre os dois times é riquíssimo. Entre 2014 e 2016, Flamengo e Bauru fizeram nada menos que três séries de playoffs pelo NBB CAIXA (duas Finais), em que os rubro-negros levaram a melhor, e se enfrentaram uma vez pela fase semifinal da Liga das Américas, quando foi a vez do Bauru sair com a vitória.
Assim como na temporada anterior, os dois rivais abriram esta edição do NBB CAIXA. No Ginásio Panela de Pressão, Bauru e Flamengo fizeram uma das partidas mais emocionantes dos últimos anos, que precisou de duas prorrogações para decretar a vitória rubro-negra, por 100 a 97.
Começou ali a grande campanha rubro-negra feita até então na competição. Com 12 vitórias em 15 jogos, os comandados de José Neto lideram o NBB CAIXA 16/17, mesmo com derrota no último sábado (21/01). Dentro do Tijuca Tênis Clube, o Flamengo viu o Franca Basquete/Magazine Luiza reagir no último quarto, levar a partida para prorrogação e com uma cesta incrível do ala Pedro, bater a equipe carioca, por 83 a 80.

Na estreia do pivô Hakeem Rollins com o uniforme rubro-negro, o Fla foi derrotado na prorrogação pelo Franca (Staff Images/Flamengo)
Em contrapartida ao rival, os bauruenses tiveram muito o que comemorar em seu último jogo. Depois de derrota impactante para o Mogi das Cruzes/Helbor, o time paulista foi até o Paraná para um confronto direito contra o Campo Mourão Basquete. Em atuação dominante, o Bauru impôs seu ritmo a partir do segundo quarto e não perdeu mais controle da partida, voltando a vencer pela competição, por 82 a 62.
Infelizmente para os torcedores do Dragão, não foram só notícias boas que surgiram nos últimos dias. No domingo (22/01), a equipe paulista confirmou a saída de seu pivô Rafael Hettsheimeir, um dos grandes destaques do time nesta e nas últimas temporadas, que assinou contrato com o Fuenlabrada, time da primeira divisão do campeonato espanhol.
“Perdemos um grande jogador em um momento chave da competição e temos que ter a tranquilidade para nos adaptar em jogar em situações diferentes das que estávamos acostumados. Com ele tínhamos características diferentes, mas agora vamos mudar isso o mais rápido possível para conseguir enfrentar todo mundo de igual pra igual e continuar brigando pelo G4 da competição”, disse Demétrius Ferracciú, técnico da equipe paulista.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca