#JOGAJUNTO

LNB

Liga tem novo presidente!

22-12-2022 | 08:48
Por Liga Nacional de Basquete

Rodrigo Franco Montoro e Carlos Renato Donzelli são eleitos por aclamação após Assembleia Geral e conduzirão a entidade nos próximos dois anos

A Liga Nacional de Basquete tem um novo presidente. Por aclamação, em Assembleia Geral realizada através de vídeo conferência nesta quinta-feira, 22 de dezembro, os clubes elegeram Rodrigo Franco Montoro para conduzir a entidade pelos próximos dois anos, a partir de janeiro de 2023. A vice-presidência geral segue com Carlos Renato Donzelli, que exerceu a mesma função no mandato de Delano Franco, que se encerra oficialmente no próximo dia 31 de dezembro. O pleito teve apenas uma chapa inscrita.

Rodrigo e Donzelli terão a missão de liderar a Liga em um momento importante: fundada em 2008, a instituição que revolucionou a gestão do esporte completará 15 anos em agosto de 2023 com o desafio de se manter uma referência no mercado brasileiro.

Diretor de basquete do Pinheiros, Rodrigo Montoro tem 48 anos e é advogado formado pela PUC-SP, exercendo a profissão desde 1996. É um apaixonado por basquete “desde sempre” e começou a defender o Pinheiros em 1984, passando por todas as categorias de base do clube até chegar ao sub-21, em 1994. Também disputou três temporadas do Campeonato Paulista Adulto (Divisão A2) pelo Mackenzie.

Rodrigo Montoro entregando o troféu para o atual campeão da LDB, o Pinheiros

Já o francano Carlos Donzelli é diretor Executivo da Holding do Grupo Luiza, composta por empresas que atuam nos setores de tecnologia, serviços financeiros e varejo, e é o atual presidente do Conselho do Sesi Franca Basquete.

O novo presidente assumirá o cargo no dia 01 de janeiro de 2023 e destaca a união dos clubes como o principal pilar de sustentação da Liga Nacional. Da mesma forma, exalta o trabalho realizado pela diretoria comandada por Delano Franco nos últimos dois anos:

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a confiança de todos os clubes e dizer que o que existe é a “Presidência da Liga” e não o “Presidente da Liga”. Todos nós, clubes, somos a Presidência da Liga. Então, conto com o apoio e com a colaboração de todos para que a gente consiga fazer uma gestão forte e sobretudo participativa. Quero agradecer também ao Delano, que mesmo com todas as dificuldades que enfrentou por conta da pandemia conseguiu, com muita responsabilidade e competência, manter a Liga forte e em pleno crescimento. E esse agradecimento eu estendo à toda a Diretoria, ao corpo técnico da Liga, e, em especial, ao Donzelli. Esse é um duplo agradecimento, primeiro pelo excelente trabalho ao lado do Delano e segundo por ter aceito continuar como vice-presidente e compor a chapa comigo”, disse Montoro em seu primeiro discurso como presidente eleito.

Carlos Donzelli ressalta o papel fundamental da Liga no basquete brasileiro garantindo modernidade, responsabilidade e transparência na gestão da modalidade.

“Primeiro quero agradecer ao Delano, por estes anos que estivemos juntos, e ao Rodrigo, pelo convite para fazer parte deste novo ciclo. O basquete nacional passa por um processo de reconstrução e todos os agentes desse ecossistema têm a responsabilidade de buscar a convergência por um só objetivo: colocar o basquete do Brasil de novo entre os melhores do mundo, lugar de onde nunca deveria ter saído. A Liga é um pilar essencial que representa o que há de mais moderno em gestão esportiva e eu espero que possamos prosseguir com os avanços conquistados através da luta de nossos clubes dentro e fora de quadra”, analisa o vice-presidente geral da LNB.

Todos os presidentes da Liga Nacional de Basquete

Rodrigo Montoro é o sétimo dirigente a assumir a presidência da Liga Nacional de Basquete. O primeiro foi Kouros Monadjemi, presidente durante os quatro anos iniciais da entidade (2008 a 2012), seguido por Cássio Roque (2013 a 2016), que após quatro anos cedeu seu lugar a João Fernando Rossi (2017 a 2018). No período entre 2019 e 2020, Kouros Monadjemi voltou a ser eleito pelos clubes, mas após o primeiro ano no cargo solicitou afastamento e passou a liderança da entidade ao seu vice, Nilo Guimarães.

Rodrigo Montoro é o sétimo dirigente a assumir a presidência da Liga Nacional de Basquete

Por possuir o cargo de secretário de esportes na cidade de Mogi das Cruzes (SP), um posto público, Nilo encaminhou carta de renúncia para se licenciar da função na Liga em novembro de 2020, quando então o ex-técnico Lula Ferreira assumiu a posição nos últimos dois meses do mandato. O supervisor do Sesi Franca foi nomeado à presidência por ser o integrante mais velho no Conselho de Administração da LNB, segundo consta no Estatuto da entidade.

A aclamação de Rodrigo Montoro e Carlos Donzelli foi comemorada por ex-presidentes, que também destacaram o trabalho realizado por Delano Franco.

“A eleição do Rodrigo Montoro demonstra mais uma vez a democracia na Liga Nacional de Basquete. O que estamos fazendo ao longo dos últimos quinze anos é progredir sempre. O Delano é um “expert” na área financeira e trouxe para a Liga uma visão de negócio e gestão importantes, fechando um acordo com a EY que vai ajudar nossos clubes a terem uma gestão mais profissional. O Rodrigo e o Donzelli possuem todas as qualidades para liderar a Liga numa perspectiva de crescimento e modernização do nosso basquete”, afirma Kouros Monadjemi.

“Quero aproveitar primeiro para cumprimentar o Delano e o Donzelli pelo trabalho realizado nos últimos dois anos. Além disso, destacar que o simples fato de termos mais uma eleição com chapa única mostra que um dos principais conceitos da Liga – a manutenção da união entre os clubes – foi preservado. Então, novamente, parabéns aos dois que mantiveram a Liga no rumo certo nos últimos anos. E, é claro, desejo boa sorte e muito sucesso ao Rodrigo e ao Donzelli”, diz Cassio Roque.