#JOGAJUNTO

LNB

Reeleito

12-12-2024 | 06:59
Por Liga Nacional de Basquete

Atual presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro é reeleito pelo Conselho para mais dois anos de mandato à frente da entidade

Em Assembleia Geral realizada nesta quinta-feira (12/12), na sede da Liga Nacional de Basquete, em São Paulo (SP), o Conselho de Administração formado pelos clubes decidiu, por aclamação, pela reeleição do atual presidente da entidade, Rodrigo Franco Montoro. Assim, o advogado e diretor do EC Pinheiros permanece no cargo por mais dois anos e terá seu mandato até 2026.

Presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, reeleito para mais dois anos de mandato. Foto: João Pires/LNB

O vice-presidente será Delano Franco, que também já esteve na presidência da Liga, entre 2020 e 2022. Já o Conselho Fiscal eleito terá três titulares (Luis Prior, do Sesi Franca Basquete, Marcelo Pastorello, do Pato Basquete, e Rogério Caberlon, do Caxias do Sul Basquete), e mais três suplentes (Roberto Fornazari, do Bauru Basket, Luiz Inácio Messias, do Farma Conde/São José Basketball, e Fábio Ferraro, do Pinheiros).

Sétimo dirigente no comando da LNB, Rodrigo cumpriu seus dois anos de mandato e seguirá para mais dois na missão de continuidade de crescimento e fortalecimento do basquete nacional. Seu primeiro período contemplou os membros do Conselho da LNB, com uma presidência atuante e competente para tornar a modalidade ainda mais robusta, sólida e que leva credibilidade ao mercado, com decisões tomadas de forma democrática e com assertividade.

“Há dois anos assumimos um desafio muito grande, tanto em termos financeiros quanto institucionais, mas conseguimos enfrentá-lo e retomar um rumo de crescimento em todos os departamentos da nossa entidade. Hoje, vejo que estamos em um caminho muito positivo, com um desafio maior ainda nas mãos, que é de definir o rumo do nosso negócio e construir um caminho ainda mais sólido para manter nossa curva de crescimento”, disse Rodrigo Franco Montoro.

Diretor de basquete do Pinheiros, Rodrigo Franco Montoro tem 50 anos e é advogado formado pela PUC-SP, exercendo a profissão desde 1996. É um apaixonado pelo esporte da bola laranja “desde sempre” e começou a defender o Pinheiros em 1984, passando por todas as categorias de base do clube até chegar ao sub-21, em 1994. Também disputou três temporadas do Campeonato Paulista Adulto (Divisão A2) pelo Mackenzie.

A temporada 2019/20 do NBB CAIXA não teve sua conclusão devido ao problema de saúde causado pela pandemia da covid-19. Isso causou um impacto nos investimentos esportivos e trouxe um desafio inimaginável para os gestores da Liga. Tanto que foi o período com mais dirigentes se sucedendo na presidência da entidade até Delano Franco assumir de 2021 aos final de 2022. Desse modo, Rodrigo Franco Montoro tinha a missão de, ao assumir em 2023, mostrar que o principal campeonato do País tinha superado definitivamente aqueles problemas e estava estruturado o suficiente para levar confiabilidade ao mercado.

Então, em meados de seu primeiro ano de mandato, veio a confirmação da principal notícia para esse fortalecimento do basquete nacional, com um novo acordo firmado com o banco estatal CAIXA Econômica Federal, que retomava os investimentos e garantia ao patrocinador os naming rights do principal campeonato de basquete do País. Mas não foi o único ato pelo qual Rodrigo será lembrado no seu primeiro mandato. A execução do NBB CAIXA 2023/24, na sua 16ª edição, ficou marcado até o momento como o maior já realizado na história, com a presença de 19 clubes e a primeira vez que 16 disputaram playoffs desde as oitavas de final, formato mantido para a atual temporada, que conta com um clube a menos, seguindo as questões de governança determinadas pela Liga.

Teve a realização do Jogo das Estrelas de 2023 em Belo Horizonte e 2024 no Ginásio do Ibirapuera. Um evento que toma proporções cada vez maiores e com novidades a cada temporada. Foi um período de mandato em que a Liga ampliou suas práticas de ESG para melhorar o ecossistema do basquete e tornar o ambiente de suas competições ainda mais acolhedor para os espectadores.

Foi no mandato de Montoro que surgiu o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB, documento de conduta para orientar os representantes da entidade caso haja alguma ação discriminatória contra jogadores, comissões técnicas, árbitros, representantes de quadra ou torcedores. Nesse período também foi criada a Loja NBB, afim de aprimorar a experiência de basquete, com produtos exclusivos da LNB e divulgando produtos de seus clubes.

Houve um aprimoramento na comunicação da Liga, por meio de mais investimentos em transmissões, redes sociais e até exibição em mais países com o NBB BasquetPass. Em 2024, ocorreu a maior edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete, o campeonato de base que contou com a presença de 26 clubes. Houve a retomada do Interligas Adulto, a criação do Torneio de Abertura NBB, como competições de pré-temporada e a idealização de uma nova Liga Ouro, a divisão de acesso ao NBB CAIXA. No âmbito de competições também teve o surgimento do NBB Trio para se aproximar do movimento do basquete de rua, um campeonato com quatro etapas que contou com a parceira da Associação Nacional de Basquete (ANB 3×3) e exibição da competição principal na íntegra. O sucesso foi tamanho que foi confirmado para 2025 uma segunda edição do evento, com ainda mais etapas no calendário e abraçar de vez a nova modalidade olímpica de basquete.

Presidentes da LNB desde seu surgimento:

  • Kouros Monadjemi (2008 a 2012/ dois mandatos);
  • Cássio Roque (2013 a 2016/ dois mandatos);
  • João Fernando Rossi (2017 a 2018);
  • Kouros Monadjemi (2019 a 2020/ não concluiu por questões de saúde);
  • Nilo Guimarães (2020);
  • Lula Ferreira (2020);
  • Delano Franco (2021 a 2022); e
  • Rodrigo Franco Montoro (2023 a 2026/ segundo mandato começa em 2025).