HOJE
Um significado a mais
Por Juvenal Dias
Classificado de forma inédita à Super 8, Rodrigo Silva espera que Ceisc/União Corinthians possa representar bem o povo gaúcho e trazer mais alegria após tragédias climáticas
Se o ano de 2024 vai ficar marcado na memória das pessoas do Rio Grande do Sul por uma das maiores tragédias climáticas que o estado já viveu, o Ceisc/União Corinthians conquistou um feito que traz um pouco de alegria ao povo rio-grandense. Foi a primeira vez que o clube de Santa Cruz do Sul classificou-se à Copa Super 8, terminando o primeiro turno do NBB CAIXA na quinta colocação. E, por muito pouco, não fechou entre os quatro melhores, que lhe daria direito à mando de quadra nas quartas de final do torneio mata-mata. No entanto, viaja para encarar o CAIXA/Brasília, que terminou uma colocação acima, no dia 25 de janeiro. Uma viagem que será saborosa pelo ineditismo da classificação e cheia de significados, carregando a bandeira de um estado que ainda peleja pela totalidade de sua reconstrução.
É apenas a segunda vez que um time gaúcho garante vaga na Copa Super 8, a primeira foi com o Caxias do Sul Basquete, no primeiro turno do NBB CAIXA 2021/22. O feito inédito para o Ceisc/União Corinthians ocorreu na última rodada, ao derrotar o Pinheiros, em um Arnão com mais de 4,4 mil pessoas empurrando a equipe. Rodrigo Silva, seu treinador, comemorou bastante a classificação e entende perfeitamente a importância para ratificar todo o investimento realizado. “É fundamental para a consolidação do projeto de basquete do Ceisc/União Corinthians. É o único clube gaúcho campeão brasileiro de basquete e essa conquista ela representa o esforço de todos, da diretoria, da comissão técnica, dos atletas, dos patrocinadores que acreditaram e acreditam no projeto e, lógico, da comunidade santacruzense, que é apaixonada pelo basquete. A Super 8 amplia a visibilidade e destaca o Ceisc/União Corinthians no cenário nacional novamente. É razão de grande orgulho e alegria para todos nós. Isso nos motiva e nos fortalece para seguir acreditando que podemos, sim, estar entre as principais equipes de basquete do país.”
O Ceisc/União Corinthians igualou campanhas de Pinheiros, R10 Score Vasco da Gama, São Paulo e Bauru Basket, com dez vitórias e sete derrotas, mas venceu os quatro adversários diretos pela disputa da vaga à Copa Super 8, sendo um dos responsáveis pela eliminação do time do interior paulista. Vale lembrar que ainda no final do primeiro turno, o time adotou o Unicão, o cachorro que entrou em quadra durante uma partida do NBB CAIXA, como seu mascote oficial. Para supersticiosos, o pet também trouxe uma pitada de boa sorte para a classificação do time gaúcho.
Brincadeira à parte, a classificação do Ceisc/União Corinthians carrega um significado muito maior do que só o âmbito esportivo mostra na visão de Rodrigo. “Todo mundo vivenciou aquela tragédia no estado e todo mundo se sensibilizou, todo mundo sofreu junto. Lógico que não sabemos como é realmente sentir realmente 100%, uma família que perde a casa ou que perde um parente. Mas todo o estado, todo mundo se sensibilizou, todo mundo ajudou, todo mundo colaborou com o que tinha, seja dinheiro, seja com roupa, seja com alimento, para poder trazer um conforto ao próximo e acho que isso acabou, de uma certa forma, dando uma força a mais. Não foi fácil a montagem do time, não foi fácil ter os patrocinadores nos apoiando.”
Todo o planejamento, passou pela diretoria do clube e o técnico reconhece os méritos. “O Diego Puntel (diretor) foi um cara o cara fundamental nesse planejamento da temporada. Ele acreditou 100%, ele é o cara que bateu no peito e falou: ‘vamos fazer, vamos montar um time melhor’. A partir daí, começamos a construir essa equipe. Foi a partir da coragem dele, de todo o esforço e dele acreditar realmente que poderíamos fazer algo diferente, que montamos o time e as coisas foram acontecendo, vieram as pessoas que precisavam vir, a comissão também deu uma mudada. Não foi fácil, às vezes jogando bem, às vezes jogando mal, mas conseguimos, no final, essa classificação que é muito importante para o projeto, para o clube, para a cidade, para nós todos que estamos no dia a dia do clube. Então, também isso acaba trazendo um pouco de alegria para a cidade, para o estado. Tem o Caxias, mas acho que todo mundo fica feliz, porque estamos representando agora o Rio Grande do Sul na Super 8. Tivemos que fazer um esforço muito grande para dar essa alegria para a cidade de Santa Cruz e, consequentemente, para o estado.”
É claro que um feito como essa classificação merece uma comemoração mais prolongada. Mas Rodrigo explicou que esse momento já foi e o foco já é a manutenção da boa campanha no segundo turno do NBB CAIXA. “Teve um pouco de euforia agora até o Natal. Quando voltamos a treinar no dia 25, já não pensamos mais em Super 8 e sim nos próximos jogos que são Unifacisa e Fortaleza, principalmente, contra Unifacisa, que é o primeiro duelo. Isso, no dia a dia, tem que chegar no treino e já fazer com que os jogadores entendam que agora temos que virar a página da Super 8, primeiro porque nem é o momento de jogar e depois porque o segundo turno já começa. Nós temos dois jogos importantes em casa agora na sequência, então teremos que ter o foco total. Somos um time com jogadores experientes, que já passaram por situações assim. O que mais quero agora são os jogadores que estão lesionados, que possam voltar para termos o time completo.
A tabela favorecerá para que o Ceisc/União Corinthians possa chegar bem e representar o Rio Grande do Sul na Copa Super 8. Depois dos confrontos contra as equipes do Nordeste, o retorno às quadras em 2025 será também diante de seu torcedor, no clássico contra o Caxias do Sul Basquete e um deslocamento no Sul para enfrentar o Pato Basquete no rumo à Capital Federal. Posteriormente, será a hora de justificar o nome de fundação do clube e mostrar que conta com a união rio-grandense para mais uma prova de mostrar seu valor.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.