#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rotina de Finais

10-06-2016 | 06:11
Por Liga Nacional de Basquete

Tricampeão consecutivo, Flamengo faz sua 4ª Final de NBB CAIXA em 4 temporadas e usa experiência em decisões como arma no Jogo 5 contra o Bauru

Jogar finais de campeonato já virou rotina no Flamengo. Desde 2012/2013, a equipe do técnico José Neto chegou a todas as decisões do NBB CAIXA e conquistou os três títulos das últimas três temporadas. Fora isso, jogou também as finais da Liga das Américas e da Copa Intercontinental em 2014.

Agora, os rubro-negros terão mais uma decisão pela frente: o Jogo 5 das Finais do NBB CAIXA 2015/2016, que acontecerá neste sábado (11/06), na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, Rio de Janeiro (RJ), às 14h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV e RedeTV!.

“Quando se trata de uma Finais ter experiência é fundamental para ter tranquilidade e saber o que fazer nas horas decisivas. Temos jogadores acostumados a decisões, assim como Bauru também tem. Agora é colocar tudo dentro de quadra, fazer as coisas melhor que eles (Bauru) para poder sair daqui com o título”, declarou José Neto, técnico do Flamengo.

Nas últimas quatro temporadas o clube da Gávea só sofreu três eliminações em todas as competições que disputou, e o responsáveis por uma delas foi justamente o Bauru. Aconteceu na semifinal da Liga das Américas, no qual os bauruenses chegaram a estar 17 pontos atrás no último quarto, conseguiram a virada épica e venceram para ir à decisão do torneio.

“Cada ano tem uma particularidade. Nosso time está sempre chegando longe e conquistando títulos. Vencemos o NBB CAIXA nos últimos três anos e temos totais condições de garantir esse título novamente. Já vimos muitas equipes ser tricampeãs, até em outras ligas, mas tetra é algo histórico e vamos em busca disso”, comentou o ala e capitão do Flamengo, Marcelinho Machado, maior campeão da história do NBB CAIXA, com quatro títulos.

Dos três títulos do NBB CAIXA conquistados pelos rubro-negros, dois vieram em Final de jogo único, em 2012/2013 e 2013/2014, contra Uberlândia e Paulistano/Corpore, respectivamente. Agora, a situação pode não ser a mesma, mas é parecida, pois o Jogo 5 é como um jogo único: quem ganhar é campeão. E pode se dizer que de Jogo 5 o Flamengo entende.

“Essa partida (Jogo 5) acaba sendo como um jogo único. Ganhamos dois títulos em jogo único. Vejo que agora é a mesma situação, um jogo único entre Flamengo e Bauru, com mando de quadra do Flamengo, que conquistou esse direito na fase de classificação. Então temos que fazer valer esse mando de quadra para atingirmos nosso objetivo de ser campeão deste NBB CAIXA”, completou José Neto.

Em toda sua trajetória no maior campeonato do país, a equipe carioca disputou sete Jogos 5, com cinco vitórias (todas em casa) e apenas uma derrota (ambas fora de casa). Na atual temporada, os comandados do técnico José Neto chegaram às Finais vindos justamente de uma série com cinco jogos, na semifinal contra Mogi das Cruzes/Helbor.

“Temos alguns jogadores com experiência em Finais, outros nem tanto. Mas temos uma mescla muito boa entre a experiência e a vontade de ganhar. Acho que isso pode nos ajudar muito. Só que o que vai nos ajudar de verdade vai ser nosso foco e vontade de vencer, de se jogar em todas as bolas. Isso que vai fazer a diferença”, disse Marquinhos.