#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

UMA ESTRELA EM ASCENSÃO!

23-06-2023 | 05:14
Por Liga Nacional de Basquete

Nascido e criado na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), Ruan Miranda já coleciona títulos e prêmios individuais relevantes no basquete brasileiro com apenas 21 anos de idade; confira a história do jovem pivô

O fã do basquete brasileiro está acompanhando, diante de seus próprios olhos, o crescimento de uma nova estrela do NBB. Com médias de 15.4 pontos, 8.0 rebotes e 17.2 de eficiência em 31 jogos do NBB 15, Ruan Miranda foi eleito o Destaque Jovem da temporada 2022/2023 após boas atuações como uma das grandes estrelas do Cerrado Basquete. O também atual MVP da LDB, agora veste as cores do Paulistano e já deu seus primeiros passos com a camisa do Tigre na edição de 2023 da Liga de Desenvolvimento. Diante de um contexto tão robusto e com ainda tão pouca idade, um bom questionamento que fica é como Ruan chegou até aqui?

Natural do estado de Maranhão, a motivação do pivô vem de família e com direito a motivos de peso para se interessar por basquete e decidir seguir carreira. Iziane Miranda, também conhecida agora como “tia do Ruan”, é considerada uma das maiores jogadoras da história da modalidade (com direito a passagens pela WNBA) e logo percebeu o futuro potencial no DNA da família, procurando despertar o interesse de Ruan pelo esporte da bola laranja. Fosse levando aos jogos ou simplesmente repassando a cultura do basquete por meio de diálogos, os incentivos, aos poucos, foram se tornando rotina na vida do jovem atleta. Mas apesar de hábitos que incluíam até mesmo treinos caseiros com uma família majoritariamente basqueteira, a preferência do “pequeno” Ruan era o… vôlei!

”Meu começo foi pela minha tia. Eu não gostava de basquete quando criança e ela sempre insistia, me levando aos treinos, me presenteando com bolas de basquete, roupa… me levando aos jogos dela, para eu ir me habituando ao meio do basquete”, comentou Ruan.

Em 2014, quando o pivô ainda praticava vôlei como esporte principal, a seleção maranhense o convidou para participar do Campeonato Brasileiro de sua categoria. O jovem gostou da experiência que viveu e adentrou de vez no esporte da bola laranja, começando sua base, coincidentemente pelo próprio Paulistano, atual casa do jogador para a temporada 2023/2024. Três anos depois, em 2017, Ruan já assinava seu primeiro contrato profissional ao ser contratado pelo Flamengo comprovando que todo o incentivo e apoio familiar, ali virou oficialmente profissão.

Na Gávea, Ruan ganhou troféus importantíssimos entre 2017 e 2021. O pivô esteve presente no elenco flamenguista que conquistou dois títulos de NBB, duas Copas Super 8 e uma BCLA. Tantas conquistas para o que ainda podemos chamar de “primeiro passo” no mundo do basquete profissional, acabaram adicionando experiências de peso ao currículo do pivô que, consequentemente, acabaram abrindo portas para novos rumos que concederam atuações de ainda mais protagonismo dentro de quadra para Ruan. Assim foi, por exemplo, a ida para a equipe do Cerrado na temporada 21/22 do NBB, que em seu primeiro ciclo de atuação representando o time do Distrito Federal, já lhe rendeu médias de 12.0 pontos, 6.9 rebotes e 14.5 de eficiência por partida, além primeira indicação para o prêmio de Destaque Jovem, que naquela ocasião foi vencido pelo ala/pivô Mãozinha.


Sem hesitar, Ruan seguiu vestindo as cores do Cerrado e viveu a temporada ”perfeita” em 2022/2023 no quesito prêmios individuais. Começando pela LDB em que o pivô em ascensão foi eleito MVP da competição após também ter se sagrado líder em média de eficiência no campeonato (25.0 por jogo), além de somar 18.1 pontos, 11.9 rebotes, 55% de aproveitamento nos chutes e quase duas enterradas por partida. Em sua quarta participação na Liga de Desenvolvimento, Ruan teve, de longe, seus melhores números da carreira em um campeonato, comprovando estar em franca evolução e já deixando grandes marcas expressivas no basquete nacional ao entrar para a história da LDB com a quarta atuação mais eficiente de todas as edições já disputadas, ao anotar a marca de “50” no quesito em partida contra o Sesi Franca na fase classificatória.

”Ser MVP da LDB 2022 abriu muitas portas para mim, o valor que eu tenho no mercado também aumentou e eu tive isso porque ganhei muita experiência na temporada 2021/2022 com minutagem no profissional pelo Cerrado. Desde que a temporada começou, eu tinha falado para mim mesmo que iria melhorar meus números”, avaliou Ruan.

Após literalmente dominar o maior campeonato de base do país, Ruan seguiu se destacando, agora, na elite do basquete brasileiro. O pivô teve a melhor temporada da carreira em um campeonato profissional (15.4 pontos, 8.0 rebotes e 17.2 de eficiência) e, de quebra, foi recentemente eleito o Destaque Jovem do NBB 15, se juntando ao hall de grandes jogadores que no começo de suas carreiras também venceram o prêmio, como Raulzinho, Vitor Benite, Gui Deodato, Ricardo Fischer, Henrique Coelho, Deryk Ramos, Lucas Dias, Alexey, Gabriel Jaú, Didi Louzada, Dikembe, Gui Santos e Mãozinha.

”Estou muito feliz. Sentimento é de gratidão por estar vendo o resultado do meu trabalho, não ter desistido valeu a pena”, comemorou o jovem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)


O grande momento vivido na última temporada, acabou por culminar em novos rumos, mas com um antigo conhecido: o Paulistano é a nova casa de Ruan para a temporada 2023/2024 e o jovem pivô já deu seus primeiros passos com a camisa do Tigre na primeira fase da LDB 2023. No primeiro jogo, contra o Vasco, o cartão de visitas veio assinado por um duplo-duplo (12 pontos, 10 rebotes e 19 de eficiência) e a progressão seguiu firme na terceira partida com a camisa da equipe do Jardins: Ruan explodiu para 22 pontos, 8 rebotes e 26 de eficiência. Para finalizar com chave de ouro a primeira fase do maior campeonato de base do Brasil, o pivô anotou 15 pontos, 9 rebotes e 17 de eficiência no último duelo contra o Corinthians, ajudando o Paulistano a finalizar os cinco primeiros jogos da LDB de forma invicta.

”Quero jogar a LDB e fazer uma excelente temporada pelo Paulistano. Vou trabalhar duro para fazer o time concorrer alto e ajudar meus companheiros para o melhor desempenho possível da equipe”, afirmou Ruan.

Conhecido pela tradição em formação de jovens estrelas do basquete nacional, o Paulistano é a nova casa de Ruan. Foto: Luis Pacca

Vale lembrar ainda que, além do destaque evidente nas competições do basquete nacional, Ruan também vem colecionando feitos com a camisa da Seleção Brasileira. Ele esteve presente no título do Globl Jam 2022, campeonato sub-23 que contemplou Canadá, Estados Unidos, Itália e também foi peça importante para a Seleção Brasileira 3×3 neste mês de junho/2023, após conquistar o 4º lugar do Mundial da categoria e manter as chances do Brasil de classificação para as Olímpiadas de 2024.

Cria da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), Ruan vem evoluindo ano após ano no esporte da bola laranja e atualmente figura como um dos jovens jogadores com maior potencial do basquete brasileiro.  Com apenas 21 anos e pouco tempo de carreira, o pivô já vivenciou das mais diversas experiências basqueteiras, desde a comemoração de grandes títulos até a conquista de prêmios individuais marcantes, frutos da grande determinação presente no jovem atleta, que vem mostrando aos amantes do basquete que pode chegar cada vez mais longe em sua carreira.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.