#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Rumo retomado

L. Sorocabana LSB 63
x
80 Pinheiros PIN
17
1ºQ
X
26
12
2ºQ
X
15
19
3ºQ
X
14
15
4ºQ
X
25

Ginásio Municipal Gualberto Moreira

13 de fevereiro de 2016

Fora de casa, Pinheiros deixa escapar vantagem de 17 pontos, controla reação da Liga Sorocabana e volta a vencer no NBB após 3 derrotas seguidas

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
63
MANTEVE
12º Colocado (*)
X
80
+1 POSIÇÕES
8º Colocado (*)
63
PTS
80
8
A3C
8
18
A2C
17
3
LLC
22
41
RT
45
17
ASS
20

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O EC Pinheiros voltou a vencer na temporada 2015/2016 do NBB. Em partida isolada neste sábado, a equipe do técnico César Guidetti chegou a ter 17 pontos de frente, tomou um sufoco da Liga Sorocabana no segundo tempo, mas segurou a pressão e saiu do Ginásio Guaberto Moreira, em Sorocaba (SP), com o importante triunfo, pelo placar de 80 a 63.

Põe na conta: Com o resultado, o clube da capital paulista quebrou um jejum de três jogos sem vencer e subiu da nona para a oitava colocação, agora com dez triunfos em 21 partidas na competição (47,6% de aproveitamento). Já a Liga Sorocabana segue fora da zona de classificação aos playoffs e agora tem campanha de seis êxitos em 20 oportunidades.

Double trouble: A dupla norte-americana do Pinheiros voltou a das as caras. Com 18 pontos, quatro rebotes, cinco assistências, quatro roubos de bola e 19 de eficiência, o ex-LSB Desmond Holloway foi um dos destaques do confronto, ao lado de Corderro Bennett, que deixou a quadra com 15 pontos, oito rebotes, oito assistências e 20 de valorização.

Também essenciais: Além da dupla norte-americana, o Pinheiros contou também com grandes atuações do ala/pivô Renan Lenz, com 12 pontos, cinco rebotes e três tocos, e do jovem ala Lucas Dias, que acertou quatro bolas de 3 pontos e também totalizou 12 pontos.

Décima vez: Em mais uma grande atuação, o ala/armador Neto, da Liga Sorocabana, foi o cestinha do duelo, com 25 pontos. Com isso, o jogador fez sua décima partida de 20 ou mais pontos na atual temporada do NBB e se firmou ainda mais como cestinha do campeonato, agora com média de 19,0 pontos por jogo.

Tentaram: Ainda pela Liga Sorocabana, outro destaque foi o pivô Fab Melo, que além de um duplo-duplo de dez pontos e dez rebotes, deu três tocos. Quem também apareceu bem pela equipe da casa foi o ala norte-americano Chris Grandnigo, responsável por 15 pontos.

Corrida fatal: A vantagem pinheirense construída no primeiro tempo foi aberta após grande sequência defensiva. Restando três minutos para acabar o quarto inicial, a Liga Sorocabana vencia por 17 a 13, mas os visitantes fecharam as portas na defesa, ficaram seis minutos sem pontuar e emplacaram uma incrível corrida de 17 a 0 neste período de tempo, o que o deixou com 13 pontos de vantagem (30 a 17).

Abriu bem: No segundo período, a diferença chegou a ser de 17 pontos em favor dos comandados do técnico César Guidetti, que venceram a parcial por 15 a 12 e foram para os vestiários com 41 a 29 no placar.

Reagiu, mas não conseguiu: Mas a Liga Sorocabana não se deu por vencida e voltou com tudo do intervalo. Com uma corrida de 13 a 2 nos primeiros quatro minutos, a equipe da casa reduziu a diferença para apenas um ponto (43 a 42) e incendiou o Ginásio Gualberto Moreira. No entanto, a reação sorocabana não ganhou força suficiente para virar o jogo, pois o Pinheiros soube se segurar nos momentos decisivos para sair de quadra com a vitória.

Números comprovam: A intensidade defensiva fez a diferença para a vitória do Pinheiros, que roubou 14 bolas, enquanto que os sorocabanos efetuaram apenas oito desarmes. Outro fundamento crucial foi o lance livre, em que os pinheirenses apresentaram aproveitamento de 88% (22/25), enquanto que os donos da casa tiveram apenas 30% (3/10).

E agora: Depois de retomar o rumo das vitórias no NBB, o EC Pinheiros terá como próximo compromisso nada menos que o clássico da capital paulista contra o Paulistano/Corpore, na próxima quinta-feira (18/02), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, às 18 horas (de Brasília). No mesmo dia, a Liga Sorocabana receberá o Banrisul/Caxias do Sul Basquete, às 20 horas, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb (www.lnb.com.br/tempo-real).