
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

Sai da frente!


Gávea (RJ)
Mesmo entrando em quadra já classificado, Flamengo vence Bauru na prorrogação e elimina atual campeão e algoz da última temporada da disputa pelo título da LDB 2013
Por Liga Nacional de Basquete


O Flamengo chegou para a última partida da rodada deste sábado da LDB 2013 já classificado para as semifinais da competição. Mas isso não significou que a equipe entrou em quadra relaxada. Pelo contrário. Mostrando muita intensidade, o time carioca superou o Paschoalotto/Bauru, em partida decidida apenas na prorrogação, por 80 a 70, e de quebra eliminou os atuais campeões da disputa pelo título da terceira edição do maior campeonato de base do basquete brasileiro.
Depois de o São José vencer o Pinheiros/SKY na partida que antecedeu ao duelo entre rubro-negros e bauruenses, o time comandado pelo técnico Chupeta entrou em quadra com sua vaga entre os quatro melhores colocados da competição assegurada. Mas, além de ter a chance de tirar o atual campeão da briga pelo troféu, o clube da Gávea teve a oportunidade de se vingar da derrota sofrida para o esquadrão do interior paulista nas semifinais da última edição da LDB.
“Sabíamos que Bauru era um time muito forte. Não poderíamos entrar em quadra de outra maneira a não ser pensando na vitória. Seria falta de respeito com todos se entrássemos relaxados. Esse jogo já é um clássico da LDB e isso também motiva equipe. Como já diria o hino do clube, ‘vencer, vencer, vencer’. Esse é nosso lema”, disse o técnico flamenguista Paulo Chupeta.
Líder do Grupo B, com três vitórias em três jogos, o Flamengo terá o Uniceub/BRB/Brasília como adversário em uma das semifinais da competição Sub-22. O duelo será realizado neste domingo, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio da Gávea. Antes, às 17 horas, Pinheiros/SKY, segundo do Grupo B, e Minas Tênis Clube, líder da chave C, farão a outra semifinal.
Para sair vencedor neste sábado, o Flamengo contou com grande atuações de seus pivôs. Douglas foi o cestinha do jogo, com 23 pontos, enquanto que Cristiano Felício anotou um duplo-duplo de 15 pontos e 17 rebotes. Além da dupla, o ala Diego e armador Gegê marcaram 19 e 15 pontos, respectivamente, também tiveram atuações destacadas.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Intenso na defesa, Bauru começou a partida mais ligado e largou na frente. Provocando o Flamengo a seguidos erros, a equipe paulista teve liberdade para contra-atacar e ficou com a liderança do placar durante todo o primeiro quarto. Mas, do outro lado, o Flamengo explorou o jogo de garrafão com seus pivôs Felício e Douglas e manteve o jogo parelho. Sendo assim, a parcial inicial se encerrou com os bauruenses na frente, mas por apenas um ponto: 17 a 16.
O jogo seguiu equilibrado no segundo quarto e o Flamengo chegou a assumir a ponta do marcador (27 a 25), muito por conta da atuação de Gegê. Porém o grande nome da parcial foi Ricardo Fischer. Com belas infiltrações, o armador bauruense anotou oito pontos no período e foi crucial para que os atuais campeões da LDB fossem para os vestiários em vantagem: 37 a 35.
Com as duas equipes atuando em um bom nível, o panorama da partida pouco mudou na volta do intervalo. Sempre na cola dos bauruenses no placar, o Flamengo enfim conseguiu chegar à liderança. Encontrando espaços na defesa dos paulistas, Doulgas marcou oito pontos no terceiro quarto e comandou o ataque rubro-negro. O clube da Gávea contou com um tiro certeiro de três pontos de Diego no estouro do cronômetro para levou uma vantagem de quatro pontos (55 a 51) para o último e decisivo período.
A parcial final foi eletrizante e, logo de cara, Bauru empatou o jogo (57 a 57). Mas depois o Flamengo, sob a batuta do armador Gegê e o poder de finalização de seus pivôs abriu cinco pontos de frente (64 a 59). Sem se entregar, Bauru conseguiu igualar novamente o marcador (66 a 66), graças a bons lances de Radamés e Kesley. Na sequência, Douglas e Kesley voltaram a pontuar a favor de suas respectivas equipes e o duelo seguiu em igualdade (68 a 68). Nos últimos intantes do tempo regulamentar, os dois times tiveram chance de ganhar o jogo, mas falharam e o jogo foi para a prorrogação.
Logo no início do tempo extra, o Flamengo emplacou uma sequência de quatro pontos contra nenhum dos adversários e assumiu a liderança do placar (72 a 68). Pouco tempo depois, a equipe aproveitou um erro no ataque de Bauru para colocar seis pontos de frente (76 a 70), com pouco mais de dois minutos para o fim da prorrogação. Sem conseguir pontuar, Bauru não teve forçar para reagir e apenas viu os cariocas confirmarem a vitória com tranquilidade.