#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sai pra lá, Macaé!

Paulistano CAP 82
x
76 Macaé Basquete MAC
24
1ºQ
X
15
23
2ºQ
X
16
13
3ºQ
X
27
22
4ºQ
X
18

Gin. Antonio Prado Jr

7 de novembro de 2014

Depois de abrir boa vantagem, Paulistano segura grande reação do Macaé no segundo tempo e assegura primeira vitória no NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
82
X
76
82
PTS
76
5
A3C
6
22
A2C
22
23
LLC
14
38
RT
28
13
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Quem viu só o primeiro tempo do duelo realizado na noite desta sexta-feira, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), achou que o Paulistano/Unimed venceria o Macaé Basquete com facilidade. O resultado até foi favorável aos atuais vice-campeões do NBB, mas o enredo foi completamente diferente.

Depois de abrir 16 pontos ao final do primeiro tempo, o clube da capital paulista precisou segurar uma incrível reação dos rivais para conquistar sua primeira vitória na temporada 2014/2015 da competição nacional. Os visitantes chegaram até a virar o jogo no começo da parcial final, mas o time comandado por Gustavo De Conti mostrou muita frieza para recuperar a liderança e assegurar o triunfo, por 82 a 76.

+Clique aqui e veja a tabela de classificação da temporada 2014/2015 do NBB

Dono da maior marca da primeira rodada do NBB 7, com 29 pontos marcados na abertura frente ao Flamengo, o ala norte-americano Desmond Holloway voltou a ter grande atuação e foi o cestinha do confronto com 27 pontos, além de ainda acumular oito rebotes. Com 11 pontos e sete assistências, o também norte-americano Dawkins foi outra peça importante para a vitória do Paulistano, assim como o ala Pilar, autor de dez pontos.

Pelo lado do Macaé, o principal pontuador também foi um atleta estrangeiro: o armador Jamaal Smith, responsável por 18 pontos. Este foi o segundo resultado negativo da equipe no maior campeonato de basquete do país – na primeira rodada, o time do litoral fluminense foi derrotado pela Liga Sorocabana.

Agora com uma vitória e uma derrota, o Paulistano voltará à quadra na próxima quarta-feira (12/11), às 20 horas (de Brasília), para enfrentar o Winner/Limeira, novamente em casa. Dois dias depois, na sexta-feira (14/11), também às 20 horas (de Brasília), o Macaé fará seu terceiro jogo no NBB 7, contra o Franca Basquete, desta vez como mandante.

+Clique aqui e confira a tabela completa da temporada 2014/2015 do NBB

O jogo

O Paulistano começou a partida apresentando muita intensidade, principalmente na defesa. Sem dar liberdade para os rivais atacarem com tranquilidade e com o domínio completo dos rebotes, o time paulista teve liberdade para contra-atacar e conseguiu abrir boa diferença no placar logo no primeiro quarto. Com destaque para Holloway, responsável por 12 pontos e três bolas recuperadas nos dez minutos iniciais de jogo, os donos da casa chegaram a abrir 15 pontos de frente (22 a 7). Nos minutos finais do período inaugural, os visitantes melhoraram sua produção ofensiva e diminuíram a vantagem dos atuais vice-campeões do NB para nove pontos: 24 a 15.

O começo do segundo quarto não foi bom para nenhum dos dois lados e a diferença no placar pouco se alterou durante alguns minutos. Mas os anfitriões voltaram a deslanchar. Mesmo com muitas trocas promovidas pelo técnico Gustavo De Conti, a equipe da capital paulista voltou a impor muitas dificuldades para Macaé pontuar. Do outro lado da quadra, Holloway voltou a protagonizar bons lances e o Paulistano levou uma vantagem de 16 pontos para os vestiários: 47 a 31.

A parada para o intervalo fez muito bem ao Macaé. Depois de um tiro longo de Jamaal e bandejas de Young e Fernando Mineiro em contra-ataques, a equipe visitante emplacou uma rápida sequência de 7 a 0 e baixou a  desvantagem para nove pontos (47 a 38) em pouco menos de um minuto. A rápida reação dos representantes do Estado do Rio de Janeiro teve sequência. Com uma ótima defesa e muita precisão nos arremessos de três pontos, os comandados do técnico Léo Costa conseguiram empatar o jogo (53 a 53), com três minutos para o fim do terceiro quarto.

Sem apresentar o mesmo rendimento ofensivo das duas primeiras parciais, o Paulistano não se apresentou bem durante o terceiro período e nada pôde fazer para impedir a virada dos rivais. Depois de desperdiçar algumas chances de assumir a liderança, Macaé conseguiu assumir a ponta do marcador após um lance livre convertido por Atílio (58 a 57). Porém Holloway realizou linda jogada individual apesar de sofrer falta, converteu dois pontos e o lance livre de bonificação e foram os dos da casa que foram para os dez minutos finais do jogo em vantagem: 60 a 58.

Depois de ficar rapidamente na frente no final do terceiro quarto, Macaé voltou a assumir a no começo do período final. Depois de boas jogadas de Jamaal, a agremiação do Estado do Rio de Janeiro abriu três pontos de frente (69 a 66). Porém novamente a alegria dos macaenses durou pouco. Logo na sequência, César saiu muito bem do banco de reservas e, com quatro pontos seguidos, recolocou os paulistas em vantagem (70 a 69). A partir de então, a liderança não mudou mais de lado e o Paulistano conseguiu confirmar a vitória. Liderados pelo armador Dawkins, os mandantes tiveram mais tranquilidade nos minutos finais da partida e asseguraram o primeiro triunfo na temporada 2014/2015 do NBB.