#JOGAJUNTO

LDB

Reta finalda LDB

02-09-2019 | 07:44
Por Liga Nacional de Basquete

Vitórias apertadas, G-4 definido e uma vaga em aberto: confira o resumão do penúltimo dia da 2ª etapa da LDB 2019

A fase de classificação do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 está chegando ao fim.

O penúltimo dia de jogos da segunda etapa deixou algumas situações definidas no campeonato, como o G-4, com direito ao líder Pinheiros na primeira colocação. A única mudança possível no grupo de cima é na segunda colocação, através do confronto entre Paulistano (3º) e Flamengo (2º), que se enfrentam nesta terça-feira.

+Classificação completa da LDB 2019

Além disso, o Corinthians, São José Basketball e Curitiba Basquetebol também estão confirmados na etapa final da maior competição de base do basquete brasileiro.

Resta apenas a última vaga para a próxima fase. O Coritiba Monsters, atual oitavo colocado, só depende de si para confirmar a classificação. Em caso de tropeço, o Praia pode ficar com essa vaga, além do União Corinthians, que precisa de um tríplice empate entre os times para assumir a posição.

Confira tudo que rolou nas seis partidas desta segunda-feira (02/09) pela LDB 2019!

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

#1 – Minas Tênis Clube 70 x 54 São José Basketball

No primeiro confronto do dia, o Minas Tênis Clube bateu o São José Basketball, no Ginásio Antônio Prado Jr, por 70 a 84, e conquistou sua terceira vitória na competição.

O jogo começou pegado, mas quem largou na frente foi o São José (20 a 17). No segundo período, com uma atuação de gala do jovem ala Gui Carvalho, com 14 pontos, um rebote, uma assistência e dois roubos de bola na parcial, a equipe mineira conseguiu reverter o resultado da partida e foi para o intervalo na frente (40 a 34).

Nos quartos subsequentes, o Minas conseguiu manter a mesma pegada e, no estouro do cronômetro do último período, concretizou o que se tornou a sua terceira vitória na LDB 2019.

Gui Carvalho, mais uma vez, foi o principal destaque da vitória do Minas (Luiz Pires/LNB)

Fator determinante para a virada mineira no segundo quarto, Gui Carvalho também encerrou o confronto como cestinha da equipe, com 21 pontos, além de três rebotes, três assistências e 20 de eficiência.

Já do lado joseense, quem se destacou foi o ala Pastor, com 11 pontos, oito rebotes e 15 de eficiência.

#2 – Curitiba/Círculo Militar 59 x 57 União Corinthians

Quem também venceu foi o Curitiba/Círculo Militar. A equipe curitibana bateu o União Corinthians, no Continental Parque Clube, por 59 a 57, e garantiu a vaga na entre os oito melhores na próxima etapa da competição.

Para alcançar a vitória, o Curitiba teve que suar a camisa. No primeiro quarto, a equipe comandada por Alexandre Pessoa foi quem largou na frente, por 21 a 18. O segundo período veio e o União Corinthians encostou no placar e foi para o intervalo cinco pontos atrás no placar (35 a 30).

No segundo tempo, o cenário da partida não mudou e o União Corinthians tentou encostar ainda mais no placar, outra vez sem sucesso (52 a 47). Já nos dez minutos finais, o Curitiba viu o União Corinthians encostar, quase levou a virada, mas soube matar o jogo nos segundos finais para sair com a vitória.

Alexandre Pessoa, do Curitiba

Curitiba, de Alexandre Pessoa, garantiu a vaga na próxima fase da competição (João Pires/LNB)

Quem se destacou na vitória curitibana foi o ala/pivô Erike Guapi, que saiu de quadra com 10 pontos, 2/4 nas bolas de 3 pontos (45,5% de aproveitamento), além de cinco rebotes.

Enquanto no União Corinthians quem chamou o protagonismo foi o ala/armador Victor, com 15 pontos e quatro rebotes.

#3 – Sesi Franca Basquete 89 x 39 Basquete Cearense

No Ginásio Antônio Prado Jr, o Sesi Franca superou o Basquete Cearense, por 89 a 39, e conquistou sua nona vitória em 11 jogos pela LDB 2019.

A dupla formada pelo armador Gustavinho (16 pontos, três rebotes, três assistências e 23 de eficiência) e o ala/pivô Edu Marília (14 pontos, sete rebotes, duas assistências e 20 de eficiência) foram os principais nomes da vitória francana.

No Basquete Cearense, o ala/armador João Gabriel encerrou o confronto com nove pontos, cinco rebotes e duas assistências.

#4 – Pinheiros 72 x 69 Praia Clube

Em um jogo apertado, o Pinheiros venceu o Praia Clube/Gabarito, por 72 a 69, e manteve sua invencibilidade na competição, agora de 12 vitórias em 12 jogos.

Mas o caminho para o triunfo, um dia após o jogo duro contra o Paulistano/Corpore, não foi fácil.

Atrás do resultado positivo, o Praia veio com tudo já no primeiro quarto da partida e largou na frente (20 a 14). Na ida para os vestiários, o Pinheiros encostou no placar, mas não conseguiu ultrapassar a equipe de Uberlândia na liderança do placar (37 a 33).

Com a volta do intervalo, o cenário não mudou. O Pinheiros encostou de vez no placar e foi para o último período com um ponto atrás no placar (55 a 54). Já nos dez minutos finais, o Praia não conseguiu resistir as investidas da equipe pinheirense e viu om time comandado por David Pelosini virar e ganhar a partida no estouro do cronômetro.

Gabriel Campos e Buffat, do Pinheiros

Pinheiros é o único time invicto na competição (João Neto/LNB)

Pelo Pinheiros, o ala/pivô Mãozinha, com 14 pontos, seis rebotes e 15 de eficiência, se destacou mais uma vez com a camisa da equipe do Jardim Europa.

Já no Praia Clube, o ala/armador Matheus foi o principal nome da equipe. Com 17 pontos, seis rebotes e quatro assistências e 18 de eficiência, o jogador teve mais uma atuação contundente na maior competição de base do país.

#5 – Paulistano 71 x 41 ADRM/Maringá

Depois da derrota no clássico da capital paulista com o Pinheiros, o Paulistano se recuperou na LDB 2019. Com grande atuação no segundo tempo, o CAP superou o ADRM/Maringá, no Ginásio Antonio Prado Jr, por 71 a 41, e alcançou sua nona vitória na competição.

O resultado deixou a equipe comandada pelo treinador Beto Jayme na terceira colocação, com campanha de nove vitórias e apenas duas derrotas (81,8% de aproveitamento). Já o Maringá segue sem vencer nenhum confronto e ocupa a 13ª posição.

Matheus Buiu, com atuação de 15 pontos, foi o maior pontuador do Paulistano na vitória sobre o Maringá (João Neto/LNB)

Três atletas do Paulistano atingiram dois dígitos de pontuação: o armador Matheus Buiu foi o cestinha com 15, mais três assistências e dois rebotes (17 de eficiência), o ala/armador Cristhyã contribuiu com 12 e o ala Anderson Barbosa com 11.

Pelo Maringá, o ala Samuel foi quem mais se destacou, com atuação de 21 pontos, sete bolas roubadas e três assistências (22 de eficiência).

#6 – Corinthians 65 x 76 Flamengo

No clássico das multidões, quem levou a melhor foi a Flamengo. Em partida bem equilibrada, o rubro-negro carioca foi superior na parcial final e bateu o Corinthians, por 76 a 65, a décima vitória do clube da Gávea na LDB 2019.

O começo do jogo foi marcado pelas idas e voltas no placar. O Flamengo começou a partida com tudo e conseguiu abrir 12 pontos no primeiro quarto (20 a 8). Na sequência, foi a vez do Timão reagir e deixar tudo igual na ida aos vestiários (30 a 30).

No último quarto, o rubro-negro carioca conseguiu impor seu ritmo e conseguiu abrir dez pontos de vantagem restando cinco minutos para o fim da partida (60 a 50). Depois disso, o Corinthians até tentou, mas não foi capaz de impedir o triunfo do time comandado pelo treinador Rodrigo Galego.

Matheusinho anotou 26 pontos na décima vitória do Flamengo na LDB 2019 (João Pires/LNB)

Os destaques do Flamengo ficaram por conta do armador Matheusinho, cestinha do jogo com 26 pontos, dos alas/pivôs Ruan, que anotou duplo-duplo de 16 pontos e 13 rebotes, e Rafael Rachel, dez pontos e nove rebotes, e do ala Matheus Weber, com nove pontos e oito assistências.

Pelo Corinthians, o ala/armador Daniel Von Haydin foi o maior pontuador com 22 pontos, além de nove rebotes e 24 de eficiência. O armador Pedro, com 12 pontos, três rebotes e três assistências, também teve boa atuação individual.