HOJE
Reta finalda LDB
Por Liga Nacional de Basquete
Vitórias apertadas, G-4 definido e uma vaga em aberto: confira o resumão do penúltimo dia da 2ª etapa da LDB 2019
A fase de classificação do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 está chegando ao fim.
O penúltimo dia de jogos da segunda etapa deixou algumas situações definidas no campeonato, como o G-4, com direito ao líder Pinheiros na primeira colocação. A única mudança possível no grupo de cima é na segunda colocação, através do confronto entre Paulistano (3º) e Flamengo (2º), que se enfrentam nesta terça-feira.
+Classificação completa da LDB 2019
Além disso, o Corinthians, São José Basketball e Curitiba Basquetebol também estão confirmados na etapa final da maior competição de base do basquete brasileiro.
Resta apenas a última vaga para a próxima fase. O Coritiba Monsters, atual oitavo colocado, só depende de si para confirmar a classificação. Em caso de tropeço, o Praia pode ficar com essa vaga, além do União Corinthians, que precisa de um tríplice empate entre os times para assumir a posição.
Confira tudo que rolou nas seis partidas desta segunda-feira (02/09) pela LDB 2019!
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
#1 – Minas Tênis Clube 70 x 54 São José Basketball
No primeiro confronto do dia, o Minas Tênis Clube bateu o São José Basketball, no Ginásio Antônio Prado Jr, por 70 a 84, e conquistou sua terceira vitória na competição.
🏀 Fim de jogo na #LDB2019 @sjcbasket (54) X (70) @MinasTenisClube
Com uma atuação brilhante de Gui Carvalho, Minas vence o São José e anota a 4ª vitória na LDB 2019‼ pic.twitter.com/oQCmbSPlmw
— NBB CAIXA (@NBB) September 2, 2019
O jogo começou pegado, mas quem largou na frente foi o São José (20 a 17). No segundo período, com uma atuação de gala do jovem ala Gui Carvalho, com 14 pontos, um rebote, uma assistência e dois roubos de bola na parcial, a equipe mineira conseguiu reverter o resultado da partida e foi para o intervalo na frente (40 a 34).
Nos quartos subsequentes, o Minas conseguiu manter a mesma pegada e, no estouro do cronômetro do último período, concretizou o que se tornou a sua terceira vitória na LDB 2019.

Gui Carvalho, mais uma vez, foi o principal destaque da vitória do Minas (Luiz Pires/LNB)
Fator determinante para a virada mineira no segundo quarto, Gui Carvalho também encerrou o confronto como cestinha da equipe, com 21 pontos, além de três rebotes, três assistências e 20 de eficiência.
Já do lado joseense, quem se destacou foi o ala Pastor, com 11 pontos, oito rebotes e 15 de eficiência.
#2 – Curitiba/Círculo Militar 59 x 57 União Corinthians
Quem também venceu foi o Curitiba/Círculo Militar. A equipe curitibana bateu o União Corinthians, no Continental Parque Clube, por 59 a 57, e garantiu a vaga na entre os oito melhores na próxima etapa da competição.
🏀 Fim de jogo na #LDB2019
União Corinthians (57) x (59) Curitiba Basquetebol
Em partida decidida nos minutos finais, Curitiba Basquetebol vence União Corinthians e consegue garantir a classificação para fase final da #LDB2019 💪🔥 pic.twitter.com/5WIZnBoXfV
— NBB CAIXA (@NBB) September 2, 2019
Para alcançar a vitória, o Curitiba teve que suar a camisa. No primeiro quarto, a equipe comandada por Alexandre Pessoa foi quem largou na frente, por 21 a 18. O segundo período veio e o União Corinthians encostou no placar e foi para o intervalo cinco pontos atrás no placar (35 a 30).
No segundo tempo, o cenário da partida não mudou e o União Corinthians tentou encostar ainda mais no placar, outra vez sem sucesso (52 a 47). Já nos dez minutos finais, o Curitiba viu o União Corinthians encostar, quase levou a virada, mas soube matar o jogo nos segundos finais para sair com a vitória.

Curitiba, de Alexandre Pessoa, garantiu a vaga na próxima fase da competição (João Pires/LNB)
Quem se destacou na vitória curitibana foi o ala/pivô Erike Guapi, que saiu de quadra com 10 pontos, 2/4 nas bolas de 3 pontos (45,5% de aproveitamento), além de cinco rebotes.
Enquanto no União Corinthians quem chamou o protagonismo foi o ala/armador Victor, com 15 pontos e quatro rebotes.
#3 – Sesi Franca Basquete 89 x 39 Basquete Cearense
No Ginásio Antônio Prado Jr, o Sesi Franca superou o Basquete Cearense, por 89 a 39, e conquistou sua nona vitória em 11 jogos pela LDB 2019.
🏀 Fim de jogo na #LDB2019 @FrancaBasquete (89) x (39) @BasqCearense
Dominante desde o início, Franca arranca vitória contra o Basquete Cearense e fecha primeira fase com nove vitórias na LDB 2019 🔥🏀 pic.twitter.com/kZe0wQOxVO
— NBB CAIXA (@NBB) September 2, 2019
A dupla formada pelo armador Gustavinho (16 pontos, três rebotes, três assistências e 23 de eficiência) e o ala/pivô Edu Marília (14 pontos, sete rebotes, duas assistências e 20 de eficiência) foram os principais nomes da vitória francana.
No Basquete Cearense, o ala/armador João Gabriel encerrou o confronto com nove pontos, cinco rebotes e duas assistências.
#4 – Pinheiros 72 x 69 Praia Clube
Em um jogo apertado, o Pinheiros venceu o Praia Clube/Gabarito, por 72 a 69, e manteve sua invencibilidade na competição, agora de 12 vitórias em 12 jogos.
🏀 Fim de jogo na #LDB2019
Praia Clube (69) X (72) @ClubePinheiros
Em jogo equilibrado, Pinheiros consegue vencer o Praia Clube no finalzinho e garantir classificação para fase final da LDB em 1º lugar ⬆🔥 pic.twitter.com/gYL2Of3rZO
— NBB CAIXA (@NBB) September 2, 2019
Mas o caminho para o triunfo, um dia após o jogo duro contra o Paulistano/Corpore, não foi fácil.
Atrás do resultado positivo, o Praia veio com tudo já no primeiro quarto da partida e largou na frente (20 a 14). Na ida para os vestiários, o Pinheiros encostou no placar, mas não conseguiu ultrapassar a equipe de Uberlândia na liderança do placar (37 a 33).
Com a volta do intervalo, o cenário não mudou. O Pinheiros encostou de vez no placar e foi para o último período com um ponto atrás no placar (55 a 54). Já nos dez minutos finais, o Praia não conseguiu resistir as investidas da equipe pinheirense e viu om time comandado por David Pelosini virar e ganhar a partida no estouro do cronômetro.

Pinheiros é o único time invicto na competição (João Neto/LNB)
Pelo Pinheiros, o ala/pivô Mãozinha, com 14 pontos, seis rebotes e 15 de eficiência, se destacou mais uma vez com a camisa da equipe do Jardim Europa.
Já no Praia Clube, o ala/armador Matheus foi o principal nome da equipe. Com 17 pontos, seis rebotes e quatro assistências e 18 de eficiência, o jogador teve mais uma atuação contundente na maior competição de base do país.
#5 – Paulistano 71 x 41 ADRM/Maringá
Depois da derrota no clássico da capital paulista com o Pinheiros, o Paulistano se recuperou na LDB 2019. Com grande atuação no segundo tempo, o CAP superou o ADRM/Maringá, no Ginásio Antonio Prado Jr, por 71 a 41, e alcançou sua nona vitória na competição.
O resultado deixou a equipe comandada pelo treinador Beto Jayme na terceira colocação, com campanha de nove vitórias e apenas duas derrotas (81,8% de aproveitamento). Já o Maringá segue sem vencer nenhum confronto e ocupa a 13ª posição.

Matheus Buiu, com atuação de 15 pontos, foi o maior pontuador do Paulistano na vitória sobre o Maringá (João Neto/LNB)
Três atletas do Paulistano atingiram dois dígitos de pontuação: o armador Matheus Buiu foi o cestinha com 15, mais três assistências e dois rebotes (17 de eficiência), o ala/armador Cristhyã contribuiu com 12 e o ala Anderson Barbosa com 11.
Pelo Maringá, o ala Samuel foi quem mais se destacou, com atuação de 21 pontos, sete bolas roubadas e três assistências (22 de eficiência).
#6 – Corinthians 65 x 76 Flamengo
No clássico das multidões, quem levou a melhor foi a Flamengo. Em partida bem equilibrada, o rubro-negro carioca foi superior na parcial final e bateu o Corinthians, por 76 a 65, a décima vitória do clube da Gávea na LDB 2019.
O começo do jogo foi marcado pelas idas e voltas no placar. O Flamengo começou a partida com tudo e conseguiu abrir 12 pontos no primeiro quarto (20 a 8). Na sequência, foi a vez do Timão reagir e deixar tudo igual na ida aos vestiários (30 a 30).
No último quarto, o rubro-negro carioca conseguiu impor seu ritmo e conseguiu abrir dez pontos de vantagem restando cinco minutos para o fim da partida (60 a 50). Depois disso, o Corinthians até tentou, mas não foi capaz de impedir o triunfo do time comandado pelo treinador Rodrigo Galego.

Matheusinho anotou 26 pontos na décima vitória do Flamengo na LDB 2019 (João Pires/LNB)
Os destaques do Flamengo ficaram por conta do armador Matheusinho, cestinha do jogo com 26 pontos, dos alas/pivôs Ruan, que anotou duplo-duplo de 16 pontos e 13 rebotes, e Rafael Rachel, dez pontos e nove rebotes, e do ala Matheus Weber, com nove pontos e oito assistências.
Pelo Corinthians, o ala/armador Daniel Von Haydin foi o maior pontuador com 22 pontos, além de nove rebotes e 24 de eficiência. O armador Pedro, com 12 pontos, três rebotes e três assistências, também teve boa atuação individual.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca