#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2019:Começoua fase final

24-09-2019 | 09:01
Por Liga Nacional de Basquete

Invencibilidade mantida, virada eletrizante e muito equilíbrio: saiba tudo que rolou no 1º dia de jogos do octogonal final da LDB 2019

O primeiro dia do octogonal final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 chegou ao fim.Quatro jogos agitaram a rodada desta terça-feira no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP).

Único invicto até aqui, o Pinheiros manteve sua invencibilidade na competição. O Sesi Franca Basquete conseguiu uma virada importante contra o Corinthians no finalzinho. Além dos triunfos do Flamengo e do Paulistano, time da casa.

Confere aí o resumão dos quatro jogos da rodada e fique sabendo de tudo que rolou na LDB 2019!

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

#1 Coritiba Monsters/Sociedade Thalia 61 x 84 EC Pinheiros

Invicto na primeira fase, o EC Pinheiros começou bem sua participação no octogonal final. Com boa atuação coletiva, o time pinheirense superou o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia, por 84 a 61, e deu o primeiro passo rumo à vaga nas semifinais.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, vencido pelo time da capital paulista (45 a 36), a partida foi praticamente decidida no terceiro quarto. O Pinheiros voltou dos vestiários em um ritmo muito forte e abriu 19 pontos de vantagem na ida (62 a 43). Nos dez minutos finais, o time comandado pelo treinador David Pelosini administrou bem a diferença para conquistar a primeira vitória na etapa final.

“Acho que nosso terceiro quarto foi fundamental. Conseguimos traçar uma estratégia no meio do jogo para não levar dez pontos no período e deu certo, com um jogo mais cadenciado, segurando a bola e diminuindo o volume, principalmente do Henrique (do Coritiba), que estava muito bem. No geral, fiquei contente com a nossa reestreia”, afirmou o comandante.

Líder da primeira fase, Pinheiros conseguiu sua 13ª vitória seguida na LDB 2019 (João Pires/LNB)

Pelo Pinheiros, os destaques ficaram por conta do armador Gabriel Campos, que contribuiu com 19 pontos, oito assistências e seis rebotes (24 de eficiência), e do ala Mãozinha, que também anotou 19 pontos, mais seis rebotes e duas assistências (27 de eficiência). Além deles, o ala/armador Jonas Buffat, com 18 pontos e oito rebotes, e o ala Bernardo, com 13 pontos.

“Não entramos muito bem na partida. Conforme vimos que poderíamos dar mais, conseguimos melhorar nossa defesa e, consequentemente, o ataque. No intervalo, o David nos falou o que precisava ser melhorado e voltamos muito bem pro terceiro quarto”, avaliou o armador Gabriel Campos.

No Coritiba, dois atletas ultrapassaram os dois dígitos de pontuação: o ala/armador Felipe, com 13 pontos e nove rebotes, e o ala Henrique Kirsten, com dez pontos e três rebotes.

“Contra um time como o Pinheiros não podemos ficar individualizando o jogo. No terceiro quarto paramos de jogar coletivamente e cometemos muitos erros que foram determinantes na partida. Esse foi o principal problema, sem tirar o mérito e a qualidade que o Pinheiros possui”, afirmou o treinador Fábio Pellanda.

#2 Sesi Franca Basquete 90 x 84 Corinthians

Na sequência, Sesi Franca Basquete e Corinthians realizaram uma grande partida. Com placar bem próximo e alterando a liderança durante quase todo o jogo, o time francano conseguiu dar o bote final e venceu o confronto por 90 a 84.

Durante os 40 minutos, as equipes trocaram a ponta do marcador por 12 vezes. Em dia inspirado dos alas Daniel Von Haydin e Anderson, o Corinthians conseguiu abrir uma boa vantagem de nove pontos no último período (73 a 64).

O Franca conseguiu se manter vivo no confronto e foi encostando aos poucos. Com o placar mais próximo, foi a vez do ala Gui Abreu e do ala/pivô Márcio entrarem de vez na partida e decidirem o duelo para a equipe do interior paulista.

“Foi uma vitória muito importante. Era uma partida chave em busca da classificação para o quadrangular final. Falei pros meninos pra gente ficar no jogo o tempo todo, ter calma, diminuir o erro, não desistir do jogo e quando fosse a hora correta a gente daria o bote. O jogo culminou que chegou nesse momento e soubemos aproveitar. No final nosso psicológico foi determinante e conseguimos uma grande vitória. Foi um jogo muito duro, dei os parabéns para minha equipe porque o Corinthians jogou muito bem também”, afirmou Jhonatan Cintra.

Gui Abreu liderou a virada francana com 14 pontos no último quarto (João Pires/LNB)

Os grandes nomes de Franca no jogo foram o ala Gui Abreu, cestinha com 30 pontos, mais oito rebotes e 29 de eficiência, e o ala/pivô Márcio, que anotou duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes (25 de eficiência).

Pelo Corinthians, a dupla Anderson e Daniel Von Haydin foi responsável por 54 dos 84 pontos da equipe: o primeiro anotou 30, além de sete rebotes e quatro roubos de bola (37 de eficiência), enquanto o segundo contribuiu com 24 pontos, seis rebotes e três assistências.

“A gente sabia que o Corinthians é uma equipe muito bem treinada e com muitas qualidades, principalmente pelos grandes chutadores. Eles estavam com a mão quente, e quando cometemos alguns erros infantis acabamos perdendo o controle do jogo. Mas mantivemos a calma, e com a forte defesa no último quarto conseguimos sair com a vitória”, disse Gui Abreu.

#3 – Flamengo 79 x 46 São José Basketball

Outro time que estreou no octogonal final com boa vitória foi o Flamengo. Com atuação primorosa no quarto inicial, o rubro-negro carioca abriu uma boa vantagem sobre o São José Basketball e administrou até vencer por 79 a 46.

Cestinha do jogo com 19 pontos, o ala/armador Pedro Nunes foi responsável por 11 deles no primeiro quarto (3/3 nos arremessos de longa distância). Ele falou sobre a importância dessa vitória para os planos do Flamengo na competição.

“Gostei muito da partida. Não estava acompanhando muito a equipe por estar treinando com o adulto, mas desde que cheguei sinto que o time me acolheu muito, o Rodrigo (treinador) está me ajudando muito também. Na quadra está fluindo, eles trabalharam bastante nesse período e o time está mais organizado do que na primeira fase. Vamos para cima”, afirmou o camisa 16.

Destaque do Flamengo na competição, Matheusinho ficou muito próximo de um triplo-duplo  (João Pires/LNB)

Além dele, o armador Matheusinho também teve atuação de destaque ao flertar com um triplo-duplo (11 pontos, 13 rebotes e oito assistências). Os alas Matheus Weber (13 pontos) e Gabriel Andrade (11 pontos), mais o pivô Matheus Maciel (dez pontos), também atingiram dois dígitos de pontuação.

“O plano de jogo deu muito certo. Ganhamos os dois jogos contra São José por uma boa vantagem, mas foi muito mais mérito dos atletas, eles possuem uma equipe perigosíssima. Também tem o alívio de vencer na estreia, e se a gente ganhar amanhã poderemos ficar com a classificação bem encaminhada”, avaliou o treinador Rodrigo Galego.

Pelo lado joseense, o armador Matheus Eugeniusz, com 11 pontos e sete rebotes, e o ala/aramdor Guirro, com dez pontos e quatro rebotes, foram os principais jogadores da equipe.

#4 – Paulistano 65 x 60 Curitiba Basquetebol/CMP

Na última partida do dia, o Paulistano, dono da casa, suou bastante para conquistar sua primeira vitória na fase final da LDB 2019. Em partida decidida nos últimos minutos, o time da capital paulista levou a melhor sobre o Curitiba Basquetebol/CMP, por 65 a 60.

Depois de ficar de fora da segunda etapa, devido a uma lesão no pé, o ala/armador Jonatan retornou em grande estilo e foi o cestinha da partida com 17 pontos, além de três bolas recuperadas e uma assistência.

“É muito bom estar de volta. Gostei da atuação de hoje, o time me passou bastante confiança. Estou me sentindo ainda mais confiante agora, na primeira etapa eu era novo no time e agora já estou mais entrosado com meus companheiros. Agora é um passo de cada vez, ir ganhando as partidas para conseguir disputar esse título”, disse Jonatan.

Recuperado de lesão, Jonatan anotou 17 pontos no triunfo do Paulistano (João Pires/LNB)

Quem também se destacou foi o ala/pivô Vitão, que anotou duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes (20 de eficiência). O armador Beto Fagundes, com 12 pontos e seis assistências, e o pivô Rafael Araújo, com oito pontos e nove rebotes, também tiveram boas atuações na partida.

Pelo time paranaense, os destaques ficaram por conta do ala/pivô Daniel, que anotou duplo-duplo de 17 pontos e 14 rebotes, e dos alas Sorriso, com 13 pontos, e Lucas, com 12 pontos.

“Tivemos um segundo quarto muito ruim. Tínhamos falado antes que a chave do jogo era não deixar eles correrem, e isso aconteceu no segundo período. Eles pontuaram muito de erros nossos. No final do jogo faltou um pouco de cabeça no lugar, de experiência, tivemos boas escolhas, mas acabamos errando em algus detalhes”, avaliou Alexandre Pessoa, treinador do Curitiba Basquetebol.