#JOGAJUNTO

NBB Caixa

'SAIREMOSMAIS FORTES'

05-05-2020 | 06:34
Por Liga Nacional de Basquete

Em live nas redes sociais do NBB, dirigentes tiram dúvidas e explicam decisão de encerrar a temporada 2019/2020 do campeonato

O dia 4 de maio de 2020 será um marco triste na história do basquete brasileiro. Na data, o conselho da Liga Nacional de Basquete, por unanimidade, resolveu tomar a decisão de encerrar a temporada 2019/2020 do NBB por conta da pandemia da COVID-19, buscando priorizar a saúde de atletas, torcedores, comissões técnicas, dentre outros funcionários que fazem a bola laranja quicar nas quadras do Brasil.

Dirigentes da LNB falam sobre cancelamento da temporada

🎙 Nilo Guimarães (presidente), Marcelo Vido (VP de marketing), Carlos Renato Donzelli (VP financeiro) e Diego Gadelha (médico da equipe multidisciplinar) comentam a decisão de cancelar a atual temporada do #NBB

Posted by NBB on Tuesday, May 5, 2020

Para dar maiores explicações aos fãs de basquete, cinco executivos da LNB participaram de uma live no Facebook e no Twitter do NBB nesta terça-fera (05/05). Nilo Guimarães (presidente interino), Carlos Donzelli (vice-presidente financeiro), Marcelo Vido (vice-presidente de marketing) e Diego Gadelha (médico da equipe multidisciplinar) esclareceram dúvidas e falaram sobre a decisão em um bate-papo conduzido por Guilherme Buso (diretor de comunicação da LNB).

“Há 50 dias a LNB se reúne periodicamente com jogadores, técnicos, fisioterapeutas, médicos, patrocinadores, apoiadores de mídia, dirigentes, árbitros. Há alguns dias o governador de São Paulo falava em flexibilizar a quarentena e pensando nisso, a LNB buscou se preparar. Mas com os estudos feitos pelo grupo multidisciplinar, foi decidido por unanimidade que era melhor encerrar a temporada. Ficamos tristes, mas esgotamos todas as opções que tínhamos”, afirmou Nilo Guimarães.

Apesar da tristeza em anunciar o término da competição nesta temporada, Donzelli fez questão de valorizar a união dos participantes das reuniões.

“Todo mundo foi ouvido. Ninguém está preparado para falar sobre esse momento nos campos da saúde e econômico. A decisão foi feita de forma gradual, em vídeo chamadas com quase 50 pessoas. Esse processo traz uma certeza do ecossistema da Liga, do bem comum. As pessoas abrem mão de seus interesses em nome do basquete, com muita parcimônia, muito ajuste e isso trouxe uma segurança de que sairemos mais fortes. Estamos machucados, a sociedade está machucada, mas estamos mais vivos do que nunca”, disse o vice-presidente financeiro.

Médico da equipe multidisciplinar, Gadelha explicou com muito cuidado como foram suas pesquisas e o que fez a LNB tomar a decisão final.

“ Fizemos um projeto que dependia da condição sanitária do país. Foi baseada em outras ligas, apesar das curvas de cada país ser diferente. A ideia era fazer (os playoffs) em alguma cidade do interior, em um lugar mais fechado, sem torcida. Teria uma série de medidas, como álcool em gel, máscara, além de exames médicos. Além dos jogadores, motoristas, cozinheiras, comissões técnicas, operadores de câmeras, todos seriam testados”, começou dizendo.

“Mas temos também uma variação regional. Precisaria de uma fase de adaptação para se ter uma condição mínima até para evitar lesões. Em 23 de maio, quando os atletas estariam treinando, é previsto o pico da doença. O NBB é um campeonato nacional, com times de diversas regiões e com situações epidemiológicas diferentes. Esse foi o cenário que analisou e esse trabalho não foi em vão. Serviu para fortalecer a Liga com uma decisão baseada em critérios científicos. Essa opção do cancelamento já existia, mas nos basearmos em critérios científicos ficou mais claro, tanto que tivemos essa decisão unânime”, enfatizou.

Um dos responsáveis por entrar em contato com patrocinadores e plataformas que transmitem os jogos do NBB, Vido exaltou a compreensão dos parceiros neste momento tão delicado da sociedade.

“Foram realizadas reuniões em vídeo conferências e a gente queria saber a opinião dos parceiros. Todos entenderam a situação. Eu estava preocupado com a reação deles porque não entregaríamos os jogos. A reação foi muito positiva, a maioria continua com a gente para a próxima temporada e já estamos começando a nos planejar em relação a isso”, explicou.

Próxima temporada

Perguntado sobre a próxima temporada, Nilo Guimarães afirmou que os diversos segmentos da Liga Nacional de Basquete já estão trabalhando para viabilizar um campeonato saudável.

“A Liga sempre se preocupou em capacitar seus dirigentes para ter um olhar de negócios também. Essa pandemia impactou forte na sociedade. Estamos preocupados com a próxima temporada. O grande desafio é sempre dar o início na próxima temporada para que ela seja vigorosa com a equipes saudáveis economicamente. Estamos prontos para olhar o marketing, os parceiros de forma diferente. Entregar mais, trazer mais para o nosso convívio, vamos buscar novas receitas”, disse.

Assim como o presidente, Marcelo Vido fez questão de ressaltar que os trabalhos voltados para a próxima temporada já começaram.

“Estamos pensando em novos produtos para iniciar a próxima temporada e pensamos nisso diariamente. Os parceiros também estão sofrendo com essa situação. O basquete sempre vai ser uma paixão e temos de aproveitar para desenvolver mais as categorias de base. É um trabalho de muito planejamento”, ressaltou, se lembrando também da LDB, torneio Sub-20 organizado pela LNB.

Carlos Donzelli também está olhando para o futuro, e prevê muito trabalho, mas acima de tudo muita resiliência do basquete nacional no segundo semestre.

“Eu tenho certeza que ninguém vai sair disso como entrou. O que estamos passando na Liga é similar à sociedade. Claro que sofreremos, mas saberemos tirar grande proveito pela forma como conduzimos isso. Já estamos trabalhando para a próxima temporada e é isso que garantirá a saúde financeira dos clubes e da Liga.”

“Sairemos mais fortes. Essa situação é como um jogo de basquete, não pode terminar empatado. Nem que tenha que ser na última bola, esse trabalho vai ser feito e garantir um futuro brilhante para toda a sociedade. Vai precisar de tempo, mas no médio e longo prazo teremos de volta a estrutura que criamos”, completou.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.