#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sangue novo

09-02-2017 | 06:10
Por Liga Nacional de Basquete

Afim de chegar aos playoffs, Liga Sorocabana contrata quatro garotos para “mudar a cara” da equipe para segundo turno do NBB CAIXA; dois atletas são dispensados

Reforços jovens

Juzzo, Jackson, João Vitor e Felipe Smith: esses são os novos garotos da LSB/Uniso, que agora tem 7 atletas Sub-22 (Matheus Piccinin/LSB)

A LSB/Uniso está com sangue novo para a segunda metade do NBB CAIXA 2016/2017. Bem novo mesmo. Nas últimas semanas, a equipe do comandante Rinaldo Rodrigues ousou e apresentou mais quatro reforços de pouca idade, sendo três deles da categoria Sub-19.

Além do já anunciado Léo Willians (19 anos), ex-Paulistano, foram contratados os armadores Mateus Juzzo (18), vindo do Limeira, e João Vitor “JV” (18), ex-Macaé, além dos alas Jackson Henrique (20), ex-Rio Claro, e Felipe “Smith” Cortês (19), que estava no Gocil/Bauru.

“Temos uma grande responsabilidade. Independentemente da idade ela sempre existirá, mas viemos para somar e ajudar a equipe no que for preciso. Nossa chegada deu uma movimentação no time, é natural isso acontecer com a vinda de jogadores novos, então os treinos estão sendo bem fortes, com muita pegada. Acreditamos que vamos superar esse momento difícil, todos juntos”, disse Jackson, de 20 anos.

rinaldo rodrigues

“Era uma equipe sem vibração, por isso trouxe jovens que querem jogar”, disse Rinaldo (Murilo Amadei/LSB)

“Já estamos pensando no futuro. Estamos retomando as atividades da categoria sub-22, que será composta por esses jogadores, e pretendemos dar uma experiência de NBB CAIXA, para que eles já se preparem para o decorrer do ano. Esse grupo é composto por jogadores que demonstraram grande potencial, podendo ser de grande ajuda para a equipe no NBB CAIXA também”, disse Rinaldo Rodrigues.

A aposta do comandante é contar com os jovens para trazer sangue novo na cavalaria: “Nosso time não começou o segundo turno bem, era uma equipe sem vibração, por isso trouxe jovens que querem jogar. Mantivemos a base forte que já estava disputando o NBB CAIXA e agora vamos contar com a energia dos que estão chegando”, concluiu Rinaldo.

Atualmente na 13ª colocação, a Liga Sorocabana é o primeiro time fora da zona de classificação aos playoffs. Com campanha de quatro vitórias em 18 partidas (22,2% de aproveitamento), a Cavalaria está a dois triunfos de distância do Minas Tênis Clube, que é 12º.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Mudança de filosofia

Ao contrário da filosofia tomada no início da temporada, quando a LSB/Uniso trouxe mais de dez reforços, priorizando jogadores de idade avançada para acrescentar experiência ao grupo, dessa vez a equipe sorocabana tem maior quantidade de jogadores com menos idade.

Dos jogadores mais experientes, apenas três tem mais de 30 anos: Ted (36), Jefferson Sobral (36) e Rafael Castellon (31). Os jogadores acima da idade sub-22 são: Enzo Cafferata (28), Bruno (27), Alexandre Paranhos (24), Maique (23) e Lucão (22).

Os jogadores de idade sub-22 que passam a compor o elenco da Liga Sorocabana somam sete ao total: Jackson (20), Léo Willians (19), Felipe Cortês (19), Mateus Juzzo (18) e João Vitor (18).

Além deles, também estão inclusos nessa categoria o armador Lucas Lima (21), que é peça fundamental da equipe adulta, e o prata da casa, o ala/pivô Leandro Moraes (19), que também faz parte da equipe adulta e está conquistando seu espaço entre os profissionais.

Duas dispensas

Depois da derrota para o Gocil/Bauru Basket no dia 02/02, dois atletas foram dispensados pelo técnico Rinaldo Rodrigues. Tratam-se dos experientes Luisinho, de 38 anos, e Adriano Machado, de 34.