HOJE
Sangue vencedor
Por Liga Nacional de Basquete
Experiência e faro de decisão: Shamell tem papel crucial no histórico título do Mogi, fatura troféu de MVP da Liga Sul-Americana e repete feito de 2013
Shamell sabe como vencer. O norte-americano, de 36 anos, mostrou toda sua experiência e liderança dentro do grupo e foi, sem dúvida alguma, um dos grandes responsáveis pela histórica e inédita conquista do Mogi das Cruzes/Helbor na Liga Sul-Americana. Com média de 19,0 pontos por jogo, o camisa 24 foi eleito o MVP do torneio e acrescentou mais um troféu à sua coleção.
+Confira mais detalhes sobre a vitória do histórico título do Mogi na Sul-Americana
Dentre os atletas que ultrapassaram a fase de grupos da competição, Shamell foi o segundo cestinha, atrás apenas do astro uruguaio Leandro García-Morales, da Hebraica Macabi (URU), que somou 23,3 pontos por partida. No entanto, não foram apenas os expressivos números que fizeram do experiente ala um merecedor do troféu de MVP.

Absoluto e decisivo durante toda a competição, Shamell foi eleito o MVP da Liga Sul-Americana 2016 (Divulgação/FIBA Américas)
Nos momentos decisivos, a bola é nele. Dono de uma incrível gama de recursos ofensivos, o capitão do Mogi consegue pontar em momentos de extrema importância e decisão, o famoso “clutch” – jogador decisivo, fatal nas horas mais cruciais. Na final desta Liga Sul-Americana não foi diferente, e o camisa 24 foi brilhante na “varrida” do Mogi sobre os argentinos por 3 a 0.
+Saiba mais: confira como foi a trajetória invicta do Mogi na Sul-Americana até o inédito título
No Jogo 1, em solo mogiano, foram 25 pontos, com direito a cinco bolas de 3 pontos, e uma atuação de gala. Já no segundo confronto, também no Hugo Ramos, foram 14 pontos em desempenho nada brilhante, mas papel decisivo ao garantir importantes pontos na reta final do confronto. E por fim, no Jogo 3, em Bahia Blanca (ARG), 23 pontos, sendo muitos deles em momentos cruciais da virada brasileira.
O título e o prêmio de MVP da Liga Sul-Americana não foram os primeiros de Shamell na esfera internacional. Em 2013, o norte-americano liderou a equipe do EC Pinheiros ao inédito e histórico título da Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, na Argentina, e ficou com o prêmio de MVP da competição. Na ocasião, o gringo foi o cestinha absoluto do torneio, com 20,2 pontos de média.
Maior anotador da história do NBB CAIXA, com 5464 pontos, Shamell foi duas vezes cestinha do campeonato (13/14 e 14/15). Na temporada passada, ficou no “quase” e foi o segundo do ranking. Agora, na atual edição, o camisa ala de 36 anos passou os primeiros jogos com foco maior na Sul-Americana e somou em média 14,0 pontos por jogo.
O próximo compromisso do MVP e do Mogi como campeões da Liga Sul-Americana será na próxima terça-feira (06/12), contra a LSB/Uniso, no Ginásio Hugo Ramos, às 20 horas (de Brasília). Depois, medirá forças com o Solar Cearense no sábado (10/12), às 19 horas, novamente no “caldeirão” Hugo Ramos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
