#JOGAJUNTO

NBB

Para voltarmais forte

14-09-2020 | 04:22
Por Liga Nacional de Basquete

Equipe do Vale do Paraíba comunicou oficialmente seu pedido de afastamento do NBB 2020/2021 para se fortalecer para as próximas edições

O São José Basketball anunciou, na última sexta-feira (11), de forma oficial, que não participará da temporada 2020/2021 do NBB. O time, que foi vice-campeão da Liga Ouro em 2018, encaminhou à Liga Nacional de Basquete (LNB) um pedido de afastamento do próximo campeonato, buscando se fortalecer para as próximas temporadas.

O Diretor do clube, Luís Inácio Messias, lamentou a decisão de não poder atuar na próxima edição do NBB. “Nós estamos tristes de ficar de fora da próxima temporada, mas tivemos que agir com a razão e não com a emoção. É um momento diferenciado que estamos vivendo, juntamente com uma pandemia.”, afirmou o dirigente.

O presidente da LNB, Nilo Guimarães, também comentou sobre a situação. “São José é uma equipe muito tradicional do basquete. Eu, particularmente, conheço muito bem, pois como atleta, defendi o clube por muitos anos e sei o tamanho da importância da cidade no esporte. Apesar de ser duro não disputar um campeonato, estamos torcendo muito para que eles consigam se recuperar e voltar muito mais fortes para a temporada seguinte”.

São José dos Campos foi uma cidade que sempre teve destaque no cenário do basquete brasileiro. A equipe foi fundada em 1948 e teve seus momentos de glória e tristeza. No início da década, a Águia do Vale venceu o campeonato paulista em 2012, além de ter tido a melhor campanha da temporada regular do NBB, com 25 vitórias e apenas cinco derrotas. Neste mesmo ano, o time joseense fez a final do NBB contra o Brasília, e acabou com o vice-campeonato.

Em 2016, a equipe sofreu por problemas financeiros e também pediu afastamento do NBB, mas manteve a sua equipe de base disputando inclusive a LDB. Em dezembro de 2017, o São José anunciou a volta da equipe adulta para a disputa da Liga Ouro de 2018. O time do Vale do Paraíba chegou até a decisão, mas acabou sendo derrotada para o Corinthians.

Com a ausência de São José, Rio Claro e Botafogo, que disputaram a última edição, o NBB 2020/2021, que terá início em novembro, contará com a participação de 16 equipes, representando sete estados do Brasil e mais o Distrito Federal, agora com dois times.

Os clubes participantes são: Basquete Cearense (CE), Bauru Basket (SP), Brasília Basquete (DF), Campo Mourão Basquete (PR), Caxias do Sul Basquete (RS), Cerrado (DF), C.A. Paulistano (SP), C.R. Flamengo (RJ), E.C. Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG), Mogi Basquete (SP), Pato Basquete (PR), São Paulo F.C. (SP), Sesi Franca (SP), S.C. Corinthians (SP) e Unifacisa (PB).

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.