HOJE
EM BUSCA DO SONHO!
Por Liga Nacional de Basquete
Com basquete sólido, São José coroa grande campanha na LDB 2022 com vaga na grande final; será a terceira decisão da equipe do interior paulista, que busca título inédito
Com grande vitória por 70×66 sobre o Corinthians na tarde desta sexta-feira (30), o São José Basketball garantiu vaga na final da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022, pela terceira vez em sua história. A equipe do interior paulista vive a expectativa do primeiro título do maior campeonato de base do Brasil, após dois vice-campeonatos em 2016 e 2017.
A classificação para a decisão da LDB 2022 pode ser definida como uma coroação da bela campanha do Sanja nesta edição do campeonato de base. Na fase classificatória, o São José somou nove vitórias em dez partidas disputadas e foi uma das primeiras equipes garantidas na Fase Final, sofrendo apenas um revés para o Pinheiros – curiosamente, o rival joseense na decisão.

Léo Abreu, a cabeça pensante do finalista (João Pires/LNB)
Já na Etapa Final, a vaga para as semifinais também foi assegurada com antecedência, após duas vitórias com autoridade sobre São Paulo e Cerrado e uma derrota decidida apenas nos segundos finais contra o Paulistano, até então invicto na competição.
O ‘jogo da vida’ da equipe do interior paulista foi tenso e disputado até os últimos momentos. Com um começo equilibrado, a semifinal foi para o intervalo com apenas um ponto de diferença entre Corinthians e São José. Mas o terceiro quarto mudou a história da partida – 27×18 para os joseenses e um último quarto de muita defesa e vibração garantiu o triunfo para o São José, que mostrou frieza no momento ‘clutch’ da partida.
Com um elenco qualificado, o São José era cotado como um dos favoritos para o título da Liga de Desenvolvimento e com a chegada à final do campeonato, houve uma confirmação de expectativas. Líder de pontos e assistências em média da LDB 2022, o ataque joseense mostra boa coletividade e é comandado pelo ala Pedro e pela boa dupla de pivôs Serjão e Fidelis, que também fazem grande trabalho defensivo no garrafão. O abastecimento do lado ofensivo fica por conta do armador Léo Abreu, segundo jogador que mais distribui assistências no campeonato (7.9 por jogo) – na semifinal, ele somou seis pontos, 10 rebotes, nove assistências e quatro roubos de bola.

Um dos maiores pontuadores do São José, Pedro é essencial no ataque e na defesa joseense (João Pires/LNB)
Agora, o São José enfrentará o Pinheiros, o atual tri-campeão seguido da Liga de Desenvolvimento em sua quarta final consecutiva. No embate das duas equipes na fase classificatória, 68×61 para os pinheirenses, entretanto, já fazem mais de dois meses desta partida e a equipe do interior paulista vive o sonho do primeiro título do maior campeonato de base do Brasil.
Anota aí: São José x Pinheiros é neste sábado (01/10), às 18h, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, ao vivo no Youtube do NBB!
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca