#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Momento da mudança

09-01-2024 | 01:19
Por Juvenal Dias

Após quatro dias, Coop/São José e Corinthians voltam a se enfrentar buscando virar a chave da temporada no segundo turno; ESPN e Star+ transmitem o jogão

O ano de 2024 já é realidade e, com isso, o segundo turno no NBB CAIXA 2023/24 começa a todo vapor. Enquanto há algumas equipes satisfeitas com seus desempenhos, classificadas para a Copa Super 8 e pensando em manter o que deu certo, outras buscam evoluir na metade final da temporada. Coop/São José e Corinthians fazem parte do segundo grupo. Os rivais paulistas se enfrentam nesta terça-feira (09/01), às 20h, no Ginásio Linneu de Moura, com transmissão da ESPN, atrás do mesmo objetivo: virar a chave da temporada.

O curioso é que ambas as equipes jogaram há quatro dias, na última rodada do primeiro turno, e o São José levou a melhor fora de casa por 89 a 77. Com isso, o time do interior fechou a metade inicial da temporada com 10 vitórias e oito derrotas e só ficou com a nona colocação, fora da Super 8, devido ao confronto direto com o Fortaleza Basquete Cearense, que teve a mesma campanha. Por outro lado, o Corinthians veio na sequência da tabela na 10ª colocação, com oito vitórias e 10 derrotas. Caso o Timão tivesse vencido o embate em casa, as duas equipes terminariam com 50%.

Avaliações do que aconteceu até agora

Técnico do São José, Sebastián Figueredo comemorou a vitória sobre o Corinthians na última rodada, embora já considere página virada na temporada.

“Estamos alegres pelo resultado positivo conquistado na última rodada, mas sabemos que o jogo dessa terça já é outra situação. Temos que nos preparar com muita seriedade para fazermos uma boa partida e tentar voltar a vencer dentro de casa. Queremos fazer um bom jogo e levar adiante nosso plano, pois vencer nesse início do segundo turno seria fundamental para nossas pretensões. O foco agora está voltado para esse objetivo”, ressaltou o técnico argentino, que também analisou a campanha do clube no primeiro turno.

“Nosso objetivo do primeiro turno era acabar próximo aos 50% de aproveitamento, levando em consideração a força dos nossos rivais. Alcançamos isso e queremos iniciar esta segunda parte com um resultado positivo para seguirmos avançando no campeonato. Estamos tranquilos e cientes de que podemos progredir em nosso desempenho para alcançar vitórias contra os times da parte de cima da tabela na sequência da competição”, completou o treinador do Sanja.

Do outro lado, o treinador do Corinthians, Silvio Santander, lamentou ter deixado a vitória escapar contra o São José.

“No jogo contra o São José, em casa, estivemos na frente por quase três quartos, foi um jogo parelho, já era um adversário que conhecíamos por ter jogado nos playoffs do Campeonato Paulista. Temos sempre que jogar focados porque é um bom time e agora é acreditar nas nossas ferramentas e nos jogadores do time para fazer um bom trabalho lá”, projetou o treinador, que também é argentino como o comandante do rival.

Elinho, armador do Corinthians, partindo para bandeja em cima do ala do São José, Chourio. Foto: Beto Miller

Para Elinho, armador do Corinthians, a proximidade entre as duas partidas pode ajudar o alvinegro a arrumar as falhas do último jogo e encostar no rival na tabela.

“É curioso esse calendário, né? Jogar contra o mesmo time em quatro dias, mas já vimos e corrigimos o que fizemos de ruim e aonde eles levaram vantagem, no segundo tempo principalmente. Precisamos jogar melhor para vencer lá e nos aproximar deles na tabela”, afirmou Elinho, que reconheceu a falta de regularidade do Timão no turno inicia.

“Tivemos muitos altos e baixos, não conseguimos ter uma regularidade de jogo, precisamos melhorar muitas coisas coletivas e individuais. Jogamos pouquíssimos jogos completos também, o que dificulta uma sequência”, ressaltou.

Como melhorar para o futuro próximo

Evoluir no segunda metade da temporada está entre os objetivo das duas equipes. No São José, Sebastián Figueredo prima por uma melhora gradativa, com trabalho constante. Para o treinador, o momento do começo do turno é vital para ter bons frutos lá na frente.

“O time está se preparando muito bem. Acreditamos em nosso esforço diário, tanto dos atletas quanto da comissão técnica. Temos o forte desejo de competir com os melhores e continuar colocando o Coop/São José Basketball na parte de cima. Entretanto, sabemos que o caminho é longo e difícil, temos um campeonato muito equilibrado, com bons trabalhos em todas as equipes. O começo do segundo turno é um bom momento para nos fortalecermos e adquirirmos confiança na luta pela classificação aos playoffs no final da temporada”, analisou.

O ala do São José, Leonardo Lema, no movimento de fazer a cesta em cima do pivô do Corinthians, Lucas Cauê. Foto: Beto Miller

Para Silvio Santander, há um fator determinante para o Corinthians subir na tabela no segundo turno: a defesa.

“Temos que melhorar nossa defesa e pegar mais rebotes. Acho que a eficiência e o aproveitamento do time foram bons em alguns momentos, mas para o segundo turno é muito importante a defesa e aproveitamento de rebotes. Tivemos muitos problemas com lesões e jogos que perdemos na última bola, não fomos sólidos”, afirmou.

Elinho está confiante de que o Corinthians terá um segundo turno melhor e estará em sua melhor versão quando os playoffs chegarem.

“Acredito que sim, que esse segundo turno pode significar uma virada positiva e o time possa subir na tabela. Vamos ter bastante tempo para treinar e melhorar. Playoff é outro momento, vamos fazer de tudo para chegar bem e melhorar nossa posição na tabela”, concluiu o armador.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.