#JOGAJUNTO

LDB

De olho nas sedes da LDB: Corinthians (SP)

14-07-2022 | 06:42
Por Liga Nacional de Basquete

Confira as equipes e alguns nomes para ficar de olho da sede de São Paulo (SP), realizada no Parque São Jorge; jogos da sede serão válidos pela primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022

A primeira fase da LDB (Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete) terá início na próxima segunda-feira (18/7) e metade do grupo B da competição já se prepara para atuar em um dos ginásios mais tradicionais do esporte brasileiro. O Ginásio Wlamir Marques, situado dentro do Parque São Jorge, foi fundado em 1927 e comporta até 7.000 pessoas sentadas. Foi lá onde aconteceu – em 1964 – o primeiro jogo de basquete no Brasil em que os dois times passaram da contagem centenária no placar, quando o Corinthians enfrentou o então campeão europeu, Real Madrid – o jogo acabou em vitória alvinegra por 118 a 109. Também foi no Parque São Jorge onde o Corinthians de Oscar Schmidt venceu o Campeonato Brasileiro em 1996. A casa corintiana proporciona uma atmosfera histórica que, em contraste com a juventude da LDB, só pode resultar em uma grande experiência esportiva aos espectadores. 

São seis clubes os que estarão na capital paulista atuando no Parque São Jorge entre os dias 22 e 27 de julho:

 

  • Bauru

A equipe do Bauru já está acostumada com decisões e brigar na parte de cima das tabelas, e na LDB não é diferente. Depois de bater no aro em 2011, quando perdeu para o Flamengo na final, o time do interior de São Paulo venceu sua única LDB em 2012 e pretende brigar por mais uma conquista neste ano.

Para ficar de olho: João Guizardi

O armador de 1,84m de altura ganhou destaque na temporada passada do NBB quando atuou em duas oportunidades – contra Minas e Flamengo – com apenas 17 anos de idade. Agora com 18 anos, o jogador nascido em Bauru está pronto para impressionar na LDB.

 

  • Basquete Cearense:

Os representantes da cidade de Fortaleza querem reviver o feito de 2014, quando venceu a LDB diante do Flamengo e buscam nessa nova edição, se redimir das últimas temporadas da Liga de Desenvolvimento. 

Para ficar de olho: Fabrizzio Rojas

O armador já chama atenção por ser um paraguaio atuando na equipe do Basquete Cearense, mas o destaque para esse garoto de 20 anos é o que ele faz com a bola laranja. Rojas passou pelo Flamengo Blumenau e teve um bom aproveitamento no último Campeonato Brasileiro, por isso, é um dos nomes que merecem uma atenção extra. 

 

  • Paulistano/CORPe

O Paulistano é mais uma equipe com experiência na competição e, após perder a final para o Pinheiros na temporada passada da LDB, o time da capital paulista quer levantar a taça esse ano. Além de ter chegado à final do ano passado, o Paulistano venceu a LDB 17/18.

Para ficar de olho: Adyel

Uma das contratações que mais esquentou o mercado, o armador deixou o Sesi Franca e veio para capital paulista mostrar seu talento. Aos 20 anos, Adyel já atuou no NBB em quatro temporadas acumulando número expressivos e caminha para sua quarta aparição na LDB. 

 

  • Rio Claro Basquete:

A equipe do interior de São Paulo vai disputar a terceira LDB da sua história e, nas outras duas edições que participou, chegou à oitava colocação. Apesar de ter participado em poucas edições do torneio, o Rio Claro quer construir sua história na LDB e reviver momentos de expressão como as conquistas das décadas de 80 e 90, quando o clube fez seu nome no cenário nacional.

Para ficar de olho: Arthur Costa

O jogador de 21 anos é mais um armador que merece atenção nessa LDB. Vindo do Campinas, Arthur chegou para ajudar a equipe do Rio Claro, ainda no NBB da temporada passada, e teve bom rendimento em quadra.

 

  • Sesi Franca

Sempre forte na competição, o Sesi Franca é uma das poucas equipes que participou de todas as edições da LDB. O time da cidade do basquete já chegou a três decisões do torneio e venceu uma edição em 2016. Com peças que figuram no NBB e até na seleção principal, o Franca é umas das equipes que merece atenção extra na LDB. 

Para ficar de olho: Reynan

Com apenas 18 anos de idade, o ala/armador já é uma realidade no cenário do basquete nacional e se destacou vencendo o sul-americano sub-18 e, mais recentemente, o Globl Jam. Além disso, Reynan já figura no time principal do Sesi Franca e há quem diga que o seu potencial pode levá-lo até a NBA um dia. 

 

  • Corinthians

Os donos da casa vão jogar apenas sua terceira edição de LDB e, assim como no NBB, querem se consolidar na competição. Com reforços de peso, o Corinthians formou uma equipe forte para a disputa da LDB nesta temporada e deve usar o fator casa ao seu favor na primeira fase do torneio. 

Para ficar de olho: Gabi Campos

Para quem estava de olho no Globl Jam, foi difícil não notar a qualidade desse armador. Nascido em Guarulhos e cria da base do Pinheiros, Gabi Campos já é um nome sólido no NBB e, agora de casa nova, está pronto para brilhar em sua terceira participação na LDB. 

 

A primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete tem início na segunda-feira (18/7) e termina no dia 30 de julho, dividida em quatro sedes. Além da capital paulista, os jogos também terão as cidades de Uberlândia (MG), Mogi das Cruzes (SP) e Santa Cruz do Sul (RS) como palcos para os confrontos. 

O LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.