#JOGAJUNTO

Champions Américas / NBB Caixa

Pelo topodas Américas

09-04-2021 | 12:32
Por Liga Nacional de Basquete

Tricolor sonha com o título internacional da Basketball Champions League Americas, que começa neste sábado (10), contra o San Lorenzo (ARG)

São Paulo quer conquistar o primeiro título do clube desde o início do projeto do time profissional masculino (FIBA/Divulgação)

O São Paulo segue em busca de seu primeiro título no basquete e, dessa vez, a oportunidade bate à porta na Basketball Champions League Americas. Com a classificação no segundo lugar do Grupo B, com duas vitórias e duas derrotas, atrás do Quimsa, atual campeão da competição e com campanha de três vitórias em quatro jogos, o tricolor paulista logrou uma vaga nas oitavas de final e, agora, vai em busca do tão sonhado título das Américas.

“Tivemos quatro jogos de intensidade defensiva. Nos dois primeiros jogos, principalmente, os placares foram baixos e, por isso, precisamos melhorar a nossa tomada de decisão no ataque, mesmo jogando bem em transição e tendo uma defesa forte. Não participei dos dois últimos jogos (teve Covid-19), mas o time mostrou que mesmo desfalcado consegue suprir qualquer necessidade que precisarmos”, afirmou o armador Georginho, um dos principais nomes do São Paulo na competição, que completou:

“É um torneio que pode mudar o rumo das nossas vidas. Ser campeão da Champions qualifica para disputar a Copa Intercontinental e isso é o mais longe que um jogador pode chegar atuando no Brasil”, finalizou.

Georginho frisou a importância de conquistar uma competição como a BCLA (FIBA/Divulgação)

Nesta fase decisiva da competição, que será disputada em jogos únicos, erros não podem acontecer, e essa será a tônica adotada pelo São Paulo, que quer levar a melhor nesse primeiro e duro duelo contra o San Lorenzo (ARG), que acontece já neste sábado (10/4), no Ginásio Alexis Arguello, na Nicarágua, às 14h40 e com transmissão ao vivo no DAZN. Com conquistas de peso nos últimos anos, o time argentino promete ser osso duro de roer e fazer jus ao histórico campeão em competições como a BCLA – campeão da Liga das Américas em 2018 e 2019 (campeonato equivalente a BCLA, está com a primeira edição ainda na temporada passada).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Se de um lado conhecemos estrelas como Georginho, Shamell e Lucas Mariano, nomes que fazem chover no NBB, a maior liga de basquete do Brasil, do outro lado o San Lorenzo também conta em seu plantel com ótimos jogadores. Um exemplo disso é o ala/armador Dar Tucker, de médias de 11,8 pontos e 3,8 rebotes, e do armador Jose Vildoza, de médias de 19,3 pontos (2º no ranking geral), 2,8 rebotes e 6,3 assistências (2º no geral).

Para Cláudio Mortari o duelo entre as duas equipes nesta primeira fase decisiva da BCLA será como um embate de titãs.

“Agora é duelo de titãs, onde tudo será decidido num jogo só. Acredito que a equipe (do São Paulo), pela experiência que tem e por conhecer os atalhos, pode ter uma boa atuação contra esse adversário bastante conhecido e qualificado ainda nesta primeira fase dos playoffs”, afirmou Cláudio Mortari, treinador do São Paulo.

Para vencer esse “duelo de titãs” e manter vivo o sonho do título é sempre bom contar com alguém que já conhece o caminho para a vitória. Além de Cláudio Mortari no comando, campeão por onde passou e que dispensa comentários, Shamell também é outro que pode contribuir com uma certa experiência em situações como essa, especialmente quando o assunto é a conquista das Américas.

Experiente, Shamell conhece o caminho da conquista das Américas (FIBA/Divulgação)

Isso porque o jogador foi campeão com o Pinheiros da Liga das Américas 2013, com direito a prêmiação de MVP do Final Four da competição para o ala norte-americano. Segundo ele, a consistência defensiva é essencial para que o São Paulo chegue longe na BCLA.

“Temos que melhorar algumas coisas, pequenos ajustes que já sabemos. Estudamos eles e do outro lado deve ter acontecido a mesma coisa. Temos uma ótima qualidade ofensiva, mas também não podemos esquecer de focar muito na defesa. Para sermos campeões precisamos de uma defesa sólida. Estudamos o San Lorenzo, vimos os pontos fortes deles. Dar Tucker, por exemplo, é um ótimo jogador e temos que diminuir todos os pontos fortes do adversário”, finalizou Shamell.

Programação dos Playoffs da BCLA 2021:

Sábado (10/04) – Quartas de final

14h40 – San Lorenzo (ARG) x São Paulo FC – ao vivo no DAZN

17h10 – Flamengo x Caballos de Coclé (PAN) – ao vivo no DAZN

19h40 – Quimsa (ARG) x Minas Tênis Clube – ao vivo no DAZN

22h10 – Real Esteli (NIC) x Sesi Franca Basquete – ao vivo no DAZN

Domingo (11/04) – Semifinais

19h40 – Vencedor 1 x Vencedor 2 – ao vivo no DAZN

22h10 – Vencedor 3 x Vencedor 4 – ao vivo no DAZN 

Terça-feira (13/04) – Final

19h40 – Disputa de 3º lugar – ao vivo no DAZN

22h10 – Grande Final – ao vivo no DAZN