HOJE
Valeu, São Paulo!
Por Gustavo Marinheiro
São Paulo luta até o fim, mas é superado pelo Lenovo Tenerife, que fica com o título do Intercontinental
Quatro anos após a retomada da modalidade no Morumbi, o São Paulo faz história e fica com o vice-campeonato da Copa Intercontinental. Na Espanha, o São Paulo enfrentou a forte equipe do Lenovo Tenerife, lutou até o fim, mas saiu derrotado pelo placar de 89 a 68. Esse é o terceiro título dos Espanhóis e o segundo do brasileiro Marcelinho Huertas, capitão da equipe.
Ver essa foto no Instagram
O jogo foi digno de uma final mundial, com ambas as equipes mostrando 100% de sua qualidade dentro de quadra e apresentando um show aos fãs que acompanharam o duelo. Os brasileiros começaram o jogo com a postura correta, pensando ao máximo em cada movimento e impondo uma defesa muito forte, mas o aproveitamento (principalmente do perímetro) do time Espanhol ajudou na diferença de pontuação no primeiro tempo. O Lenovo Tenerife levou um placar de 43 a 35 para os vestiários.
Após o intervalo, o time das Ilhas Canárias fez valer a sua forte rotação e vantagem física, abrindo uma boa diferença sobre o São Paulo, por 15 pontos. Henrique Coelho, vindo do banco, trouxe uma energia necessária para o Tricolor, que em certo momento conseguiu encostar no marcador (o armador do São Paulo terminou com 18 pontos e foi o grande cestinha do jogo). Ao final do jogo, a experiência dos Espanhóis foi necessária para fechar a partida com certa tranquilidade, com um jogo bem lento e escolhas muito assertivas no ataque.
Os grandes destaques do São Paulo vão para Henrique Coelho, que conseguiu 18 pontos e quatro assistências, Túlio da Silva, que terminou com mais um duplo duplo, com 13 pontos, 10 rebotes e 17 de eficiência, e Marquinhos, com 12 pontos.
Pelo lado do Tenerife, quem mais chamou a atenção foi o pivozão Giorgi Shermadini, que conseguiu 12 pontos e seis rebotes, Salin, que terminou com 15 pontos, o brasileiro Marcelinho Huertas, com nove pontos e cinco assistências, e o MVP da Copa, o armador uruguaio Bruno Fitipaldo, que conseguiu 15 pontos, cinco assistências e 18 de eficiência.
Com apenas quatro anos após a retomada da bola laranja nas quadras do Morumbi, o São Paulo empilha conquistas e momentos de grandeza na modalidade. Em 2022, conquistou o seu primeiro título, o Campeonato Paulista, e logo em seguida foi campeão da Basketball Champions League Americas. Esse ano, participou de mais uma final de Paulista, figura na terceira colocação do NBB, a elite do basquete brasileiro, e agora é vice-campeão Intercontinental.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca