#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Valeu, São Paulo!

12-02-2023 | 06:38
Por Gustavo Marinheiro

São Paulo luta até o fim, mas é superado pelo Lenovo Tenerife, que fica com o título do Intercontinental

Quatro anos após a retomada da modalidade no Morumbi, o São Paulo faz história e fica com o vice-campeonato da Copa Intercontinental. Na Espanha, o São Paulo enfrentou a forte equipe do Lenovo Tenerife, lutou até o fim, mas saiu derrotado pelo placar de 89 a 68. Esse é o terceiro título dos Espanhóis e o segundo do brasileiro Marcelinho Huertas, capitão da equipe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

O jogo foi digno de uma final mundial, com ambas as equipes mostrando 100% de sua qualidade dentro de quadra e apresentando um show aos fãs que acompanharam o duelo. Os brasileiros começaram o jogo com a postura correta, pensando ao máximo em cada movimento e impondo uma defesa muito forte, mas o aproveitamento (principalmente do perímetro) do time Espanhol ajudou na diferença de pontuação no primeiro tempo. O Lenovo Tenerife levou um placar de 43 a 35 para os vestiários.

Após o intervalo, o time das Ilhas Canárias fez valer a sua forte rotação e vantagem física, abrindo uma boa diferença sobre o São Paulo, por 15 pontos. Henrique Coelho, vindo do banco, trouxe uma energia necessária para o Tricolor, que em certo momento conseguiu encostar no marcador (o armador do São Paulo terminou com 18 pontos e foi o grande cestinha do jogo). Ao final do jogo, a experiência dos Espanhóis foi necessária para fechar a partida com certa tranquilidade, com um jogo bem lento e escolhas muito assertivas no ataque.

Os grandes destaques do São Paulo vão para Henrique Coelho, que conseguiu 18 pontos e quatro assistências, Túlio da Silva, que terminou com mais um duplo duplo, com 13 pontos, 10 rebotes e 17 de eficiência, e Marquinhos, com 12 pontos.

Pelo lado do Tenerife, quem mais chamou a atenção foi o pivozão Giorgi Shermadini, que conseguiu 12 pontos e seis rebotes, Salin, que terminou com 15 pontos, o brasileiro Marcelinho Huertas, com nove pontos e cinco assistências, e o MVP da Copa, o armador uruguaio Bruno Fitipaldo, que conseguiu 15 pontos, cinco assistências e 18 de eficiência.

Com apenas quatro anos após a retomada da bola laranja nas quadras do Morumbi, o São Paulo empilha conquistas e momentos de grandeza na modalidade. Em 2022, conquistou o seu primeiro título, o Campeonato Paulista, e logo em seguida foi campeão da Basketball Champions League Americas. Esse ano, participou de mais uma final de Paulista, figura na terceira colocação do NBB, a elite do basquete brasileiro, e agora é vice-campeão Intercontinental.