São Paulo derrota o Sesi Franca em grande jogo no MorumBis, impõe o primeiro revés ao time francano na temporada e conquista o terceiro triunfo no NBB CAIXA 2024/25
São Paulo e Sesi Franca protagonizaram grandes jogos na história do NBB CAIXA, inclusive com uma série de final decidida apenas no quinto e decisivo jogo, então não dava para esperar algo diferente no primeiro embate na temporada 2024/25. No MorumBis, nesta terça-feira (22/10), os dois times mais uma vez colocaram em quadra tudo que se espera em uma partida de basquete. O Tricolor impôs ao atual tricampeão o primeiro revés na competição por 82 a 66 e conquistou sua terceira vitória.
O primeiro quarto foi bastante movimentado. As equipes colocaram muita intensidade, com defesa forte e um bom trabalho ofensivo. Charles Hinkle liderou o Sesi Franca com 100% do perímetro (2/2) e oito pontos na parcial. O São Paulo contou novamente com um dominante Vitor Faverani, que foi efetivo no trabalho no garrafão (foram seis rebotes) e ainda converteu uma bola de 3 para virar o placar. Henrique Coelho também saiu do banco com muita energia para o time são-paulino fechar o período com vantagem: 21 a 14.
O Sesi Franca voltou para o segundo quarto um pouco mais assertivo na marcação, dificultando o trabalho ofensivo do São Paulo. No ataque, Nathan Mariano foi o responsável por conduzir o time francano para uma virada no placar (28 a 27) com 10 pontos na parcial, aproveitando algumas trocas equivocadas do rival na defesa. O Tricolor reagiu no período e, com bom desempenho de André Góes e Ricardo Fischer, foi para o intervalo na liderança do placar por apenas um ponto: 37 a 36.

André Góes sobe para anotar mais dois pontos para o São Paulo com marcação de Nathan Mariano. Foto: Miguel Schincariol/Saopaulofc.net
Com uma corrida de 10 a 1 no começo do terceiro período, o Sesi Franca virou o placar e abriu sua maior vantagem no jogo: 46 a 38. O técnico Guerrinha pediu tempo e recolocou Henrique Coelho para que sua energia pudesse contagiar o time. Deu resultado. O São Paulo igualou o jogo (50 a 50) com uma bola de 3 pontos de Ansaloni e ficou novamente em vantagem com muita entrega antes do último quarto: 59 a 54.
O São Paulo manteve o ritmo intenso no começo do quarto período. O Sesi Franca não teria tarefa fácil para buscar uma reação, ainda mais sem contar com Lucas Dias e Didi, jogadores que costumam aparecer neste momento de decisão. A equipe são-paulina não tinha nada com isso e continuou efetivo no ataque. Com uma bola de 3 pontos de Bennett, o Tricolor abriu 11 pontos de vantagem (73 a 62) com 3 minutos e 47 segundos para o cronômetro zerar. A equipe francana ainda tentou, mas não teve forças para virar e viu apenas o adversário se distanciar no placar até confirmar o triunfo por 82 a 66.
“Hoje foi uma vitória do conjunto. Todo mundo teve uma participação muito grande. Até mesmo quem jogou menos minutos, entrou e fez alguma coisa que estava combinada, teve sua importância. Hoje tivemos o retorno do Coelho, o Fischer também já está melhor condicionado. E são os dois armadores do time, então foi muito importante esse conjunto todo para conseguirmos um resultado até expressivo contra Franca. A chave hoje foi o conjunto”, afirmou André Góes, que terminou o jogo com 12 pontos e cinco rebotes para 17 de eficiência, sendo um dos destaques.
O cestinha do São Paulo foi Ricardo Fischer, que fechou com 16 pontos, além de quatro assistências e três rebotes. Vitor Faverani registrou um duplo-duplo ao terminar com 10 pontos e 13 rebotes. Bennett anotou 15 pontos e Henrique Coelho, 13, comprovando que o conjunto, como disse André Góes, foi o segredo da vitória do São Paulo.
Pelo Sesi Franca, Facundo Corvalán terminou como o maior pontuador com 15 pontos. “Até o intervalo o jogo estava muito igualado, estávamos no jogo, mas depois no terceiro e no último quarto, pecamos um pouco na nossa defesa, tivemos alguns erros que o São Paulo nos castigou bastante e é assim em um jogo contra um grande time como o do São Paulo. Agora é focar no Paulistano e virar essa página, aprender com os erros na defesa, porque defendendo assim não vamos ganhar de ninguém. É focar na nossa defesa e levar isso para o jogo com o Paulistano”, analisou Rafael Hettsheimeir.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.