#JOGAJUNTO

São Paulo na final

20-04-2011 | 02:22
Por Liga Nacional de Basquete

Após mais de uma década, um time da capital paulista volta a decidir um título internacional. Pinheiros encara o Obras Sanitárias (ARG), na decisão do Interligas

O fã de basquete da cidade de São Paulo há mais de uma década não via um time de sua cidade decidindo um título internacional. Mas o tabu vai chegar ao fim nesta quinta-feira, dia 21, quando o Pinheiros/SKY encara o Obras Sanitárias, da Argentina, na final do Torneio Interligas. A partida será realizada no Esporte Clube Pinheiros, no Ginásio Henrique Vilaboim, às 19h, e terá entrada gratuita.

Depois de vencer o quadrangular disputado na cidade de Franca, que contou também com Vivo/Franca, Atenas de Córdoba (ARG) e Libertad Sunchales (ARG), o Pinheiros ganhou o direito de sediar a final da competição contra o Obras Sanitárias (ARG), que venceu o primeiro quadrangular disputado em Mendoza (ARG), contra Uniceub/BRB/Brasília, Flamengo e Peñarol de Mar del Plata (ARG).

“Estamos a pouco mais de 24 horas deste jogo decisivo. Temos que nos recuperar bem do desgaste e fazer alguns ajustes, porque temos um grande adversário pela frente”, declarou o técnico pinheirense João Marcelo.

O Obras Sanitárias terminou a fase de classificação do Campeonato Argentino na primeira colocação e conta com jogadores como o armador Luis Cequeira e o ala/pivô Juan Gutiérrez, que é o cestinha e reboteiro do time no campeonato local, com médias de 16,1 pontos e 10,1 rebotes. Ambos estiveram com a seleção argentina na disputa do Mundial da Turquia, em 2010.

“O Obras é, sem dúvida, uma grande equipe. Nós tivemos oportunidade de fazer uma análise do adversário através de vídeos, estatísticas e de informações de contatos na argentina. A gente vai tentar filtrar isso e passar para os jogadores da melhor forma possível”, disse João Marcelo.

No comando da equipe do Obras Sanitárias está Julio Lamas, atual técnico da seleção argentina e que teve passagens por equipes espanholas como o TAU Ceramica e Real Madrid. Lamas já conquistou por três vezes o campeonato argentino: em 1997, com o Boca Juniors, em 2005 com o Bem Hur e em 2008, com o Libertad Sunchales.

“Ele é um grande técnico, com vasta experiência internacional e está voltando agora para o comando da seleção argentina. Mas vou encarar com a mesma naturalidade que encarei outros grandes técnicos como Hélio Rubens e Flor Melendez”, afirmou o treinador do Pinheiros.

Animados com a chance de entrar para a história do Pinheiros com o primeiro título internacional da história do clube, os jogadores aproveitaram para convocar a torcida para lotar as arquibancadas do ginásio.

“A expectativa é ver o ginásio lotado, pois o Pinheiros está representando o basquete brasileiro e paulista nesta decisão, que será muito difícil, já que enfrentaremos um grande adversário. Mas, nosso time vive um momento favorável e estamos preparados para vencer”, ressaltou o ala Marquinhos, cestinha da equipe no NBB com 20,4 pontos de média.

“Os torcedores que forem assistir ao jogo amanhã (quinta-feira) vão ver uma grande partida de basquete. O Pinheiros e o Obras Sanitárias são dois grandes times e contamos com a torcida para nos apoiar durante os 40 minutos de jogo”, disse o ala/armador Shamell, que no último jogo do quadrangular em Franca foi um dos principais responsáveis pela vitória sobre o Atenas, ao anotar 36 pontos.

<strong>Confira os resultados das partidas da segunda edição do Torneio Interligas:</strong>

<strong>Primeiro Quadrangular – Mendoza (ARG)</strong>

<strong>08/04 (Sexta-feira)</strong>
Peñarol (ARG) 85 x 79 Uniceub/BRB/Brasília
Obras Sanitárias (ARG) 88 x 69 Flamengo

<strong>09/04 (Sábado)</strong>
Obras Sanitárias (ARG) 76 x 79 Uniceub/BRB/Brasília
Peñarol (ARG) 82 x 81 Flamengo

<strong>10/04 (Domingo)</strong>
Uniceub/BRB/Brasília 67 x 68 Flamengo
Obras Sanitárias (ARG) 92 x 86 Peñarol (ARG)

<strong>Segundo Quadrangular – Franca (SP)</strong>

<strong>15/04 (Sexta-feira)</strong>
Pinheiros/SKY 79 x 77 Libertad Sunchales (ARG)
Vivo/Franca 58 x 77 Atenas (ARG)

</strong>16/04 (Sábado)</strong>
Atenas (ARG) 76 x 74 Libertad Sunchales (ARG)
Pinheiros/SKY 85 x 77 Vivo/Franca

<strong>17/04 (Domingo)</strong>
Vivo/Franca 91 x 69 Libertad Sunchales (ARG)
Pinheiros/SKY 81 x 76 Atenas (ARG)