HOJE
São Paulo na final do NBB 15
Por Gabriel Rocha
Saiba mais sobre os personagens e fatos históricos que envolvem a conquista da vaga do tricolor paulista na grande decisão do NBB 15
Pela segunda vez em sua curta, porém, vitoriosa história, o São Paulo conquistou a classificação para a grande Final do NBB. A conquista veio de maneira histórica, com um 3 a 0 sobre o Flamengo – algoz do Tricolor em sua primeira decisão, no ano de 20/21 -, com direito à um Ginásio do Morumbi lotado, com muito apoio do público. A classificação consolida o bom trabalho são-paulino, que em quatro anos no NBB chegou em duas finais e uma semifinal.
“O basquete do São Paulo está criando uma dimensão muito grande. Lutamos muito, recebemos muito carinho da torcida, o tempo inteiro, foi a energia necessária para conseguir a vitória”, comentou Marquinhos.
A vitória veio após um duelo intenso e recheado de emoção, com ambas as equipes disputando até o último segundo. A equipe carioca começou melhor, com forte presença no garrafão e um ótimo jogo de seus pivôs Gabriel Jaú e Hettsheimer, que ainda conseguiam penalizar o São Paulo no perímetro. No segundo tempo, com um maior aproveitamento nas bolas de três pontos e uma defesa mais encaixada, o São Paulo chegou a vitória. Outro grande trunfo da equipe tricolor foi a forte presença da torcida, que mais uma vez atingiu a lotação máxima no Ginásio do Morumbi e entregou a energia necessária para conseguir a vitória.
“Desde o primeiro jogo apostamos no Small Ball, tivemos que lutar bastante, e com a defesa forte que fizemos, melhorando na bola de três pontos, conseguimos a vitória. Temos que dar os parabéns diariamente para quem briga pelo basquete. Eu me sinto apoiado aqui pelo torcedor, represento todos eles dentro de quadra, sempre tento dar o meu máximo, sou apaixonado pelo São Paulo”, afirmou Marquinhos.
Marquinhos é o maior campeão da história do NBB ao lado de Olivinha, com seis títulos conquistados, sendo todos eles com a camisa do Flamengo. O ala, que é único Tri-MVP da história do campeonato, já afirmou por diversas vezes ser torcedor do São Paulo, expressando o seu desejo de conquistar um título também com a camisa tricolor. Outro grande personagem do elenco são-paulino é Elinho, maior assistente da temporada e campeão pelo Paulistano em 2017/2018.
“O Elinho da primeira final pelo Paulistano era muito novo, era outra pegada, entravamos sempre para buscar o impossível. Agora estamos com outra mentalidade, com outro time, o projeto é totalmente diferente, desde o começo entramos com a mentalidade de vencer, de conquistar títulos”, afirmou Elinho.
Essa foi a segunda vez na história que o Flamengo perdeu uma série dos Playoffs do NBB por 3 a 0, fato que não ocorria desde o NBB 2010/2011, quando o time carioca foi superado pelo Sesi Franca nas semifinais. O São Paulo entra mais uma vez na história, chegando pela segunda vez na grande decisão do campeonato, repetindo o mesmo feito de 2021/2020.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca