HOJE
Defesa e bolas de 3
Por Marcius Azevedo
Com marcação agressiva e um aproveitamento de quase 57,6% do perímetro, São Paulo supera o Minas e iguala série melhor de cinco pelas quartas de final do NBB CAIXA
Os papéis se inverteram em relação ao primeiro jogo, nesta segunda-feira (06/05), no MorumBis. O São Paulo contou com uma defesa agressiva e um impressionante aproveitamento de 57,6% nos arremessos de 3 pontos para superar o Minas por 105 a 74 e deixar tudo igual na série melhor de cinco pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24.

Ricardo Fisher e Betinho comemoram triunfo do São Paulo. Foto: Deco Pires/LNB
Desde o primeiro quarto ficou claro que o São Paulo não iria entregar a série de bandeja para o Minas. A equipe tricolor adotou uma defesa bastante agressiva, buscando, principalmente, neutralizar os dois principais arremessadores do rival: Franco Baralle e Chuzito. Deu certo. No ataque, o São Paulo teve um excelente aproveitamento nas bolas de 3 para fazer 29 a 15 na parcial. Foram 9 arremessos convertidos em 12 tentativas (75%).
A postura agressiva se manteve durante todo o jogo e o aproveitamento do perímetro também. O Tricolor terminou o jogo com 57,6% (19/33), quase igualando o recorde da temporada do NBB CAIXA, estabelecido por Franca, com 21 bolas convertidas de 3 pontos.
“Lá em BH não jogamos totalmente errado. Chutamos muitas bolas livres e erramos. Hoje chutamos livres e tivemos aproveitamento. Quando corremos como hoje e temos aproveitamento é muito difícil ganhar da gente”, afirmou Ricardo Fischer, que terminou o jogo com 15 pontos (4/8 nas bolas de três), seis assistências e quatro rebotes.
Para o armador, o placar com 31 pontos de vantagem para o São Paulo não tem qualquer influência na continuidade da série, assim como o efeito de perder o primeiro jogo por 25 pontos não foi sentido pelo elenco são-paulino. O jogo 3 acontece na quarta-feira, às 20h, novamente no MorumBis, com transmissão do YouTube do NBB CAIXA, UOL e NBB BasquetPass.
“Vou repetir o que falei depois do primeiro jogo no vestiário. Isso vale para os dois lados. A gente ganhar de 30 (pontos) é apenas uma vitória. A série está empatada. O que temos de levar é o espírito que tivemos, começar o jogo com uma energia boa, uma defesa fortíssima”, disse Fischer. “Quarta é uma outra histórica. Eles vão vir melhores e nós temos de vir ainda melhores. A gente precisa ir para BH com 2 a 1 de vantagem.”
Para Coelho, que saiu do banco para anotar 18 pontos, além do aproveitamento nas bolas de 3 pontos, o desempenho defensivo foi preponderante para o São Paulo vencer o jogo 2.
“Eles (Minas) anotaram apenas 74 pontos. E estamos falando do segundo melhor ataque e o segundo de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos. Esse foi o nosso mérito. Conseguimos reduzir o porcentual dos melhores arremessados deles, que são o Baralle e o Chuzito”, afirmou o armador. Os argentinos combinaram para apenas 13 pontos no jogo desta segunda-feira.
“Fizemos um excelente trabalho de equipe. Hoje, realmente a bola caiu. A gente sabe que temos qualidade. O pessoal esquece que somos os atuais vice-campeões do NBB CAIXA. Tem de respeitar o São Paulo. Quarta-feira tem outro jogo em casa, esperamos fazer o nosso dever e jogar essa responsabilidade no colo deles”, acrescentou Coelho.
Pelo lado do Minas, os jogadores lamentaram o desempenho defensivo, fator que foi fundamental para o time abrir 1 a 0 na série, já que o São Paulo anotou apenas 59 pontos na derrota em Belo Horizonte. “Hoje foi um jogo atípico, principalmente na parte defensiva. Lá entramos muito forte defensivamente e hoje eles fizeram isso aqui e não conseguimos igualar. A chave para o nosso sucesso no próximo jogo é igualar essa agressividade defensiva”, afirmou Felipe Vezaro.
“A gente sabia da qualidade do São Paulo e que seria uma série difícil. A nossa defesa não foi bem hoje, tomamos uma quantidade grande de pontos e isso custo essa derrota. Temos de ajustar isso, ter uma defesa mais consistente e vir com uma outra cabeça para ganhar o jogo na quarta”, acrescentou Gemerson, que anotou 14 pontos pelo Minas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca