#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Defesa e bolas de 3

07-05-2024 | 12:21
Por Marcius Azevedo

Com marcação agressiva e um aproveitamento de quase 57,6% do perímetro, São Paulo supera o Minas e iguala série melhor de cinco pelas quartas de final do NBB CAIXA

Os papéis se inverteram em relação ao primeiro jogo, nesta segunda-feira (06/05), no MorumBis. O São Paulo contou com uma defesa agressiva e um impressionante aproveitamento de 57,6% nos arremessos de 3 pontos para superar o Minas por 105 a 74 e deixar tudo igual na série melhor de cinco pelas quartas de final dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24.

Ricardo Fisher e Betinho comemoram triunfo do São Paulo. Foto: Deco Pires/LNB

Desde o primeiro quarto ficou claro que o São Paulo não iria entregar a série de bandeja para o Minas. A equipe tricolor adotou uma defesa bastante agressiva, buscando, principalmente, neutralizar os dois principais arremessadores do rival: Franco Baralle e Chuzito. Deu certo. No ataque, o São Paulo teve um excelente aproveitamento nas bolas de 3 para fazer 29 a 15 na parcial. Foram 9 arremessos convertidos em 12 tentativas (75%).

A postura agressiva se manteve durante todo o jogo e o aproveitamento do perímetro também. O Tricolor terminou o jogo com 57,6% (19/33), quase igualando o recorde da temporada do NBB CAIXA, estabelecido por Franca, com 21 bolas convertidas de 3 pontos.

“Lá em BH não jogamos totalmente errado. Chutamos muitas bolas livres e erramos. Hoje chutamos livres e tivemos aproveitamento. Quando corremos como hoje e temos aproveitamento é muito difícil ganhar da gente”, afirmou Ricardo Fischer, que terminou o jogo com 15 pontos (4/8 nas bolas de três), seis assistências e quatro rebotes.

Para o armador, o placar com 31 pontos de vantagem para o São Paulo não tem qualquer influência na continuidade da série, assim como o efeito de perder o primeiro jogo por 25 pontos não foi sentido pelo elenco são-paulino. O jogo 3 acontece na quarta-feira, às 20h, novamente no MorumBis, com transmissão do YouTube do NBB CAIXA, UOL e NBB BasquetPass.

“Vou repetir o que falei depois do primeiro jogo no vestiário. Isso vale para os dois lados. A gente ganhar de 30 (pontos) é apenas uma vitória. A série está empatada. O que temos de levar é o espírito que tivemos, começar o jogo com uma energia boa, uma defesa fortíssima”, disse Fischer. “Quarta é uma outra histórica. Eles vão vir melhores e nós temos de vir ainda melhores. A gente precisa ir para BH com 2 a 1 de vantagem.”

Para Coelho, que saiu do banco para anotar 18 pontos, além do aproveitamento nas bolas de 3 pontos, o desempenho defensivo foi preponderante para o São Paulo vencer o jogo 2.

“Eles (Minas) anotaram apenas 74 pontos. E estamos falando do segundo melhor ataque e o segundo de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos. Esse foi o nosso mérito. Conseguimos reduzir o porcentual dos melhores arremessados deles, que são o Baralle e o Chuzito”, afirmou o armador. Os argentinos combinaram para apenas 13 pontos no jogo desta segunda-feira.

“Fizemos um excelente trabalho de equipe. Hoje, realmente a bola caiu. A gente sabe que temos qualidade. O pessoal esquece que somos os atuais vice-campeões do NBB CAIXA. Tem de respeitar o São Paulo. Quarta-feira tem outro jogo em casa, esperamos fazer o nosso dever e jogar essa responsabilidade no colo deles”, acrescentou Coelho.

Pelo lado do Minas, os jogadores lamentaram o desempenho defensivo, fator que foi fundamental para o time abrir 1 a 0 na série, já que o São Paulo anotou apenas 59 pontos na derrota em Belo Horizonte. “Hoje foi um jogo atípico, principalmente na parte defensiva. Lá entramos muito forte defensivamente e hoje eles fizeram isso aqui e não conseguimos igualar. A chave para o nosso sucesso no próximo jogo é igualar essa agressividade defensiva”, afirmou Felipe Vezaro.

“A gente sabia da qualidade do São Paulo e que seria uma série difícil. A nossa defesa não foi bem hoje, tomamos uma quantidade grande de pontos e isso custo essa derrota. Temos de ajustar isso, ter uma defesa mais consistente e vir com uma outra cabeça para ganhar o jogo na quarta”, acrescentou Gemerson, que anotou 14 pontos pelo Minas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.