#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Hora da recuperação

26-01-2024 | 11:46
Por Juvenal Dias

São Paulo viaja à Argentina para segunda janela de partidas da BCLA em busca da sobrevivência na competição; Tricolor enfrenta o Quimsa neste sábado, às 21h10

O São Paulo será o último time brasileiro a entrar em quadra na segunda janela de partidas da Basketball Champions League Americas (BCLA). O time, que sofreu duas derrotas em Santiago Del Estero, viaja novamente para a Argentina, dessa vez para Buenos Aires, para enfrentar o Quimsa (ARG), no sábado (27/01), às 21h10, e o Nacional (URU), no domingo (28/01), no mesmo horário, no ginásio do Obras Sanitarias. As partidas terão a transmissão do canal do YouTube da BCLA. Assim, o Tricolor quer apagar as primeiras impressões da temporada 2023/24 do torneio sul-americano e pensa em recuperar-se para decidir a classificação diante do seu torcedor na última janela.

São Paulo contra o Quimsa, na primeira janela da BCLA 2023/24. Foto BCLA

Da primeira janela da BCLA para cá, muita coisa mudou para o São Paulo. A começar pelas datas e local dos confrontos contra os adversários sul-americanos. Os jogos do Grupo B, que estavam marcados para os dias 18 e 19 de janeiro, no Uruguai, foram adiados e remanejados para a Argentina. O time também estava desfalcado do armador Coelho, do pivô Ansaloni e do ala Betinho, mas todos estarão à disposição do técnico Bruno Mortari nesta segunda leva de partidas. O treinador lamenta por ter vivido uma primeira janela fora daquilo que estava no planejamento:

“Eu acho que a primeira janela da BCLA foi muito atípica para o São Paulo. Nós estávamos com desfalques relevantes para nossa equipe, como era o caso de Ansaloni, Coelho e Betinho, que não puderam atuar. Então, em um campeonato forte como esse, essas ausências realmente fizeram muita falta. Com a chegada desses jogadores, agora em condições de jogo, tem tudo para conseguirmos reverter esses resultados”, refletiu o comandante.

De fato, a janela foi tão fora da curva para o São Paulo que o jogo contra o Quimsa, no qual perdeu por 112 a 65, deixou uma impressão abaixo do esperado e que Mortari quer reverter o mais breve possível:

“O jogo contra Quimsa, que é campeão argentino e já foi campeão da Champions também, é uma equipe sempre muito forte, foi bem difícil. Além das nossas ausências, que com força máxima já não é fácil ganhar de uma equipe dessas, era uma situação bem complicada e nesse jogo ainda teve a expulsão do Fischer durante a partida, o que causou um estrago ainda maior. Então, creio que agora estaremos mais fortalecidos para fazer o jogo de igual para igual”.

O pivô Ralfi Ansaloni, que retorna à equipe para a segunda janela de partidas, concorda com seu treinador e acredita em um resultado melhor neste novo encontro:

“Foi um jogo muito atípico contra o Quimsa. Fizemos um primeiro tempo muito bom, mas na etapa final eles entraram com uma defesa muito forte e conseguiram abrir essa vantagem. Porém, nosso time está muito mais preparado e reforçado para fazer esse segundo confronto contra eles. Hoje estamos com o time completo e tenho certeza que essa segunda fase vai ser completamente diferente”, analisou.

Para Ansaloni, a alteração de local não influencia na forma como a equipe encara os adversários: “Nossa preparação para essa fase não vai mudar nada, continuamos focados e treinando muito para alcançarmos nosso objetivo, que é a classificação. Sobre jogar em ‘quadra neutra’, quando se joga assim, acredito que não tenha favorito”.

São Paulo contra o Nacional na primeira janela da BCLA 2023/24. Foto: BCLA

Mortari acredita que o São Paulo poderá tirar proveito das partidas em quadra neutra, sem a torcida do Nacional:

“A mudança de sede para a Argentina deixa o jogo, principalmente o do Nacional, em uma quadra neutra,com os dois times em condições iguais de competição. Eles não vão ter a torcida deles, nem a quadra deles, então vai ser uma disputa mais igual”, completou o técnico do Tricolor.

O Quimsa venceu as duas primeiras partidas jogando em seus domínios e o Nacional bateu o São Paulo. Agora, o time da capital paulista tem a oportunidade e a necessidade de buscar resultados positivos, antes da última janela, na qual decidirá seu futuro na competição dentro do Ginásio do Morumbi.